Atps ESTATÍSTICAS DE APLICAÇÃO
Seminário: Atps ESTATÍSTICAS DE APLICAÇÃO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: eva31 • 14/3/2014 • Seminário • 331 Palavras (2 Páginas) • 288 Visualizações
Etapa 01
Passo 1 e 2
Estatística é um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa que entre outros tópicos envolve o planejamento, a coleta qualificada, a interferência, o processamento, a analise e a disseminação das informações. Ela tem por objetivo fornecer métodos e técnicas para lidarmos, com situações sujeitas a incertezas.
DESDE A ANTIGUIDADE:
Apesar de a estatística ser uma ciência relativamente recente, ela remonta a antiguidade, onde operações de contagem populacional (segundo o Alemão Gottfried Achenwall em 1749) já eram utilizadas para obtenção de informações sobre os habitantes, riquezas e poderio militar dos povos, dessa forma os povos sentiram necessidade de armazenar dados estatísticos, por comercio exterior, produção de bens e de alimentos.
Hoje em dia é muito usado a estatística pois atualmente os dados são obtidos, classificados e armazenados em meio magnético e disponibilizados em diversos sistemas de informação acessíveis a pesquisadores, cidadãos e organizações da sociedade.
APLICAÇÕES DA ESTATISTICA:
Exemplos de aplicações são os índices de inflação, de emprego e desemprego, divulgados e analisados pela mídia; entre muitos outros.
Na pratica a estatística pode ser aplicada como ferramenta fundamental em várias outras ciências, como na área de saúde, tecnológica e cientifica.
Controle estatístico de processos
O Controle Estatístico de Processos (CEP) é uma ferramenta da qualidade utilizada nos processos produtivos (e de serviços) com objetivo de fornecer informações para um diagnóstico mais eficaz na prevenção e detecção de defeitos/problemas nos processos avaliados e, consequentemente, auxilia no aumento da produtividade/resultados da empresa, evitando desperdícios de matéria-prima, insumos, produtos, etc.
Posteriormente o CEP trará menos retrabalho aproveitando melhor os recursos disponíveis e o bem estar dos funcionários que passarão a trabalhar melhor e com metas específicas para cada área, podendo assim implantar outros programas como o plano de remuneração variável (PRV).
Estes recursos podem ser usados tanto numa grande empresa como na mais simples delas, tendo como característica comum o uso de uma ferramenta gráfica e pessoas capacitadas para analisar criticamente os resultados obtidos para implementarem as melhorias possíveis.
...