TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade pratica eletrica

Por:   •  29/4/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.430 Palavras (6 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 6

MEC/UTFPR-MD/DAELE/CC51E/Fundamentos de Eletricidade

Prof. Luís Paulo Zanolla Boschett i

ATIVIDADE PRÁTICA 02

(Teorema de Thévenin – Teorema de Norton – Princípio da Superposição)

PRIMEIRA PARTE – Teoremas de Thévenin e de Norton – Revisão teórica:

O Teorema de Thévenin estabelece que qualquer circuito resistivo linear (que obedece a lei de Ohm) e bilateral (no qual a corrente pode fluir nos dois sentidos) pode ser substituído pelo seu equivalente de Thévenin, que consiste em uma fonte de tensão (a tensão de Thévenin VTH) em série com a resistência de Thévenin RTH, conforme a figura:

[pic 1]

O Teorema de Norton estabelece que qualquer circuito resistivo linear (que obedece a lei de Ohm) e bilateral (no qual a corrente pode fluir nos dois sentidos) pode ser substituído pelo seu equivalente de Norton, que consiste em um gerador de corrente (a corrente de Norton IN) em paralelo com a resistência de Norton RN, conforme a figura:

[pic 2]

A resistência de Thévenin é a mesma resistência de Norton,

RTH = RN

e a tensão de Thévenin e a corrente de Norton se relacionam segundo a primeira lei de Ohm,

VTH = RTH * IN = RN * IN

Podemos afirmar que o Teorema de Thévenin e o Teorema de Norton são duais, ou seja, Thévenin está para a tensão assim como Norton está para a corrente.

SEGUNDA PARTE – Thévenin e Norton -  Procedimentos práticos:

01.  Procure 4 resistores com valores próximos (por exemplo, todos da ordem de unidades ou dezenas ou centenas de kΩ, ou mesmo da ordem de MΩ.r4= 82k R1=82K         R2=82K R3= 12K

02. Monte o circuito abaixo:

[pic 3]

03. Ajuste a fonte para um valor de tensão inteiro entre 8 e 12 VDC. (equipes diferentes, valores diferentes).

04. Meça a tensão e a corrente sobre o resistor RL (load = carga).

IL =                       33.33uA

VL =                     2.73v

05. Retire o resistor RL e meça a tensão entre os pontos A e B. Esta será a tensão de Thévenin, VTH.

VTH =                              8,38V

06. Desconecte a fonte de tensão do circuito, e substitua-a por um curto-circuito. Meça a resistência equivalente entre os pontos A e B (ainda sem a resistência RL). Esta será a Resistência de Thévenin, RTH.

RTH =                             117,2  Ω          

07. Monte agora o circuito a seguir, ajustando a fonte para o valor da tensão de Thévenin  VTH medido no item 05, e procure associar resistores para chegar a um valor o mais próximo possível do resistor de Thévenin RTH, conforme medido no item 06. Em seguida, meça e anote a tensão e a corrente no resistor de carga RL.

[pic 4]

IL =                       42,7uA

VL =                  3,45   V

Agora compare estes valores com os valores de tensão e corrente medidos no item 04, e escreva suas conclusões a seguir. Calcule os erros percentuais de ambas.

08. Agora, para o circuito do item 02,  determine teoricamente os equivalentes de Thévenin e de Norton (conforme teoria vista em aula) para o resistor RL vistos a partir dos pontos A e B, e compare os valores calculados com os obtidos experimentalmente nos itens anteriores.  Coloque os valores nos circuitos abaixo, não esquecendo    que  IN = VTH/RTH. Sendo o caso, calcule os erros percentuais.

VTH=8,38V RTH=117K RL=82K

                                                                                  IN= 71,5mA  RL=82K RTH=

[pic 5]

[pic 6]

09. Para o circuito do item 02, calcule a tensão e a corrente no resistor RL pelos meios tradicionais (nõs e malhas), sem usar o equivalente de Thévenin, depois compare os valores com os obtidos até agora. Sendo o caso, calcule os erros percentuais.

TERCEIRA PARTE – Princípio da Superposição – Introdução teórica:

O princípio da superposição para um circuito contendo elementos lineares estabelece que a saída pode ser encontrada através da obtenção da contribuição de cada uma das fontes que alimentam o circuito com as demais em repouso, adicionando-se posteriormente cada uma das respostas individuais para obter a resposta total. A resposta encontrada pode ser uma corrente ou uma tensão. Assim, a saída de um circuito linear de múltiplas entradas pode ser encontrada através dos seguintes procedimentos:

a. Desligue todas as fontes independentes exceto uma delas e encontre a saída do circuito devido à ação daquela fonte que está ativa;

b. Repita o processo do passo (a) até que cada fonte independente tenha sido ligada e a saída devido à cada fonte ativa tenha sido determinada;

c. a saída total com todas as fontes indpendentes ligadas é a soma algébrica das saidas produzidas por cada uma das fontes.

Obs.: Para desligar uma fonte de tensão independente, a mesma deve ser substituída por um curto-circuito. Para desligar uma fonte de corrente independente, esta deve ser substituída por um circuito aberto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (203.2 Kb)   docx (48.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com