Definições e conceitos da estatística na área de administração
Artigo: Definições e conceitos da estatística na área de administração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tamy26 • 7/9/2014 • Artigo • 685 Palavras (3 Páginas) • 271 Visualizações
DEFINIÇÕES E CONCEITOS DA ESTATÍSTICA NA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO.
A estatística é a ferramenta que permite extrair dos dados, informações para que as decisões sejam tomadas, de forma a minimizar os riscos possíveis. As informações estatísticas são concisas, específicas e eficazes, fornecendo assim subsídios imprescindíveis para as tomadas racionais de decisão. Neste sentido, a Estatística está presente em quase todas as áreas de administração e fornece ferramentas importantes para que as empresas e instituições possam definir melhor suas metas, avaliar sua performance, identificar seus pontos fracos e atuar na melhoria contínua de seus processos.
Para Ramos (2007), os métodos estatísticos modernos formam uma mistura de ciência, tecnologia, e lógica para que os problemas de várias áreas do conhecimento humano sejam investigados e solucionados. Ela é reconhecida como um campo da ciência e é uma tecnologia quantitativa para a ciência experimental e observacional em que se pode avaliar e estudar as incertezas e os efeitos de algum planejamento e observações de fenômenos da natureza e principalmente os da sociedade. (RAMOS, 2007)
A estatística passou a ser usada para explicar resultados de pesquisa de forma simples e dinâmica e não se limita somente a compilar tabelas de dados e os ilustrar graficamente. O trabalho estatístico é sim, o de ajudar a planejar a obtenção de dados, interpretar e analisar os dados obtidos e apresentar os resultados de maneira a facilitar a tomada de decisões razoáveis.
Com o passar do tempo, tanto a estatística como a administração vem passando por evoluções e nos permite fazer inferência sobre fenômenos de várias naturezas, inclusive financeiro, nos permite também fazer uma analise da vida da empresa, mercado financeiro, controle de qualidade, tendências e aceitação de produtos. (AVARES, 2007)
O uso de estatísticas é necessário à obtenção dos resultados visados pelas organizações, e não somente para medir os avanços rumo a esses resultados. Os dados estatísticos são importantes para o início, o desenvolvimento e manutenção das organizações, pois não somente monitora o progresso como também contribuem para a obtenção.
É necessário ter em mente que a estatística é uma ferramenta para o gestor ou executivo, nas respostas dos “porquês” de seus problemas que podem ser explicados por uma análise de dados.
A APLICAÇÃO DA ESTATÍSTICA NA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO.
O uso da estatística também engloba a administração, quando se diz respeito à tomada de decisões, por meio de sondagem, coletas de dados e de recenseamento de opiniões,
para que seja possível conhecer a realidade geográfica e social, os recursos naturais,
humanos e financeiros disponíveis e as expectativas da comunidade sobre a empresa.
Podemos usar a estatística em diversos setores da administração como recursos humanos, controle de qualidade, logística, além de organizações públicas, e não governamentais.
Pode ser aplicadas também para estabelecer comparações entre variações ocorridas ao longo do tempo, diferenças entre lugares, categorias semelhantes, tais como produtos, pessoas,
...