Estatística descritiva
Tese: Estatística descritiva. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rosilleny • 29/10/2014 • Tese • 734 Palavras (3 Páginas) • 304 Visualizações
Estatística descritiva
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
A estatística descritiva é um ramo da estatística que aplica várias técnicas para descrever e sumarizar um conjunto de dados. Se diferencia da estatística inferencial, ou estatística indutiva, pelo objetivo: organizar, sumarizar dados ao invés de usar os dados em aprendizado sobre a população. Esse princípio faz da estatística descritiva independente.
Algumas medidas que são normalmente usadas para descrever um conjunto de dados são medidas de tendência central e medidas de variabilidade ou dispersão. Medidas de tendência central incluem média,mediana e moda. Medidas de variabilidade incluem desvio padrão,variância, o valor máximo e mínimo, obliquidade e curtose.
Índice [esconder]
1 Uso em análise estatística 1.1 Análise univariada
1.2 Análise bivariada
2 Técnicas
3 Objetivos dos parâmetros
4 Exemplos 4.1 Medidas de tendência central ou Medidas de Posição
4.2 Medidas de dispersão
5
Uso em análise estatística[editar | editar código-fonte]
A Estatística descritiva fornece resumos simples sobre a amostra e sobre as observações que foram feitas. Tal resumo pode ser quantitativo ou visual. Esses resumos tanto podem formar a base da descrição inicial dos dados, como parte de uma análise estatística mais extensa, ou eles podem ser suficientes por si mesmos.
Por exemplo, a porcentagem de arremessos no basquetebol é uma descrição estatística que resume a performance de um jogador ou time. Esse número é a quantidade de arremessos bem sucedidos dividido pelo o número de arremessos. Por exemplo, um jogador que consegue porcentagem de 33% faz aproximadamente um arremesso bem sucedido em cada três arremessos. A porcentagem descreve ou resume múltiplos eventos discretos. Considere também a média da [nota escolar]. Esse número descreve a performance geral de um estudante em um curso.
O uso de descrição e resumo estatísticos tem uma história intensiva e, de fato, a simples tabulação de populações e dados econômicos foram a primeira forma em que a estatística apareceu. Mais recentemente, uma coleção de técnicas de resumos apareceram com o título de análise exploratória de dados, um exemplo dessas técnicas é o diagrama de caixa.
No mundo dos negócios, estatística descritiva fornece um resumo útil de muitos tipos de dados.
Análise univariada[editar | editar código-fonte]
A análise univariada envolve descrever a distribuição de uma única variável, incluindo sua medida central(incluindo a média,mediana, e a Moda (estatística) e dispersão(incluindo a diferença entre o maior e menor valor da amostragem e quantil do conjunto de dados, além da variância e desvio padrão. A forma da distribuição pode também ser descrita com obliquidade e curtose. Características da distribuição da variável podem também ser representados em gráficos ou tabulas, incluindo Histograma.
Análise bivariada[editar | editar código-fonte]
Quando uma amostra consiste de mais de uma variável, a estatística descritiva pode ser usada para descrever o relacionamento entre os pares de variáveis. Nesse caso, estatística descritiva inclui:
Tabulações cruzadas e tabelas de contingência
...