ATPS - Comércio Eletrônico
Por: matheusndl • 16/11/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 697 Palavras (3 Páginas) • 324 Visualizações
[pic 1]
Anhanguera Educacional
Faculdade de Negócios e Tecnologias da Informação
Bacharelado em Sistemas de Informação
Comércio Eletrônico e Design de Portais
ATPS
Relatório da Etapa 1
Professor: Samuel Novais
Semestre: 6° B
Ra: 6658391027 - Ruan Vasconcelos
Ra: 6819460453 - Elivânia Monteiro
Ra: 6819441198 - José Glauber Rodrigues
Brasília – DF
Setembro - 2015
Introdução
Nos tempos de hoje muitas pessoas tem acesso a internet - são cerca de vinte milhões de usuários apenas no Brasil, e a tendência é que essa quantidade cada dia mais. É só navegar que o usuário começa a se deparar com vários termos exclusivos a maioria deles com o “e” no começo: e-commerce, e-business, e-procurement, e-mail, etc. Esse “e” sempre aparece diante das palavras que tem uma relação com eletrônico.
É objetivo desse trabalho como um todo esclarecer conceitos básicos para compreender melhor no que consiste o tema abordado, suas formas de implementação.
Definições
E-business pode se definir como negocio feitos através da internet no sentido mais amplo da palavra negocia, desde contatos diretos com consumidores, fornecedores como também analises de mercado, analises de investimentos, buscas de informações sobre pesquisas de mercado etc. E-business vai muito alem do comercio eletrônico, podendo ser definido como sendo “a utilização máxima do potencial tecnológico da informação, atualizando processo e aumentando a valorização do cliente para a empresa”.
E-commerce conceitua-se como um uso de comunicação eletrônica digital aplicada aos negócios, criando alterando redefinindo valores entre as organizações (b2b) ou entre estes indivíduos (b2c), ou entre indivíduos (c2C), permeando aquisições de bens, produtos ou serviços terminando com a liquidação financeira por intermédio de meios de pagamentos eletrônico. Os fundamentos e-commerce estão baseados em segurança, criptografia, moedas e pagamentos eletrônicos. Ele ainda envolve pesquisa desenvolvimentos, vendas e suportes.
E-procurement é um dos subsistemas da cadeia de abastecimento responsável pelo processo de compra e obter mercadorias, produtos ou serviços terceiros fornecedores in-house. É uma atividade proporcional, uma função formal, legal estratégica da organização, sua principal característica e a existência do processo de licitação e gerenciamento de contrato de fornecimento. Como atividade logística tem o objetivo de atingir o melhor desempenho dos atributos de custo, qualidade, quantidade, lead ,time, local entrega.
B2B o mais comum, é que geralmente engloba todos os demais, é mencionado sempre que se refere aos negócios entre 2 empresa web. Por exemplo, uma empresa que venda matérias de escritórios para outra empresa. Isso é b2b.
B2C modalidade que tem ganhado destaque no últimos 2 anos, o maior exemplo de negocio voltados aos consumidor são de lojas virtuais de varejo. Americana.com, submarino.com,sairava.com,anneperfums.com..são empresas de vendas diretas ou consumidor por isso, b2c.
C2C na era das redes sociais, a personalização da venda é do produto ganham força a cada dia. Consumidores agora realizam compra e venda de outros consumidores através das plataformas cada vez mais agressiveis. Exemplo disso, o mercadolivre.com.br, onde os próprio usuários comercializaram para outros usuários.
...