A Engenharia de Software
Por: Calavelino • 30/1/2018 • Abstract • 3.029 Palavras (13 Páginas) • 264 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DE TECNOLOGIA DO MARANHÃO
DISCIPLINA DE ENGENHARIA DE REQUISITOS
ALUNO: CLESIO AVELINO LIMA
Resumo do cap. 26/27 do livro de Engenharia de Software
Estimativa de projeto de software
Ao iniciar um projeto deve ser realizado uma série de atividades chamadas de planejamento sendo assim a equipe deve fazer uma estimativa do trabalho, recursos e tempo necessários para conclusão, devem também estabelecer um cronograma e definir as atividades.
Observações e estimativas
O planejamento requer que você assuma um comprometimento inicial mesmo que venha a perceber mais tarde que está errado, deve-se portanto aceitar um certo grau de incerteza
A estimativa é muito mais uma arte do que uma ciência assim, requer experiência acesso a boas informações históricas e a coragem de se comprometer com as previsões quantitativas quando tudo o que existe são apenas informações qualitativas.
Desta forma alguém que pela primeira vez desenvolve uma sofisticada aplicação para o comércio eletrônico pode considerá-la excessivamente complexa, no entanto, uma equipe de engenharia para web que desenvolve sua décima aplicação web para comércio eletrônico consideraria isso um trabalho comum.
O tamanho do projeto é outro fator importante que pode afetar a precisão e a eficácia das estimativas à medida que o tamanho aumenta a interdependência entre os vários elementos do software que cresce rapidamente. a decomposição do problema é uma abordagem importante para a estimativa .
O grau de incerteza estrutural também pode ter um efeito sobre o risco das estimativas, neste contexto, a estrutura refere-se ao grau segundo o qual os requisitos foram santificados a facilidade com a qual as opções podem ser separadas e a natureza das informações a serem processadas.
Recursos
A segunda tarefa do planejamento e a estimativa dos recursos necessários para executar o trabalho de desenvolvimento de software as principais categorias de recursos de engenharia de software são pessoas componentes de software reutilizados e o ambiente de desenvolvimento
Recursos humanos
É importante selecionar as habilidades necessárias para completar o desenvolvimento, para projetos relativamente pequenos o único profissional para executar todas as tarefas da engenharia de software mas para projetos maiores a equipe pode estar geometricamente dispersa em localizações diferentes, portanto é especificada a localização de cada recurso humano.
Recursos de software reutilizáveis
A criação e a reutilização de blocos básicos de software é muito importante, estes blocos básicos também são chamados de componentes e devem ser catalogados para facilitar a referência, nesta catalogação Podemos dividir em Componentes de prateleira, componentes totalmente testados, componentes parcialmente testados, novos componentes.
Recursos de ambiente
O ambiente que suporta um projeto de software muitas vezes chamado de ambiente de engenharia de software, se incorpora hardware e software, o hardware fornece uma plataforma que suporta as ferramentas de software necessárias para produzir os artefatos.
.
Estimativa do projeto de software
Apesar das estimativas de custos e esforço de software nunca serão uma ciência exata muitas variáveis fatores humanos técnicos e ambientes e políticos podem afetar o custo final do software. para conseguir estimativas confiáveis de custo e esforço surge uma série de opções:
- adie a estimativa no decorrer do projeto
- fundamente suas estimativas em projetos similares que já foram completados
- use técnicas relativamente simples para gerar estimativas de custo de projeto e esforço
- use um ou mais Modelos empíricos para Estimativa de custo e esforço do software.
Técnicas de decomposição
A estimativa de projeto de software é uma forma de solução de problema e na maioria dos casos o problema a ser resolvido é desenvolver uma Estimativa de custos e esforço que se tornam uma atividade muito complexa para ser considerado em uma única parte, por esta razão você deve decompor o problema em partes menores.
No dimensionamento de software a precisão de uma estimativa de projeto de é baseada em vários itens:
- Grau com que você estimou adequadamente o tamanho do produto a ser criado
- Habilidade para traduzir a estimativa de esforço humano; tempo de trabalho e recursos financeiros
- O grau com que o plano do projeto reflete as habilidades da equipe de software
- A estabilidade dos requisitos do produto e o ambiente diz que suporta o trabalho de engenharia de software
No contexto do planejamento de projetos tamanho se refere a um resultado quantificável do projeto de software, se for adotada uma abordagem direta o tamanho pode ser medido em linhas de código e se for colhida uma abordagem indireta o tamanho representado por pontos de função.
Estimativa baseada em problema
Dados de LOC e FP são usados de duas maneiras diferentes durante a estimativa do projeto de software a primeira como variáveis de estimativa para dimensionar cada elemento do software e a segunda como métricas de referência coletados de projetos anteriores e utilizados em conjuntos estimativa para desenvolver projeções de custo e esforço.
Estimativas LOC e FP são técnicas distintas, no entanto, ambas têm muitas características em comum. inicia-se com uma definição de limitado do escopo do software e daí tentasse decompor a definição e funções de problemas que podem ser estimados individualmente.
Estimativas baseadas em processo
Esta é a técnica mais comum para estimativa de projeto, baseada no processo a ser usado, Isto é, o processo é decomposto em um conjunto relativamente pequeno de tarefas e estudado o trabalho necessário para executar cada tarefa, Igual as técnicas baseadas em problemas, a estimativa baseada em processo começa com delineamento das funções de software obtidas do escopo do projeto.Da combinação entre as funções do problema e as atividades do processo você pode estimar o esforço necessário para executar cada atividade de software .
...