TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES ETAPAS 1,2 e 3

Por:   •  30/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  7.603 Palavras (31 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 31

Faculdade Anhanguera Educacional Campinas-SP - FAC4

Tecnologia em Analise e Desenvolvimento de Sistema/ Sistema de Informação

Organização de Computadores

por

  Patrícia Elisabete Canciano    RA: 6272272272

   Filipe de Moraes               RA: 6655382040

     Ricardo José Milan de Souza    RA: 62642541601

Profº: Luiz Silva - Organização de Computadores

Campinas, 27 de Março de 2013

Patrícia Elisabete Canciano         RA: 6272272272

Filipe de Moraes                         RA: 6655382040

Ricardo José Milan de Souza       RA: 62642541601

Tecnologia em Analise e Desenvolvimento de Sistema/ Sistema de Informação

Organização de Computadores

Trabalho apresentado na disciplina Organização de Computadores da Faculdade FAC4 de Campinas como quesito parcial para a obtenção de nota referente ao 1º Bimestre.

Profº: Luiz Silva

Campinas-SP

2013

Etapa 1

Relatório 1 – Modelos de Equipamentos Ultrabooks e Tablets

1.1 Introdução a Arquitetura de computadores

Organização de Computadores

Seu conceito básico tem como processamento de dados que tem por objetivo produzir informações a partir de outras informações, ou seja, transformar dados em informações.

Os dados são fatos que sozinhos não possuem valores, e quando organizados se tornam informações, esse processamento é chamado de processo de informação.

DADOS  --- PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO --- INFORMAÇÃO

Evolução dos Computadores

A historia da evolução dos computadores são divididos em quatro etapas, sendo:
Dispositivos Mecânicos (500 a.C. - 1880) - Onde foi criado o Ábaco, pelos babilônicos em V a.C.

Dispositivos Eletromecânicos (1880 - 1930) - Invenção do motor elétrico. Herman Hollerith cria o cartão perfurado. Dentro desse tempo também foi inventado a maquina de calcular eletrônica que utilizava relês mecânicos criada por Konrad Zuse que também crio o Z3 e o Z4. Howard Aiken cria o MARK 1 que utilizava linguagem decimal.

Componentes Eletrônicos (1930 - 1945) - Computadores mais rápidos e mais confiáveis, os relês foram substituídos por válvulas. Alan Turing cria o Colossus.

Computadores Eletrônicos (1945 - Atual) - Dentro da evolução dos computadores eletrônicos, existem quatro gerações que são:
1ª Geração: Computadores a Válvula - Dispositivo eletrônico; criação do ENIAC que foi o primeiro computador digital.

2ª Geração: Computadores Transistorados - Surge eletrônica moderna Bell, John, Walter e Willian criam o efeito transistor formando a base de todos os computadores digitais.

3ª Geração: Computadores em Circuito Integrado - Formavam múltiplos transistores em um único elemento de silício (chip-pastilha de silício) podendo ser menores necessitando assim menos energia e dissipando menos calor.

4ª Geração: Computadores que Utilizavam VLSI - Classe de dispositivos eletrônicos, capazes de armazenar em um único invólucro milhares de (diminutos) componentes; desenvolvimento dos microcomputadores.

Componentes básicos de um sistema de computação

No sistema de computação são composto por processador, memória e componentes de E/S.

O processador também chamado de CPU ou UCP, que neles se encontra a ULA - Unidade Lógica e Aritmética -; A UC - Unidade de Controle e o Registro.

A ULA é responsável pela execução de cálculos matemáticos e comparações lógicas;

A UC acessa seqüencialmente instruções de programa decodifica-os e cordena o fluxo de dados dentro e fora da ULA, dos registros, do armazenamento secundário e outros;

O Registro é a área de armazenamento de alta velocidade usada para guardar informações temporariamente, pequenas unidades de instrução de programa e de dados imediatamente antes, durante e após a execução pela UCP, durante esta execução duas fases acontece: Fase de Instrução, que primeiro BUSCA na memória principal pela UC procurando uma instrução a ser seguida depois DECODIFICA e traduz na linguagem máquina o que esta sendo feito. O próximo passo é a Fase de Execução que primeiro a ULA EXECUTA o que foi instruído, realizando calculo aritmético ou uma comparação e ARMAZENA os resultados na memória principal.

Quando o Tempo I (tempo de instrução) e o Tempo E (tempo de execução) concluem uma instrução é chamado de ciclo de máquina.

Memória

Existem dois tipos de memórias, a memória principal e a memória secundária.

Memória Principal

 Dispõe rapidamente dados e instruções a CPU, composta pela memória RAM que é uma memória volátil; temporária, que armazena dados por um curto período de tempo, caso ocorra um desligamento do computador ou uma falha de energia todos o dados que nele foram armazenados serão perdidos. Esta memória é medida por Byte (conjunto de 8 bits).

Memória ROM, não volátil, nela se mantém armazenado as memória que não podem ser alteradas como programas e dados.

E a memória Cache que é mais rápida que a RAM. Quando o processador manda a informação para a RAM e a mesma manda a resposta de volta ao processador há uma demora devido a velocidade limitada da RAM, então a Cache por ser mais rápida, armazena pequenas informações que são acessadas com mais freqüência, deixando assim a resposta da instrução dada mais rápido, mas também há limitações, por ela obter mais velocidade, esta também tem a capacidade de armazenamento bem menor. Nela existem dois tipos, a L1 ou nível 1, que se encontra no processador, e a L2 ou nível 2, que fica na placa mãe na maioria dos computadores,  mas esta é opcional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.1 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com