PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR CURSO SUPERIOR GESTÃO FINANCEIRA RELATÓRIO
Por: pkaokxoa • 31/5/2022 • Trabalho acadêmico • 1.085 Palavras (5 Páginas) • 156 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR
CURSO SUPERIOR DE GESTÃO FINANCEIRA
RELATÓRIO PIM 1
Jacareí - SP/ 2022
Aluna: Paula Bianca Tabbi Rangel
RA: 2207173
Este trabalho tem como objetivo geral apresentar a Teoria Clássica da Administração como modelo para o processo de determinação das estratégias empresariais, utilizando-se de exemplo a Companhia McDonald’s. Pretende-se, também, apresentar a histórica do pensamento administrativo na Teoria Clássica da Administração, identificando na mesma um modelo de estratégia empresarial e verificar pontos positivos e negativos vindos da aplicação da análise de dados históricos da empresa e de observações feitas no local.
INTRODUÇÃO
Do sistema de produção dos sanduíches, até a hierarquia dos colaboradores do McDonald's, é possível enxergar valores que, há muito tempo, foram estruturados afim de buscar a melhor maneira de gerência. Para entregar ao cliente o mesmo produto, com a mesma qualidade e a mesma rapidez por todo o mundo, a empresa deve desenvolver uma ciência para cada elemento do trabalho de um homem, dividir, de forma eficiente, o serviço, a responsabilidade e a autoridade dos gestores e dos trabalhadores. Para isso, é preciso selecionar, treinar e ensinar, de forma a desenvolver o trabalhador, para que o trabalho seja efetuado com sucesso. É visivel, no McDonald's, a importância da cadeia de comando. Podemos concluir que, ao observar e estudar estabelecimentos como o McDonald's as teorias da administração científica são fundamentais no processo de busca pela eficiência da produção.
A grande competitividade entre as organizações fez com que se desenvolvessem mudanças estratégicas com vistas à adaptação ao novo cenário empresarial. O tema de pesquisa surgiu como forma de sanar a curiosidade sobre uma empresa que se mantém sólida no mercado, oferecendo um produto padrão em todo o mundo utilizando o estilo clássico de administração, tão criticado e analisado atualmente.
FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO
Frederick Winslow Taylor, considerado o Pai da Administração Científica, começou seus estudos partindo do pressuposto de que os trabalhadores da época produziam apenas um terço de suas possibilidades. Por isso, realizou uma experiencia para que o problema fosse sanado. Procurou criar uma revolução mental entre os trabalhadores e a administração da organização, definindo diretrizes claras para melhorar a eficiência da produção.
De acordo com Taylor (1970) era preciso eliminar os movimentos falhos, lentos ou inúteis e depois afastar os movimentos desnecessários para realizá-los mais rapidamente. Este estudo trouxe numerosas vantagens de racionalização de métodos de trabalho e fixação de tempos padrões, de tal modo que um máximo de procedimentos poderia ser executado num mínimo de tempo e com a maior economia possível de movimentos.
Entretanto, sua prática ignorava algumas dimensões do ser humano, ou seja, o corpo transformado em máquina, justificaria a definição do homem como “uma coisa que faz”. O taylorismo reduz o corpo a gestos, tirando do trabalho a criatividade e o sentido.
Após os estudos de Taylor surgiu um novo enfoque dentro da Escola Clássica, seu precursor foi Henri Fayol que desenvolveu seu trabalho em todos os níveis organizacionais.
Ele provou a aplicabilidade de seus princípios usando-os nas áreas governamentais e em outras áreas da organização.
Tanto Fayol quanto Taylor criaram sistemas de administração e publicaram em suas obras as autoridades máximas sobre o assunto nelas tratados.
O que Fayol e Taylor criaram representa um aumento das fronteiras da capacidade humana para descobrir, inovar, combinar e coordenar recursos físicos e intelectuais, modo de ver, processos de trabalho, em benefício da solução dos problemas de que depende o aumento do bem-estar de cada homem, em cada comunidade.
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
As estratégias de comunicação de marca são compreendidas a partir da construção de suas estratégias discursivas em suas lojas.
Durante o horário de trabalho, os funcionários não têm acesso a qualquer dispositivo de comunicação online. Dentro dos restaurantes, o trabalho é muito operacional, exigindo muito foco.
esse contexto cria um desafio enorme para comunicação interna. O vazamento de informações é uma realidade que foi admitida pela empresa como algo natural, ou seja, correm o risco de serem reproduzidos em mídias sociais externas e públicas, como Facebook e Twitter, em questão de segundos.
Por isso a empresa decidiu por uma estratégia singular: todas as informações circulantes na comunicação interna devem ser encaradas como comunicação externa. Isso a fez tomar a decisão de trabalhar em comunicação interna somente com temas que podem se tornar públicos.
...