A Inteligência Artificial
Por: Felipe Fonseca • 21/5/2021 • Monografia • 1.320 Palavras (6 Páginas) • 128 Visualizações
Universidade Paulista – UNIP Campus Alphaville Resumo Inteligencia Artificial | NOTA |
ICET - INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA | Semestre: 5º CC |
Disciplina: Inteligencia Artificial | Turma: CC05 P06 |
Professor: Itsche Baran | Data: 2020/1 |
Aluno(a) Felipe Rosa da Fonseca | RA: D737GB0 |
Assinatura do(a) aluno(a): |
Resumo Baseado no Livro Fundamentos da Inteligência Artificial
Com base no livro citado acima, é notório a importância da Inteligência Artificial nos dias atuais, pois se tratar de um tema inspirador e constantemente citado em diversos canais de comunicação com o intuito de abrir nossa mente e se autoquestionar, é possível aproveitar a capacidade de processamento das máquinas para que esta simule o comportamento humano?
Os pensamentos relacionados à Inteligência Artificial surgirão muito antes da Tecnologia tornar tudo isso possível, o ser humano sempre esteve presente com o pensamento de designar uma maquina a realizar as tarefas realizadas por ele e até mesmo com o proposito das maquinas pensarem e se desenvolverem a partir dali por contra própria, dando o ponta pé inicial á uma nova era onde as maquinas seriam capazes de resolver problemas complexos que até então o ser humano não seria capaz de executa-lo. Com base nas ideias citadas, conclui-se que a Inteligência Artificial tem como objetivo realizar a junção entre o ser humano e uma maquina, sanando as dificuldades de um dentro do outro, por exemplo, um computador é capaz de realizar cálculos e expressões extremamente complexas em questão de segundos, enquanto o homem necessita de determinado tempo para sanar a equação.
Apesar de a inteligência Artificial ter surgido por voltado dos anos 40 e ter passado pelos seus altos e baixos, a simulação da mente humana se mostrou como uma
tarefa muito mais complexa do se tinha imaginado ate então, Isso de deve muito de vido a dificuldade e do funcionamento de todos os processos biológicos que acontecem em um cérebro humano, o oque ocorre é que é uma situação delicada e perspicaz repassar a ideia de representação do cérebro humano e outros sentidos a uma maquina é uma tarefa que demanda tempo.
A inteligência Artificial ate então nos dias atuais funciona por meio de algoritmos e códigos e programação que funcionam por meio de funções matemáticas. O papel preenchido pela inteligência Artificial é de suma importância o preenchimento ocorre de forma que sequer nós seres humanos temos noção, seja ela nos programas existentes no dia a dia, sua importância vai além da automação.
O mundo no qual estamos vivendo nos trouxe uma carga de informação impossível de ser acompanhada de perto pelo ser humano, são diversos dados para se analisar, e isso só é possível com uma maquina especializada.
Quando se fala em inteligência Artificial as pessoas compram a ideia dos filmes, onde a era robótica se desenvolve por si só e se volta contra os seres humanos causando assim um enorme caos, mas não se dão conta que a inteligência Artificial está presente no cotidiano seja ela nos smartphones com assistentes virtuais, sistemas de navegação, redes sociais, entre outros.
Mas esse lado é totalmente compreensível levando em consideração que não há dificuldades em relacionar o mundo atual com o mundo das maquinas, vivemos em um ambiente rodeado de tecnologia, não se torna difícil imaginar um ser de metal causando caos a população levando em conta seu enorme poder físico, afinal o mesmo é feito de metal ou até então matérias mais resistentes, além da sua capacidade física fora do comum o seu raciocínio seria superior ao dos seres humanos, podendo levar o ser humano a escravidão, guerras e ate mesmo a extinção todos esses temas estão relacionados no rol das consequências possíveis da Inteligência Artificial.
Por outro lado, pense como seriam bons robôs inteligentes realizando tarefas que até então o ser humano tem dificuldade, diminuindo o numero de erros médicos, na exploração de outros planetas, no resgate de pessoas em locais com difíceis acessos, além do desenvolvimento de novos sistemas.
A inteligência Artificial não é uma moda passageira, o projeto que teve seu surgimento nos anos 40, deve se inovar e se expandir com o passar do tempo.
É fato que ainda existe um pouco de receio e exagero em relações a previsões para o futuro, mas só nos resta esperar e aguardar ou então contribuir.
Outro fato que gostaria de comentar é a respeito de como será o mercado de trabalho a partir do momento em que for implementada a inteligência Artificial no ramo. Acredito que ocorrera de fato uma mudança o impacto da IA no mercado de trabalho é cada vez mais perceptível no dia a dia das empresas. Com isso acaba obrigando de uma forma positiva a inovação, caso contrario ficarão para trás. Isso porque a tecnologia trouxe com ela novas possibilidades na execução de tarefas e na potencialização de resultados.
Diversos questionamentos são a respeito da perda de funções, porém enquanto uma função é eliminada, novas surgirão, apesar da eficácia da tecnologia, a consciência e a inteligência humanas são insubstituíveis.
Mas gostaria de ressaltar que a inteligência Artificial necessita de atenção redobrada, é preciso usa-la com sabedoria, assim como tudo que vivenciamos no dia a dia.
Acredito que apesar de ser um segmento inovador que oferece muitas funções e utilidades, o mesmo ainda possui muito conteúdo para ser desenvolvido, acho que o próximo passo seria desenvolver uma forma para que seja possível ensinar maquinas a raciocinar como os seres humanos e poder diferencia tanto objetos como imagens.
...