TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Verificação de conhecimento de Estatística

Ensaio: Verificação de conhecimento de Estatística. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  Ensaio  •  1.427 Palavras (6 Páginas)  •  550 Visualizações

Página 1 de 6

01 – Defina o que é administração/contabilidade?

Administração é a tomada de decisão sobre recursos disponíveis, trabalhando com e através de pessoas para atingir objetivos, é o gerenciamento de uma organização, levando em conta as informações fornecidas por outros profissionais e também pensando previamente as conseqüências de suas decisões. É também a ciência social que estuda e sistematiza as práticas usadas para administrar. Os princípios para administrar algo são planejar, organizar, dirigir e controlar.

A Contabilidade é a ciência que estuda, interpreta e registra os fenômenos que afetam o patrimônio de uma entidade. Ela alcança sua finalidade através do registro e análise de todos os fatos relacionados com a formação, a movimentação e as variações do patrimônio administrativo, vinculado à entidade, com o fim de assegurar seu controle e fornecer a seus administradores as informações necessárias à ação administrativa, bem como a seus titulares (proprietários do patrimônio) e demais pessoas com ele relacionadas, as informações sobre o estado patrimonial e o resultado das atividades desenvolvidas pela entidade para alcançar os seus fins.

02 – Qual é a origem do termo estatística?

A origem da palavra Estatística está associada à palavra latina STATUS (Estado). Há indícios de que 3000 anos A.C. já se faziam censos na Babilônia, China e Egito e até mesmo o 4o. livro do Velho Testamento faz referência à uma instrução dada a Moisés, para que fizesse um levantamento dos homens de Israel que estivessem aptos para guerrear. Usualmente, estas informações eram utilizadas para a taxação de impostos ou para o alistamento militar. O Imperador César Augusto, por exemplo, ordenou que se fizesse o Censo de todo o Império Romano.

A palavra "CENSO" é derivada da palavra "CENSERE", que em Latim significa "TAXAR". Em 1085, Guilherme, O Conquistador, solicitou um levantamento estatístico da Inglaterra, que deveria conter informações sobre terras, proprietários, uso da terra, empregados e animais. Os resultados deste Censo foram publicados em 1086 no livro intitulado "Domesday Book" e serviram de base para o cálculo de impostos.

Contudo, mesmo que a prática de coletar dados sobre colheitas, composição da população humana ou de animais, impostos, etc., fosse conhecida pelos egípcios, hebreus, caldeus e gregos, e se atribuam a Aristóteles cento e oitenta descrições de Estados, apenas no século XVII a Estatística passou a ser considerada disciplina autônoma, tendo como objetivo básico a descrição dos BENS do Estado.

03 – Por que a estatística é importante?

A Estatística é importante porque nos permite entender e lidar com a noção de variabilidade.É através da Estatística, por exemplo, que podemos fazer uma pesquisa eleitoral entrevistando somente alguns eleitores ao invés de entrevistarmos todos os eleitores de um município,economizando tempo e recursos financeiros.

A Estatística é um campo de estudos que se preocupa em medir e controlar a variabilidade de informações coletada de uma determinada população. A Estatística é responsável pelo planejamento do estudo, coleta das informações, organização e análise dos dados e interpretação dos resultados para se tirar conclusões sobre a população de interesse. A metodologia estatística pode ser separada em três componentes principais: Planejamento: inclui o planejamento da pesquisa e os métodos científicos de coleta dos dados (Amostragem ou Censo). Estatística descritiva: inclui a apresentação de dados em gráficos e tabelas e o cálculo de parâmetros numéricos para descrição de dados, tais como freqüências, médias, medianas, porcentagens e faixas de variação. Inferência estatística: técnicas que permitem tirar conclusões ou tomar decisões sobre uma população a partir de evidências apresentadas pelos dados numéricos relativos a uma amostra desta população.

04 – Diferencie população e amostra?

A distinção entre população e amostra é familiar ao senso comum. Se tivermos um grupo de observações de uma variável, que foram extraídas de um grupo maior, referimo-nos ao primeiro como uma amostra e ao último como a população relativamente àquela variável. A amostragem é a técnica para obter uma amostra (parte) de uma população. Uma população, por sua vez, é um conjunto de elementos que possuem algumas características em comum. A coleta de uma amostra faz-se necessária quando se pretende saber informações sobre a população em estudo. O levantamento por amostragem apresenta algumas vantagens em relação ao levantamento de toda a população. A amostragem implica em custo menor e resultado em menor tempo. Há casos em que só a amostragem é conveniente, como testes de resistência de materiais.

05 – Por que é mais barato coletar dados através de amostras?

A amostra por conveniência é empregada quando se deseja obter informações de maneira rápida e barata. Uma vez que esse procedimento consiste em simplesmente contatar unidades convenientes da amostragem, é possível recrutar respondentes tais como estudantes em sala de aula, mulheres no shopping, alguns amigos e vizinhos, entre outros.

06 – Elabore um exemplo de população e de amostra (com aplicação na administração)

Toda a empresa a população o departamento de vendas a amostra.

07 – Quais são os requisitos de uma amostra?

Os requisitos de uma amostra é que seja finita, representativa da população, aleatória e não sistemática.

08 – Como as amostras podem ser classificadas quanto ao seu número de constituintes?

• Distribuição das Freqüências

• Medidas de Tendência Central

• Medidas de Variabilidade

• Medidas de Proporcionalidade ou Relativas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com