A Análise E Desenvolvimento De Sistemas
Por: João Mauro • 5/6/2023 • Trabalho acadêmico • 558 Palavras (3 Páginas) • 72 Visualizações
[pic 1][pic 2]
UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
Alan Rodrigues de Albuquerque
Análise e desenvolvimento de sistemas
Rio de Janeiro/RJ
2022
Empreendedorismo
PROFESSOR: Matheus Santos da Silva
Aluno: Alan Rodrigues de Albuquerque
SUMÁRIO
- Introdução............................................................
- Desenvolvimento e Conclusão.........................................................................
- Referências bibliográficas..........................................................................................
Enunciado:
Suponha que você seja empreendedor(a) de uma organização de pequeno porte, que vendia em uma loja física doces finos, mas que, devido à pandemia do Covid-19, teve queda no número de clientes. Você deverá propor um desfecho para essa situação, analisar e identificar os riscos dessa mudança e indicar as ações estratégicas para esses riscos.
Introdução:
A pandemia de COVID19 afetou diversos setores do mercado, fazendo com que a necessidade de se reinventar fosse presente em muitos negócios. Um setor que viu essa necessidade muito presente foi o ramo alimentício, que a cada dia percebia queda em seus lucros e prejuízos em suas lojas físicas. Nesse caso, a alternativa era migrar para o atendimento digital para melhor atender a seus clientes, tendo em vista que apesar do distanciamento social e da quarentena, o delivery foi uma ferramenta muito utilizada pela população, e as plataformas digitais foram de grande ajuda para encontrar serviços específicos de entrega de alimentos.
Desenvolvimento:
Em um primeiro momento, seria de grande importância a realização de um pesquisa de mercado, visando entender as necessidades de uma alteração na forma de atendimento, para que se pudesse investir nos pontos fortes do negócio e procurar trabalhar nos pontos fracos para que não se tornassem um problema relevante. Abaixo veremos alguns obstáculos para um atendimento online e formas de superá-los.
- Estoque: Em um primeiro momento, um atendimento online não contaria com o mesmo número de clientes de uma loja física, o que dificultaria o planejamento de estoque, a falta de produtos no estoque, ou até mesmo o excesso poderiam gerar custos desnecessários. Esse problema poderia ser sanado com a terceirização de estoque, ou uma análise apurada das vendas e uma projeção contida pelo menos no começo da atuação em um novo modelo de trabalho.
- Concorrentes: Esse é um problema que provavelmente qualquer setor enfrentaria, a mudança no modelo de atendimento faria com que nos deparássemos com empresas estabelecidas a mais tempo e com um serviço mais solidificado, portanto nosso desafio seria a fidelização dos clientes e um meio de conseguir isso é tendo bem definido o nosso público alvo, além de utilizar marketing direcionado a esse público através de redes sociais e outros meios de comunicação digital.
- Feedbacks Negativos: Para empreendimentos com funcionamento online, o feedback negativo com certeza é um problema, para que possa resolver este problema, solucionar o desconforto do cliente, procurar entender o que o levou a dar um retorno negativo, agir de forma atenciosa e cordial e oferecer um desconto na próxima compra e a garantia de que o atendimento será de melhor qualidade e que ele não mais enfrentará o mesmo desconforto.
- Serviço de Entrega: As vezes uma equipe de entrega com atendimento inadequado pode acabar afugentando clientes, para que isso não ocorra, utilizar equipes bem treinadas e que ofereçam atendimento adequado é de suma importância.
Conclusão:
Sendo assim notamos que uma mudança radical na forma de atendimento, mesmo que com a necessidade de fechamento das lojas físicas por conta a pandemia, não pode ocorrer da noite para o dia, é necessário uma pesquisa detalhada, traçar estratégias muito bem definidas e ter sempre um plano estratégico reserva para que por maiores os imprevistos que possam acontecer, termos sempre uma possível solução em vista.
...