Automação Industrial e Serviços.
Por: Drikas • 14/9/2015 • Trabalho acadêmico • 528 Palavras (3 Páginas) • 247 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL
FACULDADE ANHANGUERA DE BAURU
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL E SERVIÇOS
Atividades Práticas Supervisionadas
PRIMEIRA ETAPA
BAURU
2014
ANHANGUERA EDUCACIONAL
FACULDADE ANHANGUERA DE BAURU
AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL E SERVIÇOS
Atividades Práticas Supervisionadas
Trabalho extra-sala apresentado a Faculdade Anhanguera Bauru como requisito parcial a obtenção do titulo de Tecnólogo em Gestão de Tecnologia da Informação.
Orientador:
BAURU
2014
- MECATRONICA E SEUS CONCEITOS
Aplicação combinada de conhecimentos de áreas tradicionais, como a engenharia mecânica, a eletrônica, controle e a computação de forma integrada e concorrente. Tem como objetivo a formação profissional em mecatrônica em nível nacional e internacional, estudo de impactos na sociedade (tecnológicos, sociais e econômicos).
Desde o fim da segunda guerra mundial foi notada que houve uma evolução sobre os pensamentos de produções industriais devido ao aparecimento de novas disciplinas, pesquisas operacionais e cibernéticas. Mas com tudo, na década de 80 foi observado um declínio muito grande na produtividade, principalmente por conta do mercado de trabalho que passou a exigir maior diversificação de produto, tempo de desenvolvimento e produção menores, um ciclo de vida dos produtos menores e baixo custo. Foi onde começou a obter maior integração da sua vasta gama de negócios ao processo produtivo.
Os conceitos básicos da mecatrônica são representa pelas combinações de materiais, mecanismos, sensores, atuadores, eletrônica e processamento digital.
Hoje em dia a mecatrônica tem uma ampla forma de aplicação, sendo muito usada em combinação com a automação industrial, onde se da uma grande complexidade por conta de obter melhorias nas maquinas, podendo eliminar juntas articuladas por exemplo, e substitui-las por juntas elásticas, tendo um melhor desenvolvimento, menos desgastes, gerando menor custo.
Com a vinda dos micros controladores onde se tem um custo baixo, sua venda hoje é de fácil acesso, foi possível se obter inteligências nas maquinas, onde se da à ordem programando a “mente” da maquina para fazer o serviço, onde é preciso, repetido sem falhas e com perfeição, trazendo maior confiança, onde feito por ser humano não existiria a precisão em todas as peças.
A mecatrônica esta presente em três níveis, nos componentes, maquinas e sistemas (FMS, FAS e CIM). Os diferentes níveis exigem uma compreensão maior da força física que será imposta sobre aquele processo feito pelo robô, com isso, é exigido menor esforço físico humano, porem maior raciocínio para o desenvolvimento do robô, como por exemplo, os fenômenos físicos, os componentes necessário para não correr riscos de ter problemas, temperatura a que a peça será submetida no processo fabril, todo um estudo para maior perfeição. Com isso programando o robô usando a parte de sistemas implantada para programar o que deve ser feito, gerando maior perfeição no produto.
...