ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
Por: LeoPSouza • 21/8/2015 • Resenha • 1.705 Palavras (7 Páginas) • 237 Visualizações
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS
ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
SISTEMAS OPERACIONAIS
ALUNOS: André Kutter
Leonardo Souza
Jarbas Ruiz
Linux Mint 17 “Qiana”
Histórico do Sistema Operacional
Linux Mint é uma distribuição Linux irlandês. Possui duas versões: uma baseada em Ubuntu (com o qual é totalmente compatível e partilha os mesmos repositórios) e outra versão baseada em Debian.
Diferencia-se de ambos os sistemas por incluir drivers e codecs proprietários por padrão e por alguns recursos que permitem fazer em modo gráfico configurações que em ambos os sistemas são feitas através do modo texto. Utiliza por padrão o desktop Gnome modificado, com um menu no painel inferior junto à barra de tarefas (o MintMenu), similar ao menu do KDE, ou o menu "Iniciar" do Windows. O propósito da distribuição é providenciar um sistema Linux que funcione "out-of-the-box"; isto é, esteja pronto para uso assim que terminar a instalação. Dessa maneira, o único trabalho do usuário será o de personalizar a aparência, se desejar, e instalar programas extras, caso necessite.
A concepção da interface de usuário é um pouco diferente, incluindo:
- Uma interface de usuário distinta e semi-independente, incluindo um melhorado do gerenciador de boot, layout do desktop, temas de gráficos, e menu exclusivo.
- Um forte foco em plena funcionalidade (por exemplo: drivers de WiFi incluídos, plugins completos para reproduzir formatos de mídia, resolução de tela automaticamente definido, etc. O Mint também inclui o Adobe Flash Player para que os utilizadores possam ver sites como YouTube sem ter que instalar qualquer outra coisa.
- As ferramentas do Linux Mint correspondem a uma coleção de utilitários de sistema cuja finalidade é tornar o sistema de gestão e administração mais fácil para usuários finais.
Os lançamentos das versões do Linux Mint baseadas no Ubuntu ocorrem pouco depois do lançamento das versões equivalentes do Ubuntu, e utiliza uma numeração sem casas decimais (p. ex.: "Linux Mint 8", em comparação com "Ubuntu 9.10"). Os nomes-código são sempre nomes de mulheres que terminam com a letra "A". A versão atual, 17, recebeu o codinome de "Qiana".1
Em relação ao Ubuntu, o Linux Mint tem outro sistema de atualização. Em vez de usar a atualização incremental - ou seja, instalar a nova distribuição modificando automaticamente os repositórios e substituindo os pacotes antigos pelos pacotes novos, o Linux Mint encoraja o usuário a fazer uma instalação "limpa", gravando um novo CD/DVD e reinstalando todo o sistema. Para isso, disponibiliza uma ferramenta de backup, que grava a lista de repositórios e pacotes baixados e os arquivos da pasta pessoal, desta forma poupando tempo do usuário.
Publico Alvo
O que me encantou no Mint foi a facilidade de uso, de instalação dos "básicos" como o w32codec, flash e outros complementos de escritório e mídias, e por excelência a utilização dos reposítórios do Ubuntu. O Desktop Mint é muito simples, bonito e não deixa usuários Windows perdidos sem saber o que fazer na frente do PC.
Formato de Licença
GNU General Public License (Licença Pública Geral), GNU GPL ou simplesmente GPL, é a designação da licença para software livre idealizada por Richard Matthew Stallman em 1989, no âmbito do projeto GNU da Free Software Foundation (FSF).
Plataforma de Hardware
A Plataforma PC aberta
Requisito mínimo para funcionamento
Para instalar o Linux Mint 17, necessita de um mínimo de 512 MB de RAM (1GB é o recomendado para uma utilização confortável), 10 GB de espaço em disco, DVD drive ou USB.
Comparativo
Tipo do Sistema Operacional
É um Sistema Multi Tarefa e também Multi Usuário;
Ferramentas Para Criação de Aplicações
O NetBeans é um dos ambientes de programação que podem ser instalados no Linux Mint assim como o Eclipse.
Método de interação com o sistema
CLI: interface em modo texto, em que se digitam comandos.
[pic 1]
GUI: Interface gráfica, em que se usa o mouse para clicar em ícones e atalhos.
[pic 2]
No caso do Linux Mint CLI e GUI são integrados.
Aplicações Nativas do Sistema Operacional
Gimp: Ferramenta para criação ou edição de imagens ou fotos.
[pic 3]
Banshee: Ferramenta para reproduzir e organizar suas coleções de mídia.
[pic 4]
Thunderbird: Ferramenta para gerenciamento de Emails.
[pic 5]
Mozilla Firefox: navegador de internet.
[pic 6]
VLC: Ferramenta para reprodução de vídeos.
[pic 7]
LibreOffice: Suíte de aplicativos para escritório que contém programas como processador de texto, planilha de cálculo entre outros.
[pic 8]
Haiku
O Haiku é um sistema operativo de código aberto, rápido, eficiente e simples de usar, direcionado para os computadores pessoais e inspirado no BeOS (Be Operating System). O projecto consiste numa única equipa que desenvolve tudo: kernel, drivers, serviços, ambiente gráfico e etc, garantindo assim uma estabilidade única. Este sistema opeartivo exige um computador Pentium III com 256MB de memória RAM e HD com 2 GB de espaço de armazenamento, contudo, ele funciona apenas em sistemas x86-32 bits da Intel, AMD ou compatíveis, o mesmo foi desenvolvido para gerenciar processadores multitarefa de forma muito eficaz.
...