A Lista Paradigma Lógico
Por: faculdade estudar • 15/11/2021 • Trabalho acadêmico • 795 Palavras (4 Páginas) • 156 Visualizações
Página 1 de 4
Nome: Daniel Bonfleur. RA: 1995820.
Lista Paradigma Lógico
- Cite três características desse paradigma.
- Sua programação se utiliza-se da lógica matemática, sendo John McCarthy (1958) foi o primeiro a propuser o uso da lógica matemática para programação.
- Realizava invocações orientadas a padrões de planos procedimentais de asserções e de objetivo.
- Utilizava estruturas de controle de backtracking, aonde eu um único caminho computacional tinha que ser armazenado por vez.
- Quais as vantagens e desvantagens desse paradigma?
- Vantagens: É a linguagem que mais se aproxima do raciocínio humano, e pode ser bem uteis em problemas aonde possam ser resolvidos por meio de dedução ou inferência.
- Desvantagens: Os algoritmos são complexos e bem difíceis de serem expressados, e quanto maior for o código, mais exponencialmente fica a complexidade.
- Quais as principais aplicações desse paradigma?
- Ela é uma ótima ferramenta eficaz para desenvolver teorias, aonde vários problemas podem ser naturalmente expressos como teorias, assim a lógica pode proporcionar uma maneira de demonstrar a teoria em questão é verdadeira ou falsa.
- Dê exemplos de linguagens que pertencem a esse paradigma.
- Prolog, QA-4, Popler, Conniver, Mercury, Oz e Frill.
- Explique como funciona a linguagem Prolog.
- É baseado em linguagem declarativa, significando que em vez de o programa estipular a maneira de chegar à solução, passo a passo, limitando-se apenas a fornecer uma descrição do problema que se pretende computar. Se utiliza de uma coleção de base de dados de fatos e de relações lógicas (regras) que exprimem o domínio relacional do problema a resolver.
- Explique o conceito de átomo, fato, proposição e regras em uma linguagem lógica.
- Átomo: São as constantes de texto, aonde sua sequência constituída de letras, números e underscore, mas iniciando com uma letra minúscula. Também é permitido utilizar-se de uma sequência de texto em aspas simples para ser um átomo, exemplo:
- texto_exemplo_atomo;
- ‘texto exemplo de um átomo’;
- Fato: Para programar em lógica, é necessário fornecer fatos e regras para uma base de dados; assim é executado as consultas ou (queries) a essa base de dados, como exemplo:
- estudante(Daniel).
- ?- estudante(Daniel).
verdade. - ?- estudante(Mateus).
falso. - Estudante(x).
x = Daniel.
- Proposição: É toda a oração que declare algo, podendo ser valorada com a verdadeira ou falso, não podendo ter um caso aonde se encaixo nas duas opções. Nessa maneira, a frase deverá ter um sujeito e um predicado para que o candidato compreenda.
- Regras: Pode ser chamada de “cláusula”, é quando se expressa uma condição entre dois fatos, contendo uma regra para que a condição seja aceita, exemplo:
- luz(acessa) :- interruptor(ligado);
- Explique o conceito de consultas e perguntas em uma linguagem lógica.
- Consultas são a maneira de perguntar ao banco de dados, os fatos que estão contido para obter uma resposta de verdadeira ou falso, enquanto as perguntas são feitas para atribui-las em regras e obter uma resposta de múltiplos fatos que se correlacionam em regras.
- Elabore 3 questões objetivas relacionadas a teoria da programação lógica. A questão deverá ter 4 opções sendo apenas uma correta.
- Quais áreas mais se destacam-se utilizando Prolog?
- Inteligência artificial e Orientada a Objetos.
- Rede neurais e Orientada a Objetos;
- Inteligência artificial e Linguística Computacional;
- Linguística Computacional e Rede neurais;
- Qual é a base da linguagem lógica?
- Estrutura de ponteiro.
- Lógica Matemática
- Recursividade.
- Loops de repetição.
- O que faz uma regra em uma linguagem lógica?
- Constante de string (texto), utilizada para armazenar frases, começando sempre com letras minúsculas, ou texto entre aspas.
- É uma oração declarativa, podendo apenas ter duas opções de falso ou verdadeiro.
- Atribuição de um fato a base de dados, aonde se utiliza dos fatos e regras para atribuir uma condição.
- É uma expressão de uma condição entre dois fatos ou mais, contendo uma regra aonde a condição pode ou não ser aceitas.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com