Atividade de autodesenvolvimento
Por: taraberne • 1/6/2015 • Relatório de pesquisa • 1.770 Palavras (8 Páginas) • 364 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SÃO PAULO
UNIDADE CAMPO LIMPO
Curso: Analise e Desenvolvimento de Sistemas
4º Semestre
Disciplina: Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Leonardo Moreira de Sousa – RA: 6393226032
Atividade de Autodesenvovimento
São Paulo
2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SÃO PAULO
UNIDADE CAMPO LIMPO
Curso: Analise e Desenvolvimento de Sistemas 4º Semestre
Disciplina: Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Atividade de Autodesenvovimento
Trabalho desenvolvido para disciplina Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) apresentado a Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na atividade de Autodesenvolvimento.
São Paulo
2014
Sumário
Introdução
Relatório
Eficiência e Eficácia
Web 3.0
Modelos de e-Business
Principais áreas de negócios que se beneficiam do e-Business:
Benefícios e desafios que o e-Business pode trazer para a empresa Total SX Company
Considerações finais
Referências Bibliográficas
Introdução
A tecnologia de informação oferece recursos tecnológicos e computacionais para a geração de informações, e os sistemas de informação estão cada vez mais sofisticados, propondo mudanças nos processos, estrutura e estratégia de negócios. Não se admite hoje uma empresa que queira competir com vantagem, sem a utilização dessas ferramentas. Foi apresentado um relatório para a empresa Total SX Company descrevendo como a implantação do sistema de informação pode gerar crescimento trabalhando com a informação em tempo real, melhorando o atendimento ao cliente e aumentando o lucro da empresa. Falamos sobre a inteligência artificial da web 3.0, modelos de e-business e as principais áreas que se beneficiam do e-business.
Relatório
É preciso mostrar aos colaboradores a importância e a diferença positiva que o sistema de informação (SI) pode fazer na empresa Total SX Company. A colaboração não vai acontecer de forma espontânea em uma empresa, em especial se não houver ema cultura que lhe dê apoio. Uma das maiores vantagens da implantação do (SI), é que, com o levantamento de dados e o processamento das informações podemos construir uma cultura colaborativa. A estratégia é descrever como podemos melhorar a empresa com a implantação dessa tecnologia.
Produtividade: pessoas trabalhando juntas podem concluir uma tarefa complexa mais rápido do que mesmo numero de pessoas trabalhando sozinhas. Haverá menos erros.
Qualidade: pessoas trabalhando colaborativamente podem comunicar erros e tomam medidas corretivas de forma mais rápida. Haverá uma redução no tempo de espera entre unidades de produção.
Inovação: trabalhando colaborativamente em grupos, podemos ter mais idéias inovadoras de produtos, serviços e administração.
Atendimento ao cliente: em equipes, podemos resolver problemas e questões relacionadas aos clientes de maneira de maneira mais eficiente.
Desempenho financeiro (lucratividade, vendas): como resultado desses benefícios, empresas colaborativas apresentam melhor desempenho em vendas, crescimento de vendas e lucratividade.
Eficiência e Eficácia
Excelência operacional: as empresas estão sempre tentando melhorar a eficiência de suas operações a fim de conseguir mais lucratividade
Novos produtos e serviços: as tecnologias e os sistemas de informação são a principal ferramenta que as empresas dispõem para criar novos produtos e serviços, assim como novos modelos de negócio inteiramente novos. Um modelo de negócios descreve como uma empresa produz, entrega e vende um produto.
Relacionamento com o cliente e fornecedores: com o processamento das informações é possível conhecer de verdade seus clientes e fornecedores e assim atender-los do jeito que eles querem ser atendidos, a reação típica deles é voltar a essa empresa e comprar mais. O mesmo se aplica aos fornecedores.
Melhor tomada de decisão: o sistema de informação tem permitido que os administradores tomem decisões fazendo uso de dados em tempo real, extraídos do próprio mercado.
Web 3.0
A Web semântica permitirá que as pessoas e computadores trabalhem em cooperação na exploração do conhecimento, uma vez que pressupõe a atribuição de significado aos conteúdos publicados na Internet e o desenvolvimento de tecnologias e linguagens que colocam esse significado ao alcance das máquinas. Ao mesmo tempo, o estabelecimento de significados e de linguagens compatíveis garante ambiente de maior interoperabilidade entre serviços. Tendo em conta essas características, não é de estranhar que os computadores possam, no futuro próximo, ser instruídos para fazer pesquisas tão complexas como apresentar uma lista de preços de televisores de alta definição, com écran superior a 70 cm, resolução de 1080p, à venda em lojas da cidade mais próxima, abertas até as 20H00 durante os fins-de-semana.
