ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Tese: ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jean_fc • 6/4/2013 • Tese • 3.158 Palavras (13 Páginas) • 703 Visualizações
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS Ciência da Computação 3ª Série Programação Estruturada II A atividade prática supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de etapas programadas e supervisionadas e que tem por objetivos: Favorecer a aprendizagem. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo. Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado. Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem. Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação. Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos à profissão. Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual. Para atingir estes objetivos a ATPS propõe um desafio e indica os passos a serem percorridos ao longo do semestre para a sua solução. A sua participação nesta proposta é essencial para que adquira as competências e habilidades requeridas na sua atuação profissional. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional. AUTORIA: Jaqueline Brigladori Pugliesi Faculdade Anhanguera de Valinhos Jeanne Dobgenski Anhanguea Educacional Ltda Marcelo Augusto Cicogna Faculdade Anhanguera de Valinhos
Ciência da Computação – 3ª Série – Programação Estruturada II
Jaqueline Brigladori Pugliesi, Jeanne Dobgenski, Marcelo Augusto Cicogna
Pág. 2 de 10
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES Ao concluir as etapas propostas neste desafio você terá desenvolvido as competências e habilidades descritas a seguir. Capacidade de, com base nos conceitos adquiridos, iniciar, projetar, desenvolver, validar e gerenciar qualquer projeto de software. Competência para identificar, analisar, documentar e solucionar problemas e necessidades passíveis de solução via computação. Capacidade para desenvolvimento de pesquisa científica e tecnológica. Saber conciliar teoria e prática. Produção Acadêmica Relatórios parciais, com os resultados das pesquisas e atividades realizadas. Participação Esta atividade será, em parte, desenvolvida individualmente pelo aluno e, em parte, pelo grupo. Para tanto, os alunos deverão: Organizar-se, previamente, em equipes de participantes conforme orientação do professor. Entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina. Observar, no decorrer das etapas, as indicações: Aluno e Equipe. Padronização O material escrito solicitado nesta atividade deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT1, com o seguinte padrão: Em papel branco, formato A4. Com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm. Fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta. Espaçamento de 1,5 entre linhas. Se houver citações com mais de três linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaçamento simples entre linhas. Com capa, contendo: Nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina. Nome e RA de cada participante. Título da atividade. Nome do professor da disciplina. Cidade e data da entrega, apresentação ou publicação. 1 Consultar o Manual para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos. Unianhanguera. Disponível em: <http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.
Ciência da Computação – 3ª Série – Programação Estruturada II
Jaqueline Brigladori Pugliesi, Jeanne Dobgenski, Marcelo Augusto Cicogna
Pág. 3 de 10
DESAFIO Muitos programas de computador do tipo “Console” são utilizados todos os dias. Para a plataforma Linux, esta é uma afirmação quase que incorporada à estrutura do próprio Sistema Operacional (SO). No SO Windows, os aplicativos de console, que são simples em interface, mas que desempenham tarefas muitas vezes sofisticadas, não são tão comuns à experiência típica de uso do sistema. Por exemplo, pode-se citar desde programas de linha de comando como “ipconfig” que auxilia na visualização das configurações de rede de um PC, até programas como o “taskkill” que auxiliam o usuário a eliminar processos ativos na memória do computador. O objetivo desta atividade é motivar o aluno a adquirir experiência com o ciclo completo de desenvolvimento de um pequeno aplicativo de linha de comando (Console). Este ciclo utilizará os conceitos apresentados na disciplina de algoritmos; apresentará um exemplo de organização e de documentação de código fonte; exigirá uma organização funcional do código baseado em estruturas modulares; por fim, o aluno implementará um software de linha de comando com opções de parâmetros na chamada do programa. Esta tarefa deverá ser implementada utilizando-se a Linguagem C. Sugere-se como compilador e interface de desenvolvimento o Code::Blocks. Disponível em: <http://www/codeblocks.org>. Acesso em: 11 set. 2011. O Problema Esta atividade concentra esforços no desenvolvimento de um programa que permita contar linhas de código fonte desenvolvida em Linguagem C ou C++. A estrutura sugerida permitirá a sua adequação para outras linguagens. A escolha deste tema por se tratar de um problema de simples entendimento, deixando espaço para que o aluno concentre o desenvolvimento de suas habilidades no entendimento e prática do ciclo de criação e implementação do aplicativo. A contagem de linhas de um arquivo texto pode ser facilmente desenvolvida em poucas linhas de código, conforme apresentado no exemplo da Listagem 1. Listagem 1. Exemplo de programa em Linguagem C para contagem de linhas de um arquivo. #include <stdio.h> int main () { FILE * pFile; int c; int n = 0; pFile = fopen ("ArquivoTexto.txt", "r"); if (pFile !=NULL) { do { //DO c = fgetc(pFile); if (c == '\n') n++; } //DO while (c != EOF); fclose(pFile); printf("Número de linhas = %d.\n", n); } return 0; }
Ciência da Computação – 3ª Série – Programação Estruturada II
Jaqueline Brigladori Pugliesi, Jeanne Dobgenski, Marcelo Augusto Cicogna
Pág. 4 de 10
O Desafio Partido do exemplo anterior de contagem simples de linhas de um arquivo texto, o desafio desta tarefa tem início ao se querer determinar o número de linhas do código que são comentários formatados segundo a sintaxe da Linguagem C/C++. A sintaxe prevê dois tipos de comentários: linha única começando com
...