Atividade Individual Métodos Ágeis
Por: JULIO CESAR DURIGAN MARCHIOLLI • 31/5/2022 • Trabalho acadêmico • 1.276 Palavras (6 Páginas) • 759 Visualizações
Atividade individual
Matriz de atividade individual | ||
Estudante: | ||
Disciplina: Métodos Ágeis | ||
Turma: | ||
Parte I – definição do produto Identifique as 07 dimensões do produto: Ator, interface, ação, informação, regras do negócio, ambiente e requisitos não funcionais. | ||
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Desenvolva a Product Vision Box | ||
FRENTE
VERSO
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Elabore um texto explicativo que poderá servir como o seu elevator speech | ||
Com o desenvolvimento das cidades, é inevitável despertar a consciência das pessoas para a proteção ambiental. Este aplicativo foi desenvolvido para apoiar a coleta seletiva de óleo vegetal na Grande São Paulo. Seu objetivo é apoiar, incentivar e ser uma ferramenta para a população, pois atualmente não existe uma estrutura de coleta seletiva totalmente adequada. Um dos objetivos é, também, ser uma grande oportunidade de apoio, para as famílias que trabalhham no ramo de coleta seletiva, maximizando assim a quantidade de resíduos atualmente reciclados. O aplicativo Coleta Sustentável de Óleo Vegetal é uma plataforma digital, com acesso gratuito a todos os grupos de pessoas. Está disponível nos sistemas operacionais IOS e Android, e pode ser utilizado por meio de um smartphone conectado à internet. Nele, os usuários poderão agendar horários de coleta em residências, apartamentos e pequenos negócios, além de contar com informações de como separar adequadamente o material para seu destino, tudo com um design simples e fácil navegação para o usuário. | ||
Identifique ao menos duas personas | ||
Conceição - 73 anos, dona de casa, casada, mora com o marido, sempre cuidando do meio ambiente, descarta seletivamente o óleo vegetal usado em casa, mas tem a impressão de que todo o seu trabalho é desperdiçado porque o lixo se mistura os lixos não separados de outras residências. Sabe o quanto é importante reduzir seu impacto ambiental e contribuir para um futuro melhor. Deseja que seu esforço individual servisse de exemplo e ajudesse outras pessoas. Lucas – 30 anos, atua na área de TI, solteiro, divide sua residência com seus pais, tem forte convicção de que pode e deve apoiar as iniciativas que reduzam ou neutralizem os impactos ambientais. Sempre solíctio e engajado quer contribuir e disseminar em suas redes as diversas iniciativas para um mundo melhor, entre elas um aplicativo onde pudesse agendar o horário de coleta, onde seu esforço gerasse receita para os coletores e maior consciência ambiental na população. Genésio – 55 anos, coletor autônomo de óleo vegetal, casado, 5 filhos, trabalha na coleta pelas ruas da cidade, está interessado em uma maneira mais eficiente e que aumente o volume coletado em seu trabalho, que possa ter uma rota definida, com mais informação e segurança. | ||
Escreva pelo menos 10 user stories dessas personas | ||
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Defina o MVP | ||
[pic 2] Seguindo o conceito do esforço ou sequência de Fibonacci, que na tabela acima temos o valor agregado dividido pelo esforço Fibonacci, resultando em um ROI de 2. Assim, teríamos 5 User Story abaixo do ROI mínimo, sendo que nenhuma delas constitui requisitos legais ou obrigatórios para o desenvolvimento e lançamento da ferramenta. Desta forma, o Product Owner (PO) estabeleceu um mínimo viável do produto considerando os 3 maiores ROIs, em ordem de maior valor e menor esforço, sendo 4,0, 2,7 e 2,7, que serão entregues após finalização do primeiro Sprint, os demais ROIs acima de 1,4, deverão ser entregues nos próximos sprints. | ||
Parte II – planejamento das entregas | ||
Com base nos user storys, feito o planejamento do backlog do produto, definidos seu Sprint atual, aplicação e prioridade, podendo haver alterações em cada Sprint a depender da demanda. [pic 3] | ||
Estime o valor de retorno para o cliente e o esforço da equipe para cada tarefa | ||
Usando a técnica do Planning Poker, podemos estimar o esforço da equipe em cada tarefa, sempre usando a menor parte ou história como referência, ou seja, uma estimativa do tempo gasto em cada tarefa de acordo com sua complexidade, usando assim o esforço de Fibonacci (limite de escala a 1 - 2 - 3 - 5 - 8) priorizando a tarefa com maior prioridade e menor esforço. Para avaliar o retorno do cliente, utilizamos as notas dos usuários (0 a 10) para demonstrar as prioridades de cada pessoa em relação ao projeto, calculando assim o ROI final (valor agregado do usuário dividido pelo esforço da equipe) de cada user story, principalmente aqueles com maior ROI e definir um ponto de corte, estabelecendo assim a ordem por gênero e entrega em cada sprint. [pic 4] | ||
Fatie, descarte e priorize o backlog | ||
Conforme desenhado o MVP, seguindo o critério do ROI de cada user story (valor agregado user story dividido pelo esforço da tarefa), priorizado as três tarefas com maior ROI – 4,0, 2,7 e 2,7:
Definido pelo Product Owner (PO) no MVP ponto de corte tomando como referência o ROI de 2 e as User Story que apresentam valor agregado menor que 8, assim, descartamos três atividades;
[pic 5] | ||
Estime o número de sprints, considerando um valor estimado da velocidade da equipe | ||
Considerando o resultado do story points com esforço final de 38 pontos, com estimativa inicial de velocidade de 8 pontos por Sprint, calculamos que são estimados 3 sprints, respeitando o limite máximo de velocidade da equipe. Para a primeira Sprint, priorizados as user storys com maior ROI como definido no MVP pelo Product Owner (PO) e descartadas as user storys com menor valor agregado e menor ROI, abaixo demonstrado a estimativa das sprints: [pic 6] | ||
Referências bibliográficas | ||
CASTRO, Marcela; BARCAUI, André. E-Book Métodos Ágeis. FGV, Rio de Janeiro, Disponível em: https://ls.cursos.fgv.br/d2l/lor/viewer/viewFile.d2lfile/392586/641502/assets/metodos_ageis.pdf#page=10 Acessado em 30/05/2022. |
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