Estatísticas: CONCEITOS
Projeto de pesquisa: Estatísticas: CONCEITOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: AdaoFoster • 10/11/2013 • Projeto de pesquisa • 5.659 Palavras (23 Páginas) • 422 Visualizações
SUMÁRIO
1- ESTATÍSTICA: CONCEITOS INICIAIS 3
2. OBJETIVO DA ESTATÍSTICA 4
3. VARIÁVEIS 4
3.1. QUALITATIVA 4
3.2. QUANTITATIVA: 4
4. POPULAÇÃO E AMOSTRA 4
5. DADOS ESTATÍSTICOS 5
6. DADOS BRUTOS 5
7. ROL 5
8. AMOSTRAGEM 6
8.1. AMOSTRAGEM CASUAL OU ALEATÓRIA SIMPLES: 6
8.2. AMOSTRAGEM PROPORCIONAL ESTRATIFICADA: 6
8.3. AMOSTRAGEM SISTEMÁTICA: 6
ÁREAS DE APLICAÇÃO DA ESTATÍSTICA 7
9. USO DA ESTATÍSTICA NA GESTÃO DAS EMPRESAS NO MUNDO MODERNO 12
10. ATIVIDADE DOS 100 PACOTES DE CAFÉ 17
11. CONCLUSÃO 24
12. REFERÊNCIAS 25
1- ESTATÍSTICA: CONCEITOS INICIAIS
O termo Estatística provém da palavra Estado e foi utilizado originalmente para denominar levantamentos de dados, cuja finalidade era orientar o Estado em suas decisões.
Neste sentido foi utilizado em épocas remotas para determinar o valor dos impostos cobrados dos cidadãos, para determinar a estratégia de uma nova batalha em guerras que se caracterizavam por uma sucessão de batalhas. (Era fundamental aos comandantes saber de quantos homens, armas, cavalos etc. dispunham após a última batalha).
Atualmente, a estatística é definida da seguinte forma:
Estatística é um conjunto de métodos e processos quantitativos que serve para estudar e medir os fenômenos coletivos.
A estatística teve acelerado desenvolvimento a partir do século VXII, com os estudos de Bernoulli, Pascal, Laplace, Gauss, Galton, Pearson, Fisher, Poisson e outros que estabeleceram suas características atuais. Ela não alcançou ainda um estado definitivo. Continua a progredir na razão direta do desejo de investigação.
A Estatística é considerada por alguns autores como Ciência no sentido do estudo de uma população. É considerada como método quando utilizada como instrumento por outra Ciência.
A Estatística mantém com a Matemática uma relação de dependência, solicitando-lhe auxílio, sem o qual não poderia desenvolver-se.
Com as outras Ciências mantém a relação de complemento, quando utilizada como instrumento de pesquisa. Em especial esta última é a relação que a Estatística mantém com a Administração, Economia, Ciências Contábeis, servindo como instrumento auxiliar na tomada de decisões. Portanto, a Estatística fornece métodos para a coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados e para a utilização dos mesmos na tomada de decisões.
As estatísticas são usadas para tomar decisão. Por exemplo:
- a relação entre o número de vagas e o número de candidatos de cada curso dá idéia da probabilidade de aprovação.
- as estatísticas de trânsito são úteis para organizar o policiamento.
- nos horários de pico (horário nobre), o preço da propaganda é, evidentemente, maior.
Usam-se, também, os conhecimentos de Estatística em outras áreas tão diversas como Engenharia, Medicina, Agronomia, Psicologia, Pedagogia, etc.
2. Objetivo da Estatística
Estatística tem como objetivo o estudo dos fenômenos coletivos.
3. Variáveis
Variável é, convencionalmente, o conjunto de resultados possíveis de um fenômeno.
3.1. QUALITATIVA
Quando seus valores são expressos por atributos: sexo (masculino - feminino), cor da pele, estado civil, etc.
3.2. QUANTITATIVA:
Quando seus valores são expressos em números: salário, idade, número de filhos, etc. Uma variável quantitativa que pode assumir, teoricamente, qualquer valor entre dois limites recebe o nome de variável contínua; uma variável que só pode assumir valores pertencentes a um conjunto enumerável recebe o nome de variável discreta.
Assim, o número de alunos de uma escola pode assumir qualquer um dos valores do conjunto N = {1, 2, 3, ..., 58, ...}, porém, nunca valores como: 2,5 ou 3,78 ou 4,325 etc. Logo, é uma variável discreta. Já o peso desses alunos é uma variável contínua, pois um dos alunos tanto pode pesar 72 kg, como 72,5 kg, como 72,54 kg etc., dependendo esse valor da precisão da medida.
De um modo geral, as medições dão origem a variáveis contínuas e as contagens ou enumerações, a variáveis discretas.
4. População e Amostra
Ao coletar os dados referentes às características de um grupo de objetos ou indivíduos, tais como as alturas e pesos dos estudantes de uma universidade ou os números de parafusos defeituosos ou não produzidos por uma fábrica em certo dia, é muitas vezes impossível ou impraticável observar todo o grupo, especialmente se for muito grande. Em vez de examinar todo o grupo, denominado população, examina-se uma pequena parte chamada amostra.
É necessário garantir que a amostra seja representativa da população, isto é, a amostra deve possuir as mesmas características básicas da população, no que diz respeito ao fenômeno que desejamos pesquisar. É preciso, pois, que a amostra ou as amostras que vão ser usadas sejam obtidas por processos adequados.
5. Dados Estatísticos
Normalmente, no trabalho estatístico o pesquisador se vê obrigado a lidar com grande quantidade de valores numéricos resultantes de um Censo ou de uma estimação.
Estes valores numéricos são chamados dados estatísticos.
No sentido de disciplina, a Estatística ensina métodos racionais para a obtenção de informações a respeito de um fenômeno coletivo, além de obter conclusões válidas para o fenômeno
...