A Ética Profissional
Por: Alexindra Saluquea Fernandes De Pina • 27/6/2016 • Projeto de pesquisa • 2.836 Palavras (12 Páginas) • 389 Visualizações
Departamento: Ciência, Saúde, Ambiente e Tecnologia
[pic 1]
Alunos: TIC
Praia
Junho de 2014
Índice
Introdução
Capitulo 2 – Um Olhar Sobre Os Princípios E O Vocabulário Da Ética.
2.1 Os Princípios
2.2 Os Direitos
2.3 Os Deveres
2.4 A Honestidade – Pode – Se Ser Sempre Honesto?
2.5 A Transparência – Sinceridade - Lealdade
2.6 O Bem Comum
2.7 O Principio “Responsabilidade”
2.8 O Que è Consciência?
2.9 A Verdade E A Justiça
Consideração Final
Referencia Bibliográfica
Introdução
A ética vem de uma palavra grega ethos,que significa carácter ou costume.
A ética profissional não é mais do que a aplicação da ética ao exercício de uma profissão.
Uma pessoa eticamente correcta é quando pensa e agir de forma correta, a partir de valores estabelecidos e aceitos pela sociedade em que se está inserido.
A ética ganhou mais atenção nos últimos anos, na vertente profissional, e é sobre esses ganho que as duas autoras Manuela Ferreira e Maria Dias apresentam nessa obra.
As autoras debruçaram sobre dois aspectos relacionados com a ética e o seu desenvolvimento no que diz respeito a ética nas organizações em geral ou seja em todos os tipos de trabalhos, e no segundo aspecto é o ensino da ética nas escolas profissionalizante.
Segundo a Argondona Ramiz (1994:59) ”conceba a questão da ética como sendo um fenómeno que parece estar na moda em política, da economia, das empresas, da profissão destacando que a ética esta na moda pela falta da ética”.
Objetivos
O presente trabalho tem como objetivo estudar e analisar aspetos importantes sobre ética principalmente da ética profissional, onde temos de abordar os seguintes assunto:
- Os principios;
- Os direitos;
- Os diveres;
- A homestidade –pode se ser sempre homesto?;
- A transparencia s- sinceridade – lealdade;
- O bem comum;
- O principio “Responsabilidade”;
- O que é consciência?;
- A verdade e a justiça.
Também o presente trabalho serve como uma das componentes de avaliação para a disciplina de Profissão, Ética E Responsabilidades.
A abordagem dos capítulos no tema “um olhar sobre os princípios e o vocabulário da ética”. No primeiro capítulo do tema é uma análise da definição da ética e da ética profissional em específico.
No segundo capítulo fala dos principais princípios da ética e dos vocabulários da ética no modo geral, mas dando mais enfase a ética profissional.
No terceiro capítulo tem haver muito com a condição social do homem.
No quarto capítulo são as questões mais actuais passar ao lado da ética na profissão.
E no último capítulo centra-se nas exigências sobre a “comunicação no exercício da profissão da enfermagem”.
É de realçar que neste trabalho vou resumir apenas o segundo capítulo Um Olhar Sobre Os Princípios E O Vocabulário Da Ética.
Capitulo 2 – Um Olhar Sobre Os Princípios E O Vocabulário Da Ética.
Esse capítulo como foi dito anteriormente é voltado para os princípios e os vocabulários que é associado a ética. De acordo com os debates na sala de aula a é tica é o estudo do que é bom ou mau, correcto ou incorrecto, justo ou injusto ou ainda adequado ou inadequado.
Um dos objetivos da ética é a busca de justificativos para as regras proposto pela moral e pelo direito.
“A ética exige compromisso pessoal, envolve uma forte vontade, exige a luta para alcançamos metas relacionados com o que os actos e as coisas têm de bom, de moral de honestidade, de sinceridade, de lealdade, de responsabilidade, de consciência do bem comum, numa palavra exige cultivar a justiça e a verdade”
A ética sempre esta associada a uma acção com objectivo comum, por isso que a ética pode comprometer a vida de um homem.
2.1 Os Princípios
No dia-a-dia de um ser humano deparamos com varias situações em que pode modificar a actude ou mesmo a moral de uma acção e é nessa vertente que as autoras fazem análise de alguns princípios éticos e morais que acharam mais importante para o trabalho.
Para começar basearam num conjunto de princípios básicos do autor Antonio Argandana (1994:20,21) onde escolheram apenas nove (9) desses princípios porque são esses que se encaixam melhore nesse contexto.
- Uma boa intenção não justifica uma acção eticamente má – os fins não justificam os meios;
- Uma boa acção não justifica uma má intenção – os meios não justificam o fim;
- Não há acções moralmente neutras, porque todas obedecem a uma motivação;
- Nunca se deve fazer mal directamente;
- Não devemos querer o mal;
- Devemos evitar o mal;
- Pode-se tolerar o mal menor, quando é inevitável, ou quando as alternativas existentes são piores. Não se trata de fazer o mal, apenas tolera-los;
- Também se pode cooperar no mal, em certas condições muito restritas e quando não existem outras opções disponíveis melhores;
- Em caso de conflitos convém sempre procurar o bem maior.
As autoras identificaram que esses princípios em si não podem melhorar a vida da sociedade mas aliam se com o fim de criar uma sociedade mais justa e mais fraterna. Ou seja esses princípios são fundamentais para ajudar a melhorar o nosso conceito da ética e a melhorar as relações interpessoais e organizacionais.
...