Análise do Software Livre GanttProject Para o Gerenciamento de Cronogramas e Projetos de Pequenas Equipes
Por: Dumas Carvalho • 13/10/2019 • Artigo • 1.352 Palavras (6 Páginas) • 304 Visualizações
Análise do software livre GanttProject para o gerenciamento de cronogramas e projetos de pequenas equipes
Dumas Morais de Carvalho1 1
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Hortolândia Hortolândia – SP – Brasil
dumas.c@aluno.ifsp.edu.br1
Resumo. O presente artigo tem como proposito apresentar uma análise dos principais recursos presentes no software livre GanttProject, sendo licenciado como GPL, desenvolvido em linguagem Java e uma aplicação multiplataforma. Esse software traz consigo uma abordagem facilitada e de rápida aprendizagem para o gerenciamento de projetos por meio do uso dos diagramas de Gantt para o planejamento e gerenciamento de atividades e cronogramas, além da alocação de recursos e controle de custos dos respectivos.
Introdução
O desenvolvimento do software livre GanttProject foi iniciado por [Thomas 2003] durante seus estudos na universidade de Marne-la-Vallée, publicando-o na plataforma SourceForge (repositório de código fonte para projetos livres e de código aberto colaborativamente), assim chamando a atenção de alguns desenvolvedores que começaram a contribuir para o desenvolvimento dele.
Esse software permite divisão e priorização de tarefas, além de estabelecer dependências entre as mesmas e a alocação de recursos de forma rápida e fácil, sendo bem aplicável a projetos de menor escopo e uma boa alternativa gratuita para pequenas equipes gerenciarem seus respectivos projetos sem a alta preocupação na curva de aprendizagem de uso da ferramenta em si.
Foi analisada a versão 2.8.10 do software GranttProject, essa sendo lançada no dia 29 de janeiro de 2019.
Diagrama de Grantt
O software GanttProject é uma aplicação orientada ao uso de diagramas de Grantt para realizar o planejamento e gerenciamento de atividades e cronogramas de um projeto. O diagrama de Grantt foi desenvolvido por [Gantt 1917] como ferramenta visual para mostrar o progresso programado e real do desenvolvimento de projetos.
Os diagramas de Grantt fornecem uma visão clara de como está o andamento das atividades de um projeto por meio do uso de barras ou linhas que representam a linha do tempo mostrando a duração de cada atividade e o tempo total que será necessário para o cumprimento do projeto, assim facilitando a compreensão de todos envolvidos no processo de desenvolvimento do projeto.
Esses mesmos diagramas permitem a segmentação de tarefas em níveis menores, tornando a visão do que deve ser feito, quem deve fazer e quando mais objetiva, ou seja, também é possível estabelecer uma distribuição de responsabilidades, a sequencialidade de atividades, incluindo a definição de prazos e entregas, facilitando o controle dos cronogramas.
A figura 1 ilustra o exemplo de um diagrama de Grantt básico para o gerenciamento de atividades em um projeto de segurança e controle de acessos. Na figura é possível ver triângulos amarelos e verdes, os quais marcam, respectivamente, o início e fim das atividades descritas na coluna à esquerda P-R-O-J-E-C-T, além dos responsáveis por elas na coluna à direita R-E-S-P.
Security and Access Control System | Created with Milestones Software www.kidasa.com |
[pic 1]
Figura 1. Exemplo básico de uso do diagrama de Grantt (fonte: http://www.ganttchart.com/Chart/BasicGantt.pdf).
Gerenciamento do Cronograma
De acordo com [PMI-MG 2000] o de gerenciamento do cronograma inclui os processos pertinentes à garantia de que um projeto seja concluído dentro de um prazo estimado. Para isso, se é necessário definir atividades, sequenciá-las, estimar recursos e a duração delas, por fim definindo um cronograma e realizando o controle dele.
Esses mesmos processos podem ser articulados por meio do uso do software livre GanttProject, conforme mencionado, fazendo o uso de diagramas de Grantt para o planejamento e controle de atividades e cronogramas, incluindo a própria alocação de recursos e visualização de caminho crítico.
Além disso, o GanttProject também utiliza os conceitos do PERT (Project Evaluation and Review Technique) para o controle do cronograma de um projeto, sendo uma técnica poderosa para a estimativa da duração de atividades de um projeto por meio de cenários otimistas, prováveis e pessimistas, esses sendo possíveis durações para uma determinada atividade baseando-se em registros históricos de projetos semelhantes.
Entretanto, o software é apenas capaz de gerar um gráfico do PERT, tratando-se de uma simples ilustração mais clara das dependências existentes entre as atividades, além da duração das mesmas e o respectivo caminho crítico do projeto.
Funcionalidades da Aplicação
O software GanttProject possui quatro principais tipos de funcionalidades: criação de gráficos de Grantt, gráficos de recursos, visualização do gráfico PERT e exportação de projetos. Um outro importante recurso é a capacidade de trabalhar colaborativamente por meio de servidores WebDAV.
4.1. Gráficos de Grantt
Os gráficos de Grantt no GanttProject são formados por tarefas e essas podem ser hierarquizadas dentro da aplicação, se dividindo em três principais tipos: funcionalidade, pacotes de trabalho, atividades. Vale lembrar que também há o conceito de marcos, esses sendo utilizados para marcar fases do desenvolvimento do projeto.
Partindo de uma visão de baixo para cima, as atividades são usadas para mostrar prazos, descrições, prioridades e relações, essas geralmente sendo agrupadas por um pacote de trabalho, e mais acima formando uma funcionalidade ou parte do projeto. A figura 2 ilustra um exemplo do gráfico de Grantt gerado pela aplicação.
...