PIM V GESTÃO FINANCEIRA
Por: Raquelfinanceiro • 12/11/2019 • Trabalho acadêmico • 1.982 Palavras (8 Páginas) • 442 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
RAQUEL NERI DE OLIVEIRA
PIM V PROJETO MULTIDISCIPLINAR
Gestão Financeira
SÃO PAULO
2019
RAQUEL NERI DE OLIVEIRA
PROJETO MULTIDISCIPLINAR V
Pesquisa acadêmica apresentada no programa de Curso Superior de Gestão Financeira como parte dos requisitos necessários para obtenção do título de Gestor Financeiro.
Orientador: Fábio Arten
SÃO PAULO
2019
RESUMO
Este Projeto Multidisciplinar trata-se de uma pesquisa acadêmica com objetivo de aumentar o conhecimento e desenvolver na prática os conceitos oferecidos nas disciplinas MATEMÁTICA FINANCEIRA, PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO, ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS com foco na empresa INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE COSMÉTICOS NATURA LTDA. A pesquisa foi feita em caráter qualitativo a fim de conseguir compreender as particularidades da entidade escolhida e notar a função da Gestão Financeira para minimizar riscos e aumentar o lucro.
Palavras Chave. MATEMÁTICA FINANCEIRA, PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO, ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
Sumário
INTRODUÇÃO 5
Análise das Demonstrações Financeiras 6
Análise Vertical e Horizontal 8
Índices de liquidez 9
Índices de Endividamento 9
Índices de Atividade 10
Planejamento Tributário 10
Matemática Financeira 13
Conclusão 16
6.0 Referências: 17
INTRODUÇÃO
O objetivo principal do Projeto multidisciplinar V é traçar um paralelo entre o que foi absorvido nas aulas e estudos das disciplinas e as situações que realmente acontecem na empresa ao longo do tempo. O estudo de caso que será apresentado nessa pesquisa apresentará uma análise dos dados obtidos, sob a perspectiva da Gestão Financeira.
Identificação da empresa:
Razão Social: Indústria e Comércio de Cosméticos Natura LTDA
CNPJ: 00.190.373/0001-72
Nome fantasia: Natura
Endereço: V de Acesso Km 30.5, S/N - Itaim Empresarial, Cajamar - CEP: 07790-190, Brasil
Atividade econômica: Fabricação de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal.
Natura é uma empresa brasileira que atua no setor de produtos de tratamento para o rosto, corpo, sabonetes, barba, desodorantes, óleos corporais, maquiagem, perfumaria, cabelos, proteção solar, e produtos infantis. Fundada em 1969 por Antônio Luiz Seabra, hoje está presente no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru, Venezuela, França e Estados Unidos, além de outros 63 países indiretamente. O número de funcionários, chamados na empresa de "colaboradores", atingiu 7.000 em 2013 e o de consultoras estimado em 1,5 milhão.
Como trata-se de uma empresa de capital aberto, foi possível encontrar grande quantidade de informações financeiras, facilitando a compreensão das situações apresentadas.
Análise das Demonstrações Financeiras
A Análise das Demonstrações Financeiras tem como objetivo ementar um diagnóstico sobre a verdadeira situação econômico-financeira da organização, com base nos relatórios fornecidos pela contabilidade. Esses relatórios devem possuir padronização e armazenamento adequado das informações para que possa possibilitar ao gestor coerência e fundamento ás suas escolhas.
As informações da análise estão voltadas para dentro e para fora da empresa, auxiliando nas tomadas de decisões dos Stakeholders, ou seja, todos aqueles interessados ou vinculados aos negócios da empresa. São eles investidores, fornecedores de bens e serviços a crédito, bancos, governo, sindicatos e outros.
[pic 1]
Através das análises podemos construir projeções como essa abaixo, ideal para atrair investidores:
[pic 2]
Abaixo temos o Balanço Patrimonial e o Demonstrativo do Resultado do Exercício da Natura, baseado nessas informações surge a possibilidade de elaboração de análises de evolução e indiciadores de liquidez, endividamento, atividade e rentabilidade.
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
Análise Vertical e Horizontal
A análise vertical é um dos principais instrumentos de análise da estrutura patrimonial, ela fornece indicadores que facilitam a avaliação da estrutura. A análise vertical é feita para determinar o percentual de cada conta no balanço, em relação ao valor total do ativo ou do passivo, isso demonstra a participação de cada conta.
Baseado no Balanço patrimonial apresentado, verificamos que a conta Contas a Receber equivale a 9,45% de todo o Ativo em 2018.
O objetivo da Análise Horizontal é analisar se os valores das Demonstrações Financeiras cresceram ou diminuíram em comparação com as informações de períodos anteriores. Ou seja, Análise Horizontal permite verificar tanto a situação patrimonial da empresa (analisada pelo Balanço) quanto seu desempenho (analisado pelo DRE).
Baseado no Balanço patrimonial apresentado, verificamos crescimento dos ativos em 2018 em 85,12% comparado a 2017.
Índices de liquidez
Os índices de liquidez verificam a habilidade que a empresa possui em cumprir corretamente com os compromissos financeiros assumidos, ou seja, capacidade de saldar suas obrigações.
Tipos de índice de liquidez:
- Liquidez geral: quanto a empresa possui de ativo circulante e realizável a longo prazo para cada unidade monetária da dívida geral:
Índice de liquidez geral Natura: 1,25.
Outros índices de liquidez: Liquidez Corrente, Liquidez Imediata e Liquidez Seca.
Índices de Endividamento:
Índices de endividamento ou de estrutura de capital mostram a composição e a aplicação dos recursos da empresa:
...