Conceitos básicos da estatística
Artigo: Conceitos básicos da estatística. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Lays21 • 11/5/2014 • Artigo • 793 Palavras (4 Páginas) • 293 Visualizações
INTRODUÇÃO
A estatística foi criada para coletar dados, qualificar e mostrar com clareza as informações. Com suas pesquisas pode-se analisar população, economia, saúde, entre outros fenômenos naturais, econômicos e sociais.
Verifica-se que a estatística é essencial para a administração, pois seus dados podem influenciar na tomada de decisão, para um investimento ou mesmo para analisar se a empresa esta tendo um bom rendimento, prevenir, pequenas falhas e etc.
Através da estatística podemos representar os dados por meio de tabelas e gráficos, como por exemplo, identificar a margem de erro que pode haver na pesagem de um produto, coletando os dados e analisando-os, podemos verificar também, se o produto esta dentro dos padrões e assim garantir informação correta ao consumidor final, entre outras informações fundamentais de interesse aos seus usuários.
ETAPA 1
CONCEITOS BÁSICOS DA ESTATÍSTICA
Segundo SOUZA, A estatística é um conjunto de técnicas e métodos que tem como finalidade coletar, organizar, e analisar dados, assim garantindo o resultado de um planejamento, mostrando com clareza a decisão certa a ser tomada.
A estatística tem como objetivo aperfeiçoamento de técnicas e a análise de determinadas situações. O seu uso garante uma racionalidade maior para a tomada de decisão final.
Apesar de conhecermos a estatística há pouco tempo, ela é um estudo bem antigo que os governantes usavam para controlar a sua economia assim como a sua população, eles coletavam informações e armazenavam esses estudos para assim analisar como estava a situação do seu país como em crise de doenças contagiosas. Eles coletavam informação sobre batizados, funerais e casamentos.
Atualmente a estatística tem grande importância, pois vivemos na era da informação, assim o seu estudo garante a melhor decisão a ser tomada pelos investidores, como exemplo das bolsas de valores e administradores, para que analisem bem a situação de sua empresa, e caso aja algum problemas os dados estatísticos quando bem analisados pode ser de grande ajuda para solucionar o problema.
Segundo SOUZA, A estatística se tornou peça chave, tem exercido uma grande influência para a humanidade, os seus métodos vem sendo utilizados para aprimoramento agrícola, no desenvolvimento de equipamentos, no controle de doenças contagiosas e principalmente na área governamental.
O seu crescimento vem da necessidade de se conseguir dados objetivos, pois existem situações em que um erro pode ser fata, assim como o estudo estatístico garante uma grande proximidade dos resultados, principalmente na economia e na sociedade.
A estatística pode ser dividida em duas partes, que são:
Estatística descritiva; que é responsável pela organização e discrição de informação preocupa-se com a forma pela qual podemos apresentar um conjunto de dados, tabelas e gráficos, e também resumias informações contidas nestes dados mediante a utilização de medidas estatísticas.
Estatísticas indutivas; que busca obter conclusão para toda a população a partir dos resultados encontrados na amostra retirada deste mesmo universo; ou seja, ela generaliza o resultado da amostra para o universo.
• Aplicações de Estatísticas.
• <http://www.ufrgs.br/ufrgs/ensino/graduacao/cursos/exibeCurso?cod_curso=327 >
• Indústria: iniciam-se nos estudos de implantação até a avaliação das necessidades de expansão, na pesquisa e no desenvolvimento de novas técnicas, produtos e equipamentos; em testes de produtos, controle
...