Relatorio Carvão Vegetal
Por: Nayara Block • 8/5/2016 • Relatório de pesquisa • 757 Palavras (4 Páginas) • 1.399 Visualizações
Carvão Vegetal
Gustavo Bombana
Pedro Thomé
Simeia Paula Garmus
Departamento de Engenharia de Produção
Universidade Estadual do Paraná/Campo Mourão
O relatório de carvão vegetal tem como objetivo produzir, a partir de lascas de madeira em uma mufla, utilizando da carbonização para a produção de carvão vegetal, onde pela teoria deve possuir de 25% a 35% de rendimento. No experimento foi obtido um rendimento de 35,15%. No experimento do sabonete, além do próprio sabonete foi produzido o sabão, ambos possuindo a mesma base. Para esse experimento foram utilizados dois tipos de óleos para uma comparação, sendo óleo de soja e de abacate, assim podendo investigar qual sabonete ou sabão tem rendimento melhor com diferentes óleos, sendo constatado que a eficiência é praticamente a mesma, porém o sabonete feito de óleo de soja tem m odor mais suave do que o feito do óleo de abacate. No relatório do amido de mandioca foram realizados três experimentos, sendo: alteração das características do amido de milho e mandioca, extração do amido de mandioca e a transformação do amido em açúcar, tendo como objetivo verificar as mudanças que ocorrem nos dois tipos de amido, visualizar a quantidade de amido que pode ser extraído e observar a porcentagem de transformação do amido. Assim foi extraído 56 gramas de amido das três raízes de mandioca, sendo 23% de amido convertido em 80% de açucar
Introdução
Carvão é o nome comum a diversos produtos ricos em carbono, resultantes de processos geológicos ou da carbonização da matéria orgânica [1].
Carvão mineral é um combustível natural extraído da terra por meio de processos minerais [1].
O carvão vegetal é obtido a partir da queima ou carbonização de madeira, após esse processo resulta em uma substância negra [2].
No cotidiano o carvão vegetal é utilizado como combustível de aquecedores, lareira, churrasqueiras e fogões a lenha, além de abastecer alguns setores industriais, como as siderúrgicas [2].
[pic 1]
Figura 1: Carvão vegetal.
A carbonização consiste em aquecer ao abrigo do ar a matéria-prima (madeira), até sua decomposição parcial.
A composição química do carvão vegetal é:
C6 H12 O6 + 9 O2 --→ 6 CO2 + 6 H2O
O carvão vegetal é uma matéria prima renovável, pouco poluente quando comparado a combustíveis fosseis.
O rendimento do carvão vegetal gira em torno de 25 a 35%, com base na madeira seca [3].
Procedimento experimental
Para a prática do experimento, foram necessários os seguintes materiais: lascas de madeira, recipiente de ferro com tampa, uma mufla, fósforo e uma balança.
Primeiramente, as lascas de madeira foram cortados de modo que coubessem no recipiente de ferro. Após foram pesados em uma balança, e o peso obtido foi de 367 g.
Em seguida, os mesmos foram colocados dentro do recipiente e levados até a mufla até atingir uma temperatura ideal de 400ºC. A mufla e o recipiente utilizados no experimento estão representados pela figura 1:
[pic 2]
Figura 2: Mufla e recipiente de ferro.
Quando atingiu a temperatura ideal de 400º C, utilizou-se um fósforo para colocar fogo ao redor do recipiente, e então observou-se o que ocorreu.
...