Conceito Estatística
Tese: Conceito Estatística. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gustavo.franco • 28/9/2013 • Tese • 1.146 Palavras (5 Páginas) • 346 Visualizações
Passo 1 (Equipe)
Elaborar um relatório, envolvendo os tópicos relacionados à disciplina Estatística, assim como, o histórico, definições, conceitos e em que meio profissional o grupo está envolvido (cada aluno do grupo poderá indicar onde ele se inclui profissionalmente e como a estatística está envolvida nesse seu meio profissional)
Passo 2 (Equipe)
Definir através de uma coleta de dados, um conjunto de no mínimo 100 valores referentes à proposta inicial desse desafio.
Passo 3 (Equipe)
Organizar os valores segundo um rol e dispostos numa tabela de distribuição de freqüências organizadas em sete classes
Passo 4 (Equipe)
Entregar um relatório parcial que deverá ser feito em papel sulfite A4, contendo nome, RA,série, disciplina, data e nome do professor.
* Estatística: é encarada, atualmente, como uma ciência capaz de alcançar, sintetizar, supor e tirar conclusões sobre dados. Ao longo da Idade Média e até ao século XVIII a estatística foi puramente descritiva, coexistindo duas escolas: a escola descritiva alemã, cujo representante mais conhecido é o economista G. Achenwall (1719-1772), professor na Universidade de Gottingen, estimado pelos alemães como o pai da estatística, e a escola dos matemáticos sociais que procuravam traduzir por leis a regularidade observada de certos fenômenos, de caráter econômico e sociológico. Embora esta escola procurasse fundamentar a formulação de previsões com base em leis sugeridas pela experiência, a estatística confundia-se, praticamente, com a demografia à qual fornecia métodos sistemáticos de enumeração e organização. Na realidade, a falta sentida, em todas as épocas, de conhecer, numérica e quantitativamente, a realidade política e social tornou a análise demográfica uma Inquietação consistente, Hoje, a estatística é largamente aplicada nas ciências naturais, e sociais, inclusive na administração publica e privada.
* Mais precisamente a estatística se preocupa com: A coleta, a organização, a sintetização e a apresentação de dados; A medição da variação nos dados e levantamento de dados; A estimativa dos parâmetros da população e a determinação da precisão das estimativas; A aplicação dos testes de hipótese em relação aos parâmetros; A análise da relação entre duas ou mais variáveis.
* Conceito
A palavra Estatística tem dois significados diferentes, embora relacionados. No sentido mais comum, estatística significa um conjunto de dados numéricos. Por exemplo, podemos recorrer à estatística para resumir o desempenho de um time de futebol durante uma temporada, ou para relacionar os nascimentos e os óbitos em uma cidade, ou ainda descrever as características de um novo edifício. Há também importantes estatísticas da administração pública, como o produto interno bruto (PIB) e o índice de preços ao consumidor (IPC). A palavra estatística também designa o ramo da matemática aplicada que analisa dados.
Estatística – É a ciência que envolve a coleta, a classificação, o resumo, a
organização, a análise e a interpretação da informação numérica originaria de estudos ou experimentos, realizado em qualquer área do conhecimento.
A Estatística é dividida em duas grandes áreas:
• Estatística Descritiva – utiliza métodos numéricos e gráficos para mostrar os padrões de comportamento dos dados, para resumir a informação contida nesses dados e para apresentar a informação de forma conveniente.
• Inferência Estatística – utilizar dados de amostras para obter estimativas sobre a população.
http://mundodaimpermeabilizacao.blogspot.com.br/2011/02/conceitos-fundamentais-de-estatistica.html
Meio Profissional
Na área Industrial, a estatística pode ser utilizada no planejamento industrial, desde os estudos de implantação de fabrica até a avaliação das necessidades de expansão industrial; na pesquisa e desenvolvimento de técnicas, produtos e equipamentos; nos teste de produtos; no controle de qualidade e da quantidade; no controle de estoques; nas analises de investimentos operacionais; nos estudos de produtividade; na previsão de acidentes de trabalho;
...