TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Governança da Tecnologia da Informação

Por:   •  12/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.076 Palavras (5 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 5
  1. Introdução

A Governança da Tecnologia da Informação e caracterizada pelo conjunto de processos e controles que direcionam sua estratégia. Dessa forma, e possível garantir que a TI possa suportar os planos e objetivos do mercado corporativo.

Para a maioria das corporações, a informação e a tecnologia que suportam os negócios representam seus ativos mais valiosos.

Em um ambiente mais competitivo e dinâmico, a administração desses pontos requer qualidade, funcionalidade e facilidade no uso dos recursos de TI, assim como alta disponibilidade e custo módico.

A organização deve adotar um modelo de gestão que possibilite eficácia e eficiência de TI. Dessa forma, e possível aperfeiçoar e otimizar a capacidade de respostas da TI.

Serão mencionadas nesta atividade acadêmica, as diretrizes, especificações, bem como a conformação e o plano de governança do Grupo Bradesco. O grupo e composto pelas empresas: Banco Bradesco S.A , Bradesco Vida e Previdência, Bradesco Saúde, Bradesco Capitalização S.A, Bradesco Auto/RE, Bradesco Leasing, Bradesco Consórcios, Bradesco Financiamentos S.A, Bradesco BBI S.A, BRAM Bradesco Asset Management S.A, Bradesco Corretora S.A, Bradesco Promotora, Ágora Corretora de Títulos e Valores Mobiliários. O conglomerado ainda conta com as companhias: Agência Grand Cayman II, Agência Grand Cayman, Agência New York, Alvorada Cartões, Créd. e Financ. Invest. S.A, Atlântica Capitalização, Atlântica Cia. de Seguros, Banco Alvorada S.A, Banco Bankpar S.A, Banco Boavista, Banco Bradesco Argentina, Banco Bradesco Cartões, Banco Bradesco Europa, Banco ibi S.A, Bradesco Argentina de Seguros, Bradesco Securities, Bradesco Segprev Investimentos Ltda, Bradesco Services CO, Bradesplan Participações Ltda, Bradport - Sgps, Sociedade Unipessoal Ltda, Bradseg Participações, Cia Securit.de Créditos. Financeiros Rubi, Columbus Holdings, CPM Braxis, CPM Holdings, ibi México, ibi Promotora de Vendas Ltda, Odontoprev e Tempo Serviços Ltda.

  1. Alinhamento Estratégico

Segundo Laércio Albino Cezar, vice-presidente executivo de TI da companhia, atualmente, a complexidade da instituição e absorvida de forma simples e com maestria graças ao desenho inovador de gestão. (CIO - Solange Calvo, da Computerworld - Publicada em 03 de outubro de 2011 às 19h45).

A área de Tecnologia da Informação da empresa possui cerca de 3,4 mil funcionários. Por ser considerada uma área extremamente vasta, exigiu-se uma departamentalização. Em outras palavras, o setor foi segmentado em áreas especificas como: Desenvolvimento de Sistemas, Produção, Serviços, Inovação Tecnológica, Negócios e Governança.

O alinhamento do Conselho Executivo do banco que reúne vice-presidentes, diretores executivos e o presidente, e fundamental para a integração e a definição das estratégias. Em suma, o modelo de diretoria e fortalecido por Comitês Executivos de diversas áreas como Tesouraria, Crédito, Financiamentos, Seguros, entre outros. O Banco possui uma área de Governança Corporativa, que está diretamente ligada ao Conselho Executivo, ou seja, ao “board”. Já a área de Governança de TI é vinculada estritamente à área de TI e está diretamente subordinada à vice-presidência executiva de TI. Portanto, ela tem de enxergar a TI no todo e prestar contas ao “board”. Isso porque ela captura todas as iniciativas, avalia e observa o que acontece em tecnologia. Dessa forma, é firmado um elo, por meio do vice-presidente executivo de TI, estabelecendo um vínculo com a diretoria, visto que o VP participa da diretoria executiva (colegiado), que integra os vice-presidentes, diretores e conselho do banco. Portanto, tudo afunila para um Comitê Executivo de Diretoria, que está permanentemente olhando para todo o banco.

No comitê de TI há uma integração entre diretores da área técnica e diretores executivos de outras áreas de negócio. Nessas reuniões, e realizado trocas de experiências e informações, o que resulta numa cadeia de conhecimentos em que e possível decidir em relação a varias áreas de atuação do banco. Periodicamente (semanal) o conselho se reúne. Nesses contatos e feito uma apreciação dos projetos e cedido também algum status para todas as áreas do banco sobre o andamento e a evolução de cada projeto.

  1. Características de Uso e Controle da TI
  1. Arquitetura
  1. Metodologia de Gestão

Os departamentos são estruturados e preparados para atender às necessidades de negócios envolvendo uma grande quantidade de especialização. Existem áreas que cuidam exclusivamente de financiamentos, crédito, TI, cartões, empréstimos, vendas, promoções, entre outras.

Estrutura departamental passa a impressão de individualidade, de que cada um atira para um lado. No Bradesco não funciona dessa forma. Há um processo de diretoria em que cada setor se relaciona com a diretoria executiva da instituição. É caracterizado como processo  de alinhamento multidimensional (vertical e horizontal).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (72.2 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com