Analise orientada a objetos
Por: ronnaldorm • 7/6/2015 • Trabalho acadêmico • 4.167 Palavras (17 Páginas) • 622 Visualizações
Sumário
Resumo 1.1 - Análise e Projeto Orientado a Objetos. 3 Resumo 1.2 – Conceitos Gerais de Engenharia de Software. 4 Resumo 1.3 – Concepção, Elicitação e Tipos de Requisitos. 5 Resumo 1.4 – Engenharia de Requisitos. 6 Requisitos Funcionais. 7 Requisitos Não Funcionais. 7 Relatório 1 – Analise dos Requisitos. 8
Resumo 2.1 – Caso de Uso. 9
Resumo 2.2 – Diagrama de Caso de Uso. 10
Resumo 2.3 – Diagramas de Classes UML. 11
Diagrama de Casos de Uso. 12
Diagrama de Classes. 13
Relatório 2 – Modelagem Casos de Uso e Classes. 13
Resumo 1.1 - Análise e Projeto Orientado a Objetos.
Saber uma linguagem da programação orientada a objeto é um dos passos, por sempre ter biblioteca rica, mais também tem que analisar e projetar um sistema a partir de uma perspectiva de objetos isso é essencial.
A prática da analise e do projeto orientada a objetos é ilustrada em um único estudo de caso praticamente completo, quando você se aprofunda o suficiente na análise e no projeto, desse jeito vai aparecendo muitos detalhes, vários desses detalhes se tornam problemas e devem ser solucionados.
UML é a abreviação de Linguagem de Modelagem Unificada(Unified Modeling Language), é uma notação para modelagens de sistemas usando conceitos orientados a objetos.
Existe muitas atividades e artefatos possíveis na analise e no projeto, tendo um rico conjunto de princípios e diretrizes.
Para criar um software com aplicação é necessário uma descrição do problema e dos seus requisitos, A analise serve pra fazer uma investigação do problema e se defini a solução.
O fundamento da analise orientada a objeto, há um destaque na descoberta e na descrição dos objetos ou conceitos como do domínio do problema.
Durante o projeto orientado a objeto existe um destaque na definição dos elementos lógicos do software, os quais serão implementados em uma linguagem de programação orientada a objeto.
Um processo de desenvolvimento de software é uma forma para organizar as atividades relacionadas com a criação, entrega e manutenção do sistema. UML não define um processo padrão, seus autores reconhecem que uma linguagem de modelagem e um processo bem elaborado são de vitais importâncias. Eles oferecerão sua orientação sobre o que constitui um processo adequado em publicações separadas daquelas exclusivamente dedicadas a UML.
UML também padroniza artefatos e notações, mas elas não definem um processo-padrão de desenvolvimento. Entre as razões para isso temos o aumento da probabilidade de aceitação abrangente para uma notação de modelagem padronizada, sem ter que se comprometer com o processo-padrão e existe uma variação significativa daquilo que consisti um processo aprimorado, dependendo das habilidades, da relação de pesquisa, desenvolvimento, natureza do problema e ferramentas. A fase Construir de um projeto envolve repetidos ciclos de desenvolvimento que provavelmente terá tempo limitado, assim o sistema acaba sendo estendido. O objetivo final é um software em operação que atenda corretamente os requisitos.
Resumo 1.2 – Conceitos Gerais de Engenharia de Software.
Hoje em dia em todos os ramos é usado a Engenharia de Software, todos os países dependem de sistema muito bem elaborado e de complexidade muito alta baseadas no computador em todas as áreas, produzir e manter o software dentro de custo é primordial para o funcionamento da economia nacional e mundial.
Software é algo que não é limitado as leis da física e a falta de restrições naturais mostra que ele pode facilmente se tornar algo extremamente complexo e muito difícil de ser entendido.
Em 1968 foi proposta uma conferência criada para discutir o que foi chamado de “crise de software”, isso aconteceu graças a introdução de novo hardware de computadores baseado em circuitos integrados fazendo assim que que softwares que até então eram inviáveis a serem desenvolvidos, tornassem viáveis desse jeito os software ficaram bem maiores e com bem mais complexidade. Desse jeito projetos importantes apresentavam anos de atraso e quando era feito de em menor tempo do que previsto não era confiável, os desenvolvimento de software entrou em crise o seu custo estavam aumentando rapidamente, novas técnicas e métodos eram necessários para controlar a complexidade dos grandes sistemas de software, essas técnicas tronaram-se parte da engenharia de software.
Muitas pessoas acham que software é apenas os programas de computadores, é uma visão muito restrita, o termo não é apenas os programas, mas todos os dados de documentação e configuração associados, fazendo assim que o programa funcione. Um software é geralmente um conjunto de programas separados por arquivos de configuração baseadas no documento do usuário. A engenharia de Software é relacionada com todos os aspectos da produção, desde o inicio das especificações até a manutenção depois que ele já estiver entrado em operação.
...