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A ESCOLA EM TEMPO DE CONVERGÊNCIA DAS MÍDIAS

Por:   •  26/9/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.202 Palavras (5 Páginas)  •  353 Visualizações

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CONVERGÊNCIA DAS MÍDIAS[pic 3]

A ESCOLA EM TEMPO DE CONVERGÊNCIA DAS MÍDIAS

Experiência de Usuários em Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Um Estudo de Caso

Relatório Descritivo proposto para a disciplina Convergência das Mídias do curso de Licenciatura em Computação da Universidade Estadual de Goiás, referente à VAP – Verificação de Aprendizagem Presencial.

Jussara-GO 2016


Objetivo

Avaliar a Experiência de Usuários sob os aspectos emocionais, correlacionando-os com a interatividade e as participações durante as interações em Ambientes Virtuais de Aprendizagem.

Público alvo

Discentes do Curso de Licenciatura em Computação da Universidade Estadual de Goiás – Polo Jussara.

Tipo da pesquisa

Trata-se de uma pesquisa aplicada, de abordagem quantitativa e qualitativa, cujos objetivos visam descrever as características dos sujeitos investigados, considerando suas interações e participações em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (moodle). A pesquisa possibilitará uma aproximação e um entendimento da realidade investigada (discentes), onde  a abordagem quantitativa e qualitativa nos permitirá organizar, apresentar, analisar e interpretar resultados através de procedimentos que consideramos como adequados e nos fará vislumbrar como os sujeitos se colocam em relação a cada item proposto no questionário.

Para tanto, visando compreender a realidade dos discentes da Universidade Estadual  de Goiás – polo Jussara, esta pesquisa se enquadra na modalidade “Estudo de Caso”, uma vez que apresentaremos um olhar sobre o modo com a tecnologia está sendo absorvida no contexto pessoal e profissional dos discentes desta instituição. Ademais, segundo Gil (2007, p.54), “Um estudo de caso pode ser caracterizado como um estudo de uma entidade bem definida como um programa, uma instituição, um sistema educativo, uma pessoa, ou uma unidade social”. Ainda, segundo este autor, “visa conhecer em profundidade o como e o porquê de uma determinada situação que se supõe ser única em muitos aspectos, procurando descobrir o que há nela de mais essencial e característico”.

Nesse sentido, em tempos de convergências tecnológicas e midiáticas, buscaremos vislumbrar suas interconexões no Ambiente Virtual de Aprendizagem desta unidade de ensino, a partir da análise das respostas dados pelos discentes que aceitarem participar da pesquisa. Abordaremos o relacionamento pessoal dos discentes com os recursos tecnológicos, considerando a ótica emocional, a interatividade e participação.

Para a extração das características emocionais sentidas pelos discentes durante as interações com o ambiente virtual, utilizar-se-á o método Affect Grid. Este método é  composto por um questionário e uma grid (RUSSELL et. al, 1989).


O questionário utiliza uma pergunta objetiva para identificar as emoções sentidas  pelos discentes, por exemplo, como o discente se sentiu ao realizar a tarefa proposta. Ao responder, o aluno escolhe uma nota em uma escala de 1 a 9 - (desprazer a prazer) - (eixo X) e uma nota, também em uma escala de 1 a 9 - (sonolento a animado) – (eixo Y). Observa-se,  por meio desta pergunta, que os alunos possuem o conhecimento de apenas quatros atributos: desprazer, prazer, sonolento e animado. Após a coleta dessa resposta, a interseção entre as notas fornecidas pelo aluno no eixo X e no eixo Y são contabilizadas em um espaço na grid. Por exemplo, se um aluno fornecer nota 7 para desprazer-prazer (eixo X) e uma nota 4 para sonolento-animado (eixo Y), a interseção será inserida e contabilizada em um espaço no quarto quadrante da grid. A Figura 1 apresenta a inserção dessa nota no método Affect Grid.

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Figura 1. Método Affect Grid.

Após a identificação da interseção entre o eixo horizontal e o vertical na grid, é possível classificar a interação realizada por este discente, nos demais atributos emocionais, classificando, desse modo, a interação como emocionalmente estressante ou depressiva, excitante ou relaxante.


Questionário

Identificação do Perfil do Sujeito

Questão 1

Objetivo:

Mensurar a experiência dos usuários no uso das mídias correlacionada com a variável idade.

Tipo de Questão:

Objetiva.

Quantos Anos você tem? (  ) menos de 18 anos.

( ) Entre 18 anos a 23 anos. ( ) Entre 24 anos a 28 anos. ( ) Entre 28 anos a 32 anos. (  ) mais de 32 anos.

Questão 2

Objetivo:

Mensurar a experiência dos usuários no uso das mídias correlacionado com a variável sexo. Agrupar os resultados por sexo masculino ou feminino.

Tipo de Questão:

Objetiva.

Qual é o seu sexo? (  ) Masculino.

(  ) Feminino.

Identificação da Experiência Computacional do Sujeito

Questão 3

Objetivo:

Mensurar a experiência computacional dos usuários e o uso das mídias.

Tipo de Questão:

Objetiva.

Há quanto tempo você utiliza computador? (  ) Menos de 1 ano.

(  ) Entre 1 ano a 2 anos. ( ) Entre 2 anos a 4 anos. (  ) Mais de 4 anos.

Questão 4

Objetivo:

Mensurar a experiência computacional dos usuários e o uso das mídias.

Tipo de Questão:

Objetiva.

Em média, quantas horas por semana você utiliza o computador? (  ) Menos de 2 horas.

(  ) Entre 2 a 5 horas. ( ) Entre 5 a 10 horas. (  ) Mais de 10 horas.


Identificação da Experiência Midiática dos Sujeitos

Questão 5

Objetivo:

Identificar quais recursos midiáticos mais utilizados pelos sujeitos da pesquisa.

Tipo de Questão:

Múltipla escolha.

Qual mídia digital você frequentemente utiliza para realização de estudos? Você pode escolher mais de um recurso midiático!

(  ) Facebook. ( ) WhatsApp. (  ) moodle.

(  ) Twiter.

(  ) Outros.

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