Ou seja, com um maior filtro de pesquisas dos clientes podemos saber exatamente o perfil do cliente e assim montar uma estratégia de vendas. Podemos planejar melhor sobre produtos preços e melhores locais para venda e negociações.
Modelos de e-business
- Empresa- empresa (B2B)- A extensão territorial do Brasil favorece a aplicação deste modelo, uma vez que cria um quadro de demanda a ser explorado. Os setores de transporte e logística, por exemplo, podem ser potenciais, na medida em que a criação de sistemas de compras corporativo e compartilhados pode gerar uma redução nos custos
.
- Empresa- consumidor (B2C)- Este modelo pode se posicionar como um dos mais adequados para a empresa, pois permite a expansão do negócio a um custo relativamente acessível, inclusive para médias e pequenas empresas. O B2C pode ainda ser uma alternativa para os empresários que desejam testar seu desempenho em um novo projeto ou segmento.
- Consumidor- consumidor (C2C)- Nesse modelo a relação se caracteriza pela venda ou troca de bens e serviços pelos consumidores, mas, a empresa pode se beneficiar dessa plataforma para fazer marketing.
- Consumidor- empresa (C2B)- Abre-se a possibilidade de que consumidor e empresa negociem em meio eletrônico de forma que as empresas busquem oferecer as melhores propostas para o consumidor
Principais áreas de negócios que se beneficiam do e-business:
Marketing/vendas:
- A divulgação dos produtos e serviços através da internet ganhou tal proporção que impulsionou as vendas diretas pela internet de pequenas, médias e grandes empresas, fazendo do e-business um sistema próspero e lucrativo. Os principais tipos de marketing e vendas na internet são:
- • Anúncios on-line – que são links em formas de caixas e espaços em sites de grandes visitas, levando o usuário para o site de compra da empresa.
- • Pop-up – uma página que surge sobre a página principal do site, se bem aplicado é um ótimo meio de divulgação.
- • Programas de associados – algumas empresas pagam comissões para divulgação de produtos e serviços em outros sites.
- • Blogs – são páginas na internet que podem tratar de assuntos específicos para um determinado público.
- • Podcasting – comercialização e divulgação de músicas e vídeos focando em usuários com esse tipo de preferência.
- • Otimização de mecanismos de busca – estar sempre à frente ou o mais perto possível da primeira página de um site de busca.
Serviços financeiros:
- Vários tipos de serviços financeiros são oferecidos pela internet, entre eles destacam-se as operações bancárias, sites de financiamento, operadoras de cartão de crédito e sites especializados em intermediar compras entre consumidores (C2C).
Aquisição:
- A aquisição está concentrada na compra de suprimentos entre empresas (B2B) e ofertas de diversos produtos e serviços para consumidores por catálogos eletrônicos na internet.
Atendimento ao cliente:
- Realizar uma compra ou uma transação na internet requer um certo cuidado e suporte ao cliente. Podemos encontrar o atendimento ao cliente em sites de vendas e compras, pelos órgãos governamentais que utilizam o código de defesa do consumidor e através de sites de relatos dos próprios clientes.
Intermediários:
- São serviços na internet que podem intermediar negociação entre pessoas e empresas. Por exemplo: realizar serviços de digitação pela internet para uma determinada empresa ou pessoa.
Medição do sucesso do e-business
- Quem acessa e quantas vezes são acessados os sites de e-business é fator fundamental para a criação de estratégias de marketing e tomada de decisão. Cada site tem o seu valor e a métrica de acesso define esse valor. Podemos citar algumas métricas para os sites: a quantidade de acessos e transações financeiras, quem são os clientes de acordo com cada perfil, o tempo que cada um ficou no site, a região dos clientes, os horários de acesso, o abandono dos carrinhos de compras e o cancelamento das compras.
Benefícios e desafios do e-business:
- As empresas estão cada vez mais levando seus negócios para a internet. É importante não focar somente em espaços físicos, o perfil dos clientes está mudando, a dinâmica e a escassez de tempo das pessoas fazem dos sites de compras uma opção de grande relevância comercial. Sair de casa para comprar uma TV, um som, um celular e até mesmo um carro não é mais necessário, podemos usar esse tempo para outras finalidades. Antigamente precisávamos nos deslocar para realizar um negócio, hoje facilmente realizamos essas tarefas pela internet.
Novas tendências surgiram no e-business e, com elas, a criação de novos negócios e aplicações pela internet. É o caso do e-Government, que são sistemas on-line utilizados pelo governo que possibilitam levar aos contribuintes serviços específicos, como declaração de imposto, recolhimentos de tributos e serviços de apoio ao consumidor e à população em geral.
...