Atps Programaçao C# etapa 1 e 2
Por: neifsnafita • 26/11/2015 • Trabalho acadêmico • 3.606 Palavras (15 Páginas) • 217 Visualizações
ANHANGUERA
ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
PROGRAMAÇÃO
ATPS
SÃO BERNARDO DO CAMPO 06/10/2015
Sumário
Relatório 01: Orientação a Objetos e Classes
Classes
Declarando classes
Métodos
Atributos
Usando atributos
Encapsulamento
Modificadores de acesso
Relatório 02: Implementação de Construtores, Sobrecarga e Herança.
Implementação de Construtores
Sobrecarga
Sobrecarga em C#
Herança
Herança em C#
Prints das telas da execução das classes
Relatório 01: Orientação a Objetos e Classes
Classes
Uma classe é uma construção que permite que você crie seus próprios tipos personalizados, agrupando variáveis de outros tipos, métodos e eventos. Uma classe é como um modelo. Define os dados e comportamento de um tipo. Se a classe não é declarada como estática (STATIC), o código do cliente pode ser usado por meio da criação de objetos de ou de instâncias de que são atribuídas a uma variável. A variável permanece na memória até que todas as referências a ela saiam de escopo. Nesse momento, o CLR seleciona marca a variável como elegível para ser descartada. Se a classe é declarada estática (STATIC), apenas uma cópia existe em memória e o código do cliente só pode acessá-la por meio da classe propriamente dita, não por uma instância variável. Para obter mais informações, consulte Classes estáticas e membros de classe estáticos (guia de programação C#).
Ao contrário das estruturas, classes suportam herança, uma característica fundamental da programação orientada a objeto. Para obter mais informações, consulte Herança (Guia de programação C#).
Declarando classes
Classes são declaradas usando a palavra-chave classe, conforme mostrado no exemplo a seguir:
public class Cliente;
{
// Campos, propriedades, métodos e eventos aqui
}
A palavra-chave class é precedida pelo nível de acesso. Como public é utilizado, neste caso, qualquer pessoa pode criar objetos desta classe. O nome da classe segue a palavra-chave class. O restante da definição é o corpo da classe, onde o comportamento e os dados são definidos. Campos, propriedades, métodos e eventos em uma classe são referidos coletivamente como membros de classe.
Métodos
Um método é um bloco de código que contém uma série de instruções. Um programa faz com que as instruções a serem executadas chamando o método e especificando quaisquer argumentos de método necessário. Em C#, todas as instruções são executadas por métodos. O método Main é o ponto de entrada para cada aplicativo C# e ele é chamado pelo CLR (Common Language Runtime) quando o programa é iniciado.
Métodos são declarados em uma classe ou struct, especificando - se o nível de acesso como public ou private, modificadores opcionais, como abstract ou sealed, o valor de retorno, o nome do método. Juntas, essas partes são a assinatura do método.
Obs: Um tipo de retorno de um método não é parte da assinatura do método para fins de sobrecarga de método. No entanto, ele é parte da assinatura do método ao determinar a compatibilidade entre um delegate e o método que ele aponta.
Os parâmetros do método são colocados entre parênteses e são separados por vírgulas. Parênteses vazios indicam que o método requer sem parâmetros. No exemplo abaixo a classe contém três métodos:
abstract class Motorcycle
{
// Qualquer um pode chamar isso.
public void StartEngine() {/* Declaração de método aqui */ }
// Apenas as classes derivadas pode chamar esse.
protected void AddGas(int gallons) { /* Declaração de métodos aqui. */ }
// As classes derivadas pode substituir a implementação de classe base.
public virtual int Drive(int miles, int speed) { Declaração de métodos aqui */ return 1; }
// As classes derivadas devem implementar isso.
public abstract double GetTopSpeed();
}
Atributos
Os atributos fornecem um método eficiente de associar metadados ou informações declarativas ao código (assemblies, types, métodos, propriedades e assim por diante).
Atributos fornecem um método poderoso de associar metadados ou informações declarativas, com código (assemblies, tipos, métodos, propriedades e assim por diante).
Depois que um atributo estiver associado a uma entidade do programa, o atributo pode ser consultado em tempo de execução usando uma técnica chamada reflection.
Atributos têm as seguintes propriedades:
Atributos adicionam metadados para o seu programa. Metadados são informações sobre os tipos definidos em um programa.
Todos os assemblies. NET contêm um conjunto de metadados que descrevem os tipos e seus membros. Você pode adicionar atributos personalizados para especificar qualquer informação adicional necessária.
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