Statistical Process Control
Projeto de pesquisa: Statistical Process Control. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Serialc • 16/11/2013 • Projeto de pesquisa • 2.520 Palavras (11 Páginas) • 308 Visualizações
SUMÁRIO
1. Introdução...........................................................................3
2. Conceito de Estatística ......................................................4
2.1. Objeto de Estudo..............................................................4
2.2. Ramos da Estatística.........................................................4
2.3. Classificação dos Dados...................................................4
3. Controle Estatístico de Processo ( CEP )............................ 5
3.1. Aplicação dos Conceitos do CEP.....................................6
3.2. Planilha ............................................................................7
4 Tabela da Frequencia Absoluta e Relativa...........................8
5. Gráfico da Frequencia Absoluta e Relativa.........................9
6. Medidas de Tendência Central e de Dispersão....................9
6.1. Aprovação ou Reprovação.............................................10
6.1.2. Relatório.......................................................................10
7. Considerações Finais..........................................................11
8. Bibliografia.........................................................................12
1 . INTRODUÇÃO
Através dos passos sugeridos pela ATPS – atividades prática supervisionada, teremos uma visão da grande importância da matéria de estatística utilizada em diversos setores do nosso cotidiano ou negócio. A estatística ajuda no planejamento, em pesquisas, comparar e prever mercado. Apresenta as possíveis mudanças e analisa os riscos. Ela também tem o intuito de ensinar a diminuir os desperdícios e aproveitar melhor os recursos. Em uma empresa estuda e avalia seu faturamento para minimizar as falhas na produção ou nas tomadas de decisões. Ainda pode ser utilizada a longo prazo, anualmente ou em épocas de balanço de uma empresa, acompanhar oscilação e a posição dela no mercado, observando sua rentabilidade ou não.
2. Conceito de Estatística
Estatística deriva da palavra latim status, que significa “estado”. A estatística passou a ser usada diariamente para explicar resultados de pesquisa de forma simples e dinâmica. Ganhou força no século xx, mas já era utilizada pelos antigos. Também é um segmento da matemática aplicada, sugerida nas questões de governo.
Segundo Larson e Farber no livro texto Estatística Aplicada, definem como sendo a ciência que se ocupa de coletar, organizar, analisar e interpretar dados a fim de tomar decisões. Apontam que quase todos os dias nós estamos em contato com ela. Exemplo bem cotidiano são as informações provenientes de observações, contagens medidas ou respostas que nos são passadas através dos meios de comunicações. Atualmente a estatística envolve mais do que levantamento de dados, abrange apresentação de fatos, cálculo de médias e construção de gráfico.
A estatística já era usa há mais de 4.000 anos antes de Cristo pelos povos guerreiro. A própria Bíblia nos relata isso, quando César Augusto lançou o decreto , ordenando recenseamento, onde todos da cidade teriam que se alistar.( Lucas 2,1-3 )
Com o desenvolvimento da própria estatística ela passou a ser uma ferramenta essencial na produção de informações e atuação do conhecimento. Foi possível obter dados e analisá-los de forma mais eficaz. Para entendermos melhor fatos e eventos de diversas áreas e lidarmos com situações sujeitas a incertezas. Sua apresentação pode ser na forma de gráficos e tabelas, dados numéricos ou censo demográfico, podendo ser utilizada por todo e qualquer profissional que queira ter um lugar no mercado de trabalho suas próprias características e ter a capacidade de lidar com suas realidades
2.1. Objeto de Estudo
Dentro da matéria de estatística estuda - se conjunto de dados que são chamados de :
População – conjunto de todos os resultados, respostas, medidas ou contagens que são de interesse.
Parâmetro – é uma descrição numérica de uma característica da população.
Amostra – conjunto de população ou subconjunto de membros selecionados de uma população.
Estatística – é também uma descrição numérica de uma característica da amostra.
Dados – consistem em informações provenientes de observações, contagens, medidas ou respostas.
Variável – é conhecer o comportamento dessa variável e suas possíveis realizações.
2.2. Ramos da Estatística
O estudo da estatística divide - se em dois ramos principais:
2.2.1 Descritiva – ramo que trata da organização, do resuma e da apresentação de dados.
Inferencial – é o ramos que trata de tirar conclusões sobre uma população a partir de uma amostra. É a ferramenta básica no estudo da estatística que através das probabilidades.
2.3 Classificação dos Dados
Os dados são classificados de acordo com seu tipo e nível de medição. Ele determina quais cálculos estatísticos são significativos.
Nível de Medida Nominal – são somente qualitativos onde os dados são caracterizados usando – se nomes, marcas ou qualidades. Nenhum cálculo matemático pode ser feito nesse nível. Nível de Medida Ordinal – são qualitativos ou quantitativos. Nesse nível os dados podem ser arranjados em ordem, mas as diferenças entre os registros de dados não são significativas.
Nível Intervelar de Medidas – são quantitativos, os dados podem ser ordenados e é possível calcular diferenças significativas entre os registro de dados. Neste
...