O CONCEITO DE ESTATÍSTICAS
Tese: O CONCEITO DE ESTATÍSTICAS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rhaniere • 14/9/2014 • Tese • 3.684 Palavras (15 Páginas) • 274 Visualizações
Etapa 1
O CONCEITO DE ESTATÍSTICA
Estatística é uma parte da matemática aplicada que fornece métodos para coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados e para a utilização dos mesmos na tomada de decisões.
A Estatística possui dois grandes ramos:
I – Estatística Descritiva: compreende a coleta, a organização, a descrição dos dados, o cálculo, de forma a apresentar coeficientes de forma conveniente e comunicativa.
II – Estatística Indutiva ou Inferencial: compreende procedimentos empregados na análise e na interpretação dos dados para chegar a grandes conclusões ou inferências sobre populações com base em dados amostrais, associados a uma margem de incerteza.
Fundamentam ainda as medidas de incerteza que resultam na teoria da probabilidade.
Passo 3
POSSIBILIDADES DE APLICAÇÃO DA ESTATÍSTICA NA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO.
Apresentação e dicas
Estatística e análise exploratória de dados.
Gráficos.
Medidas de posição central.
Medidas de dispersão.
Medidas de ordenamento e forma.
Probabilidade.
Variáveis aleatórias e distribuições de probabilidades.
Amostragem.
Estimação.
Testes paramétricos.
Testes não paramétricos.
Correlação e regressão linear.
Números índices.
Series e previsões temporais
A estatística é uma ciência muito importante para a administração, que envolve o planejamento do experimento a ser realizado, está presente em quase todas as áreas de administração. Com o passar do tempo, tanto a estatística como a administração vem passando por evoluções e cada vez mais a técnica estatística vem colaborando com os estudos organizacionais, a estatística foi de grande colaboração principalmente na área de gerenciamento e controle de qualidade, o processo estatístico surgiu como uma solução para os problemas de qualidade com foco no sistema de produção da organização. A estatística passou a ser usada para explicar resultados de pesquisa de forma simples e dinâmica, gráficos e tabelas são apresentados para expor os resultados de uma empresa, seus dados numéricos são usados para aprimorar e aumentar a produção.
O objetivo da estatística é fornecer métodos e técnicas para que possa lidar com situações de incerteza, é a lógica para a solução de vários problemas para usar em vários setores.
A estatística nos permite fazer inferência sobre fenômenos de várias naturezas, inclusive financeiro, nos permite também fazer uma analise da vida da empresa, mercado financeiro, tendências e aceitação de produtos, controle de qualidade, etc.
Passo 4
É possível aplicar a estatística em diversas áreas da administração para que se possa fazer o planejamento, interpretação, sendo que o objetivo da estatística é a produção, e dar a melhor informação possível a partir dos dados disponíveis, pode-se dizer também que a estatística é um ramo da teoria da decisão.
Relação de lugares, situações e problemas em que se podem aplicar conceitos estatísticos.
Lugares: podemos usar a estatística em diversos setores da empresa como recursos humanos, controle de qualidade, logística, além de organizações públicas, e não governamentais.
Situações: é usada para estabelecer comparações entre variações ocorridas ao longo do tempo, diferenças entre lugares, categorias semelhantes, tais como produtos, pessoas, é usada também em situações em que é preciso adotar métodos e técnicas para descrever uma determinada situação, representada por uma coleção de dados numéricos em que a organização permite um melhor conhecimento de seu significado e do fenômeno mostrado, é usado nas compras para se verificar qual a época mensal ou anual de maior e menor volume nas vendas, com as verificações.
De maiores e menores volumes vendidos na semana, mês, semestre, ano, por cliente, ou por determinado segmento, etc.
Problemas: é usado também para solucionar problemas diversos, como, por exemplo, ajuda-nos a tirar as nossas conclusões sobre os fatos organizacionais, relativos à coleta, analise interpretação ou explicação de dados, com a intenção de melhorar a qualidade dos mesmos.
Aplicação dos Conceitos de Controle Estatístico de Processo (CEP)
O objetivo é realizar um estudo de caso em uma indústria de fundição, localizada no Estado de Santa Catarina, aplicando os conceitos básicos de Controle Estatístico de Processo (CEP).
O objetivo da aplicação do controle estatístico de processo consiste em analisar a qualidade e a capacidade de produção da indústria, visando identificar as particularidades e características do processo, assim como oportunidades de melhorias úteis aos operadores e responsáveis pelo monitoramento do processo na empresa.
Nesse estudo, utilizamos alguns dos principais tipos de gráficos de controle, tais como:
• gráfico de controle para observações individuais;
• gráfico da amplitude móvel;
• gráfico da média móvel exponencialmente ponderada
• gráfico da soma cumulativa.
O trabalho limita-se apenas a realizar análises estatísticas sobre os dados fornecidos para estudo e possivelmente construir conjecturas baseadas nas informações transmitidas pela empresa, acreditando na veracidade das mesmas, sem, no entanto desprezar toda e qualquer informação.
Possibilidade de Aplicação da Estatística na Administração.
A estatística utiliza-se das teorias probabilísticas para explicar a frequência da ocorrência de eventos, tanto em estudos observacionais
...