Estatística descritiva
Tese: Estatística descritiva. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Giii56 • 10/3/2014 • Tese • 517 Palavras (3 Páginas) • 391 Visualizações
ESTATÍSTICA DESCRITIVA
A estatística descritiva é a parte da estatística que desenvolve e disponibiliza métodos para resumo e apresentação de dados estatísticos por meio de medidas descritivas, tabelas, gráficos, diagramas ou distribuições de frequência, com o objetivo de facilitar a compreensão e a utilização da informação ali contida.
APRESENTANDO CONCEITOS
Distribuição de frequência
Uma distribuição de frequência é uma tabela que mostra classes ou intervalos de entrada de dados com um número total de entradas em cada classe. A frequência F de uma classe é o número de entrada de dados na classe. Cada classe possui um limite inferior da classe, que é o menor número que pode pertencer à classe. Na distribuição superior da classe, que é o maior número que pode pertencer à classe. A amplitude da classe é a distancia entre os limites inferiores (ou superiores) de classes consecutivas. A diferença entre o máximo e o mínimo das entradas de dados é chamada de amplitude total.
1.2. Ponto médio
O ponto médio de uma classe é a metade da soma entre os limites e superior da classe.
Ponto Médio = ((limite inferior da classe+limite superior da classe)/█(2@)
1.3. Frequência relativa
A frequência relativa de uma classe é a porção ou porcentagem dos dados que entra nessa classe. Para determinar a frequência relativa de uma classe, divida a frequência F pelo tamanho da amostra m.
Frequência relativa = (frequência da classe)/█(tamanho da amostra@)
= f/█(n@)
1.4. Frequência cumulativa
A frequência cumulativa de uma classe é a soma da frequência daquela classe com a de todas as classes anteriores.
Histograma
Um histograma de frequência é um gráfico de barras que representa a distribuição de frequência de um conjunto de dados. Um histograma possui as seguintes propriedades.
A escala horizontal é quantitativa e mede os valores dos dados.
A escala vertical mede as frequências das classes.
Barras consecutivas devem estar encostadas umas às outras.
Um gráfico de frequência cumulativa, ou ogiva, é uma linha poligonal que mostra a frequência cumulativa de cada classe em seu limite superior. Os limites superiores são marcados sobre o eixo horizontal e as frequências cumulativas, sobre o eixo vertical.
MÉDIA, MEDIANA E MODA
A média de um conjunto de dados é a soma das entradas de dados dividida pelo número de entradas. Para encontrar a média de um conjunto de dados, use uma das seguintes formulas.
Média da população: µ= (∑x)/N Média da amostra: x= (∑x)/N
A mediana de um conjunto de dados é o dado que fica no meio quando as entradas são colocadas em ordem crescente ou decrescente. Se o conjunto de dados tiver
...