ATPS Analise e desenvolvimento
Por: caateixeirasz • 2/3/2016 • Projeto de pesquisa • 2.662 Palavras (11 Páginas) • 300 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE OSASCO
NOME RA
Ana Flávia Araújo Moura Leal 7418668370
Clovis Costa Rodrigues 7412617996
Evandro Luiz Barbosa Pattaro 9977018976
Ester Oliveira de Souza 7418667934
RELATÓRIO 1 – ANÁLISE DOS REQUISITOS
OSASCO
2014
FACULDADE ANHANGUERA DE OSASCO
NOME RA
Ana Flávia Araújo Moura Leal 7418668370
Clovis Costa Rodrigues 7412617996
Evandro Luiz Barbosa Pattaro 9977018976
Ester Oliveira de Souza 7418667934
RELATÓRIO 1 – ANÁLISE DOS REQUISITOS
A atividade prática supervisionada (ATPS) da matéria Fundamentos de Análise Orientada a Objetos é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de etapas programadas e supervisionadas e que tem por objetivos: Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo; Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos à profissão e direcionar o estudante para a busca do raciocínio critico e a emancipação intelectual.
Orientador (a): Prof. Adalberto
OSASCO
2014
LISTA DE FIGURAS
Figura 1 - Requisitos funcionais
Figura 2 - Requisitos não funcionais
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
1. RELATÓRIO 1 – ANÁLISE DE REQUISITOS
1.1 Análise e Projeto Orientado a Objetos
1.2 Conceitos Gerais de Engenharia de Software
1.3 Concepção, Elicitação e Tipos de Requisitos
1.4 Engenharia de Requisitos
1.5 Listagem informal dos requisitos obtidos
1.6 Listagem de Requisitos Funcionais e Não funcionais validados
1.6.1 Requisitos funcionais
1.6.2 Requisitos Não Funcionais
2. CONCLUSÃO
BIBLIOGRAFIA OU REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 8
INTRODUÇÃO
Um entendimento completo dos requisitos de um software é essencial para o sucesso do mesmo, e para que o cliente esteja satisfeito ao receber o produto final. Não importa quão bem codificado seja, um sistema mal especificado não resultará em satisfação nenhuma.
Para um melhor entedimento dessas questões, o trabalho aqui apresentado abordará conceitos gerais de análise e projetos orientado a objetos, principios básicos da analise orientada a objetos, concepção, elicitação e tipos de requisitos, engenharia de requisitos e por fim uma listagem informal de requisitos, assim como os funcionais e não funcionais.
Análise e Projeto Orientado a Objetos
A orientação a objetos é uma tecnologia que enxerga os sistema como sendo coleção de objetos integrantes, tem como foco principal a investigação de um problema, ou seja na analise orientada a objetos o principal foco é encontrar e descrever os objetos ou conceitos no domínio do problema. É estruturado através de objetos que contemplam: funções + dados.
Já quando falamos de projetos enfatizamos para uma solução conceitual tanto em software ou hardware satisfazendo os requisitos e não sua implementação, sendo que as idéias de projetos na maioria das vezes excluem frequentemente detalhes de baixo nível ou muito óbvios para os consumidores visados. Durante a criação do projeto orientado a objeto ou mais simplesmente falando projeto de objetos, temos como grande foco a definição dos objetos de software e qual a colaboração deles para a satisfação dos requisitos.
O projeto orientado a objetos se preocupa com o desenvolvimento de um modelo de sistema que implemente os requisitos definidos pela analise orientada a objetos, se preocupa com a modelagem dos objetos para o domínio da aplicação e também com a implementação do projeto usando uma linguagem de programação (como C++ ou Java) .
O que vem a ser UML? Tem como definição: Linguagem de Modelagem Unificada, existindo três modos para aplicação da UML sendo:
UML como rascunho, que são diagramas imcompletos que são criados para explorar as partes mais complexas de um problema, explorando principalmente as linguagens visuais. UML como planta de software: que são diagramas de projetos detalhados e UML como linguagem de programação que é a especificação executável completa de um sistema de software em UML.
Existem também três tipos de perspectivas aplicadas na UML, que são a Perspectiva Conceitual onde os diagramas descrevem as coisas numa situação do mundo real; Perspectiva de especificação onde os diagramas descrevem os componentes com especificações e interfaces e por ultimo a perspectiva de implementação onde os diagramas descrevem as implementações de um software em uma tecnologia particular.
E por fim existem também a “classes” em diferentes perspectivas que são:
Classe Conceitual baseado em uma coisa ou conceito do real ou seja uma perspectiva conceitual ou essencial.
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