Arquitetura Orientada à Serviços Metodologia Cascata
Por: Diego Vieira • 3/5/2015 • Artigo • 873 Palavras (4 Páginas) • 266 Visualizações
Arquitetura Orientada a Serviços
Resumo
Artigo sobre metodologia de orientação ao serviço (SOA) e metodologia cascata. Definição, aplicações, implementação, importância na orientação de serviços dentro de uma organização e projetos utilizando SOA.
Palavras chaves: Artigo, Metodologia, SOA, Cascata
Introdução
SOA é um modelo para desenvolver serviços, softwares, e representa todos os softwares ativos de uma organização. A implementação do SOA em uma empresa cria uma movimentação empresarial, englobando setores de negócios e técnicos. A intenção dessa movimentação empresarial é a criação da sinergia precisa para executar os projetos considerados menores que sustentarão o corpo de toda a jornada SOA. Para que se inicie, um planejamento de adoção (roadmap) é necessário, para que sejam estruturados os processos a serem desenvolvidos.
Roadmap (Planejamento de adoção)
O planejamento de adoção (roadmap) precisa, de preferência, ser desenhado a partir de uma avaliação de competências (assessment) de início da organização. A intenção é testar o ambiente para verificar os pontos fracos e fortes, conectando-os aos requisitos mínimos do SOA, com o objetivo de determinar os avanços precisos até uma arquitetura orientada a serviços.
De acordo com os resultados do assessment existe a possibilidade de estruturação um plano de ação pelo roadmap. Quando realizado, irá realizar séries de frentes de projetos na empresa, exemplo são: Estruturação dos Processos de Negócio, Arquitetura de Referência, Governança, Metodologia, entre outros.
SOA
Os processos se relacionam pela definição ou adaptar uma metodologia que oriente a de soluções SOA. Desenhada através de definições e especificações, processos e produtos do trabalho, a metodologia garantirá produtos de trabalho padrões e estratégicos.
Existem inúmeras metodologias simples de adaptação, simples de compreender, mas poucos possuem ou utilizam uma. A ideia que se tem em grande parte das empresas é muito negativa: "metodologia atrapalha", "metodologia dificulta", "metodologia não é bom".
A metodologia pode ser considerada ‘’estrutura’’ do trabalho realizado na empresa. Processos são mapeados, simulados e divulgados, é importante que todos realizem da mesma forma. Na utilização de SOA uma metodologia eficiente é de suma importância.
O objetivo de uma metodologia SOA é padronizar os processos a serem executados por toda produção da organização, do inicio ao fim. É necessário garantir a uniformidade e o embasamento para uma série de novas tarefas: identificação do serviço, avaliação do potencial de reuso, identificação de reuso, classificação e mapeamento das dependências dos serviços, entre outras.
A metodologia SOA procura oferecer o maior ganho que ela disponibiliza: evitar a reinvenção da roda. Em grande parte das empresas, os processos são realizados por pessoas e setores diferentes, tornando mais claro a necessidade de uma metodologia eficiente.
Exemplos:
[pic 1] [pic 2]
Metodologia Cascata
A metodologia cascata é um meio de desenvolvimento de software em sequência. Neste modelo, o desenvolvimento é visto como um fluir constante para frente (como uma cascata) através das fases de análise de requisitos, projeto, implementação,testes (validação), integração, e manutenção de software.
A metodologia cascata é utilizada principalmente quando os requisitos de um determinado problema são bem compreendidos. Uma forma de utilizar o modelo cascata é quando precisamos fazer adaptações ou aperfeiçoamentos em um sistema já existente. Por exemplo, quando temos um sistema já pronto e precisamos fazer uma adaptação porque alguma lei governamental foi alterada ou criada.
...