COMÉRCIO ELETRÔNICO E DESIGN DE PORTAIS
Por: senabel123 • 23/3/2016 • Trabalho acadêmico • 1.969 Palavras (8 Páginas) • 342 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SÃOPAULO
UNIDADE CAMPO LIMPO
sistema de informação
ELABORADO POR:
ABEL OLIVEIRA SENA /6º RA: 1299461010
BRUNO DA SILVA/ 5º RA: 1299695945
LUIS CARLOS MONTEIRO/ 6º RA: 6658366018
MAURICIO ALVES DE OLIVEIRA/ 5º RA: 7247599241
SÃO PAULO
2015
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SÃOPAULO
UNIDADE CAMPO LIMPO
sistema de informação
COMÉRCIO ELETRÔNICO E DESIGN DE PORTAIS
Professor Responsável
ALEXANDRE FREITAS
SÃO PAULO
2015
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é escrever de forma introdutória à alguns conhecimentos do Comércio Eletrônico e Design de Portais que tem como público-alvo os alunos do Curso de Sistema de Informação.
Esse trabalho servirá de apoio ao ensino da disciplina em nível de graduação e abrange tópicos recomendados para cursos de Tecnologia da Informação.
SUMÁRIO
ETAPA 3 – PASSO 3
Certificados Digitais
Certificação Digital são recursos tecnológicos que permitem que a informação seja trafegada sem que haja alteração entre o envio e a recepção da mesma, de uma forma sintética, é a forma usada para que transações eletrônicas dos mais diversos tipos sejam realizadas considerando sua integridade, sua autenticidade e sua confidencialidade, de forma a evitar que adulterações, captura de informações privadas ou outros tipos de ações indevidas ocorram.(http://www.infowester.com).
Business to Business (B2B)
Os dois exemplos apresentados (http://www.planetaperforma.com.br e http://www.bellfone.com.br/Institucional.aspx) , mostram seus produtos, em forma de listas ou menus, fazendo uso de filtros que facilitam a navegação , facilitam o acesso aos produtos oferecidos, listando lojas próximas e até contato telefônico através de números gratuitos(0800), no entanto em nenhum dos casos a venda é feita diretamente pelo site. Como não existe compra pelo site, nenhum certificado foi localizado.
Busines To Consummer (B2C)
Neste caso, como tratamos de comercialização entre empresa e o consumidor final existe uma maior preocupação com certificação de segurança, já que aqui o cliente terá que usar algum meio de pagamento para finalizar a venda.
O portal http://www.loosho.com/ apresenta o certificado bronze do E-bit, entidade esta que coleta informações detalhadas sobre o comércio eletrônico, a partir de dados do próprio consumidor online após a efetivação de compras, após o registro desta informação e analise feita por recursos da própria certificadora, a empresa envolvida é classificada em uma das medalhas: Diamante, Ouro, Prata e bronze. O mesmo portal ainda mostra o selo de associado da ABComm (Associação Brasileira de Comercio Eletrônico) CertiSign, empresa responsável por prover os mais diversos tipos de certificações digitais.
Quanto ao (http://www.marisa.com.br/) além de classificação Diamante no e-bit, tem ainda certificação Controle, para evitar possíveis fraudes e invasões e interação com a iniciativa internet Segura (http://www.internetsegura.org/) entidade que discute metodologias de segurança em relações via web.
Consumer to Consumer (C2C)
Os sites que permitem interação comercial entre consumidores tem ganhado cada vez mais espaço entre internautas de todo o mundo, e dentre os exemplos mostrados, temos o (http://www.mercadolivre.com.br/) que além de permitir a avaliação do comprador, permite também a avaliação do vendedor, em ambos os casos feitas por usuários cadastrados envolvidos nas negociações, o que acaba dando um “norte” aos envolvidos no momento da negociação, além do mais, o portal ainda oferece a possibilidade de efetuar pagamentos através do Mercado Pago, meio de pagamento onde o portal intermedia o pagamento, efetivando o deposito ao vendedor somente depois que o comparador sinaliza a entrega. Em caso de insatisfação do comprador, o mercado pago, atendido pela entidade pague seguro, garante o credito para que o comprador efetue outra compra. Além do mais este meio de pagamento ainda garante, por certificações e metodologias de segurança, a integridade dos dados trafegados. Métodos similares são usados no portal OLX.
Business to Employee (B2E)
Neste caso os dados geralmente são veiculados via intranet, portanto os dados estão de uma forma geral, em servidores gerenciados pela própria empresa.
ETAPA 3 – PASSO 4
Relatório 3 - Segurança em Sistemas de E-commerce
No mundo digital é preciso garantir autenticidade, declarar responsabilidade bem como expressar concordância, assim como são garantidos quando realizados fora do mundo digital por meio de selos, carimbos, assinaturas a canetas, etc. A certificação digital evita que ocorram captura de informações privadas e adulterações ou outros tipos de ações indevidas por meio de sua tecnologia de identificação que permite que sejam realizadas considerando sua integridade, sua autenticidade e sua confidencialidade as transações eletrônicas dos mais diversos tipos.
A certificação digital garante que transações e procedimentos realizados pela internet, como emissão e recebimento de documentos, na troca de informações sigilosas e fechamento de negócios realizados por empresas, governos, entidades ou pessoas sejam confiáveis e seguras além de rápidas e precisas.
Um dos recursos relacionados á certificação digital é a assinatura digital, para colocar em prática a segurança de uma informação sigilosa como os envios de um documento feitos através da internet utilizarão a assinatura digital que consiste no uso de criptografia, no uso de chaves criptográficas mais precisamente.
...