Relação entre massa e o diâmetro de corpos Cilíndricos de mesmo material e comprimento
Por: kelfis • 24/5/2017 • Trabalho acadêmico • 4.242 Palavras (17 Páginas) • 887 Visualizações
Pontifícia universidade católica do Paraná
Relação entre massa e o diâmetro de corpos
Cilíndricos de mesmo material e comprimento
Caroline santos Lima
Kelly Aparecida da silva
Willian Côrte Hannemann
Relatório cientifico do trabalho de introdução à física experimental
Curitiba – PR, maio de 2017
Caroline santos Lima
Kelly Aparecida da silva
Willian Côrte Hannemann
Relatório técnico apresentado como requisito
Parcial para obtenção de aprovação na disciplina
Introdução à física experimental, no curso
De física (licenciatura), na pontifícia universidade
Católica do Paraná
Prof.Dr. Angela Cristina Cararo
Curitiba – PR, maio de 2017
Índice
- Introdução
- Fundamentação teórica
- Metodologia (materiais e métodos)
- Analise de dados e resultados
- Discussão e conclusão
- Referências
- Anexos
- Introdução
Físicos necessitam de medidas precisas para a realização de experimentos. Caso a medida for realizada com instrumentos impróprios ou descalibrados, a propagação de erros será maior, fazendo assim com que o resultado não seja confiável.
Em física, uma medida é o resultado do ato de medir. É a atribuição de um valor numérico a certos objetos ou eventos. É a chave para muitas das ciências naturais, tecnologia, economia e também de pesquisas quantitativas em ciências sociais. O objetivo de uma medida é atribuir um valor, de quantidade particular, ao objeto ou evento medido. Medir significa comparar uma quantidade de uma grandeza física com outra de mesma natureza, tomando uma delas como um padrão pré-definido qualquer medida pode ser definida pelos seguintes três critérios: tamanho (magnitude da medida), dimensão (unidade), e incerteza. Esses critérios permitem que uma comparação seja feita entre duas medidas reduzindo a incerteza. Mesmo em casos em que há uma clara similaridade (ou diferença) entre dois objetos, uma medida quantitativa precisa ajuda a tornar os dados mais fiáveis e replicáveis
Quando fazemos uma medição, não importa quão grande seja sua precisão, sempre haverá algum fator que ocasionará uma diferença entre o valor medido e o valor real. Devido á essa diferença, denominada erro, temos de aplicar os conceitos de Teoria de Erros para expressarmos o resultado de modo a não o apresentar como valor exato e sim, um valor médio dentro de uma faixa de possíveis resultados. Essa faixa é estipulada de acordo com as particularidades da situação em questão. Normalmente, ao realizarmos uma medida, o fabricante do instrumento já fornece os valores dessa faixa de erro e quando não, devemos considerar metade da menor unidade de medida do instrumento como sendo tal faixa. Os experimentos realizados em laboratórios na maioria das vezes requerem diversas medições para que a partir delas seja possível calcular outros parâmetros e atingir o objetivo do experimento. Por isso a teoria de erros é de extrema importância, pois através dela conseguimos resultados com um nível maior de segurança e precisão. Para isso precisamos então não só saber aplicá-la, mas também saber suas propriedades algébricas para eventuais cálculos e como apresentar os resultados obtidos de forma clara, formal e elegante aplicando a teoria dos algarismos significativos.
- Fundamentação teórica
Há muito tempo a ação de medição é tomada pelo homem como forma de se situar em determinado espaço, é usada para construir e organizar. É evidente, portanto que haja uma certa precisão nessas medições se o espaço é grandioso em comparação ao homem em si, centímetros ou milímetros importam pouco. Mas em se tratando de precisão milimétrica essas medidas não podem ser descartadas. O paquímetro é um instrumento usado para medições de precisão milimétrica e pode ser usado para medições de diâmetro (interno e externo) de superfícies esféricas pequenas e também para medição de altura e profundidade de determinados materiais. Pela sua eficiência em demonstrar áreas ou dimensões pequenas este instrumento tem suas limitações. Sua funcionalidade se assemelha a de uma régua, porém a régua não informa números precisos em relação ao paquímetro. Por convenção a parte que informa a maior mediação, dada geralmente em centímetro, é chamada de regra. A mandíbula fixa, localizada na parte inferior à esquerda e a mandíbula móvel, localizada ao lado, auxilia na medição de diâmetros e raios de círculos “ocos”. Em conjunto com a mandíbula móvel encontra-se o nônio, responsável pela precisão do paquímetro. Essa precisão varia de um instrumento para o outro, pois ela depende da medição do nônio, podendo medir dimensões com frações de milímetros.
...