Definição e Conceitos da Área da Estatística
Relatório de pesquisa: Definição e Conceitos da Área da Estatística. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mamath • 19/11/2013 • Relatório de pesquisa • 2.039 Palavras (9 Páginas) • 399 Visualizações
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE
ANHANGUERA UNIDERP - CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
UNIVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E DA REGIÃO DO PANTANAL UNIDERP INTERATIVA
Kátia Cristina Schuerhoff Otterrsbach 371841
Fernando Marques Rebeschini 370501
Jaqueline Barros Carnevalli 399300
Juliana Cristina Barros Mansano 386431
Lino Felipe Teixeira de Souza 356689
Marciano da Silva 385792
DESAFIO DE APRENDIZAGEM
ADMINISTRAÇÃO
IVINHEMA – MS
2013
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE
ANHANGUERA UNIDERP - CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
UNIVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E DA REGIÃO DO PANTANAL UNIDERP INTERATIVA
ESTATÍTICA
Desafio de aprendizagem da disciplina de Estatística, no Curso de Administração da Universidade Anhanguera - UNIDERP, turma 4º Semestre, sob a orientação da Professora Prof.ª Ivete Aparecida Schuroff.
IVINHEMA - MS
2013
Sumário
Definição e Conceitos da Área da Estatística 4
Processo de coleta de dados estatísticos 5
Planejando a coleta de dados 5
Tipos de pesquisa 6
Características de uma pesquisa 6
Fases da pesquisa 7
Indicações de variáveis 7
Delimitação da pesquisa 8
Pratica de coleta de dados 8
Interpretação estatística dos resultados obtidos. 11
Relatório Final 11
Referencias Bibliográficas 12
Definição e Conceitos da Área da Estatística
É a área da Matemática que coleta, analisa e interpreta dados numéricos para o estudo de fenômenos naturais, econômicos e sociais. O estatístico planeja e coordena o levantamento de informações por meio de questionários, entrevistas e medições. Organiza, analisa e interpreta os resultados para explicar fenômenos sociais, econômicos ou naturais. Cabe a ele montar banco de dados para os mais diversos usos. Na indústria, acompanha os testes de qualidade, ajuda a fazer previsão de vendas e desenvolve modelos matemáticos para ajustá-los a situações práticas.
Seja qual for à área ou o objeto de estudo do pesquisador, este poderá vir a utilizar conceitos de Estatística. É indispensável para qualquer profissional o domínio das informações pertinentes ao seu trabalho: um médico deve conhecer profundamente a eficácia de medicamentos, bem como o comportamento de determinada patologia; um administrador não pode deixar de lançar mão de conhecer o seu mercado de atuação, ou ainda sobre o comportamento do seu cliente; um engenheiro precisa acompanhar com grande precisão o controle de qualidade de sua produção estando atento para ocorrência de falhas, identificando suas causas; um biólogo precisa estar atento à diversidade da flora de uma região procurando identificar padrões de desenvolvimento das plantas. Todos estes exemplos são casos em que a Estatística torna-se indispensável como uma ferramenta capaz de auxiliar este profissional na busca de soluções para seus problemas de pesquisa.
Processo de coleta de dados estatísticos
A qualidade da solução está diretamente relacionada com a qualidade dos dados obtidos. Podemos evitar que alguns problemas ocorram observando fatos como:
• Não se deve coletar dados sem que antes se tenha definido claramente o problema ou situação a ser enfrentada, bem como os objetivos com relação aos mesmos;
• Os sistemas de medição (instrumento, operadores, método, meio) que serão utilizados devem ser avaliados e ter capacidade de medição suficiente;
• Os cálculos e leituras devem ser feitos com muita atenção para evitar distorções;
• Devem ser utilizados métodos adequados para coleta de dados de acordo com o problema estudado.
Uma amostra é uma parcela de uma população que pode conter informações sobre esta população. Outra definição importante (para a escolha da técnica estatística e das interpretações dos resultados) é a classificação dos dados.
Fonte: www.matemáticashow.com.br
Planejando a coleta de dados
Para estudarmos adequadamente uma população através de uma amostra, devemos planejar a coleta de dados. Com este objetivo, formulamos algumas perguntas:
• Com que frequência ocorrem os problemas?
• Quais são as causas potenciais do problema?
Fonte: Fonte: www.matemáticashow.com.br
De acordo com os níveis de mensuração, pode-se classificar a natureza das variáveis segundo a escala de mensuração em:
Tipos de pesquisa
Os critérios para a classificação dos tipos de pesquisa variam de acordo com o enfoque dado pelo autor, pois esta divisão obedece a interesses, condições, campos, metodologia, situações, objetivos e objetos de estudo. Neste trabalho vamos definir os seguintes tipos de pesquisa:
1. Pesquisa pura ou fundamental. É aquela que procura o progresso científico, ampliação de conhecimentos teóricos,
...