Comunicação
Por: wjr97 • 6/10/2015 • Dissertação • 874 Palavras (4 Páginas) • 239 Visualizações
4.2- Linux
Figura 3 - Logo Linux
Fonte: Linux homepage, 2013
Linux é ao mesmo tempo um kernel(ou núcleo) e o sistema operacional que roda sobre ele, dependendo do contexto em que você encontrar a referência. O kernel Linux foi criado em 1991 por Linus Torvalds, então estudante finlandês, e hoje é mantido por uma comunidade mundial de desenvolvedores (que inclui programadores individuais e empresas como a IBM, a HP e a Hitachi), coordenada pelo mesmo Linus, agora desenvolvedor reconhecido mundialmente.
Figura 4 - Linus Torvalds
Fonte: Linux Homepage, 2012
O Linux adota a GPL (General Public License), uma licença de software livre, o que significa que todos os interessados podem usá-lo e redistribuí-lo, nos termos da licença. Aliado a diversos outros softwares livres, como o KDE, o GNOME, o Apache, o Firefox, o OpenOffice.org e outros, o Linux pode formar um ambiente moderno, seguro e estável para desktops, servidores e sistemas embarcados.
4.2.1- O Sistema Operacional Linux
Logo que Linus Torvalds passou a disponibilizar o Linux, ele apenas disponibilizava o kernel(Núcleo) de sua autoria juntamente com alguns utilitários básicos. O próprio usuário devia encontrar os outros programas, compila-los e configurá-los e, talvez por isso, o Linux tenha começado a ter a fama de sistema operacional apenas para técnicos.
As distribuições de GNU/Linux começaram a ter maior popularidade a partir da segunda metade da década de 1990, como uma alternativa livre para os sistemas operacionais Microsoft Windows e Mac SO, principalmente por parte de pessoas acostumadas com o Linux na escola e no trabalho. O sistema tornou-se popular no mercado de servidores, principalmente para a Web e servidores de banco de dados, inclusive no ambiente corporativo onde também começou a ser adotado em desktops especializados.
Hoje em dia, um sistema operacional Linux completo (ou uma “distribuição de Linux”) é uma coleção de softwares(livres ou não) criados por indivíduos, grupos e organizações ao redor do mundo, tendo o Linux como seu núcleo.
No Brasil temos apoio de grandes profissionais especializados em Linux como o Prof. Carlos Eduardo Morimoto. Prof. Morimoto não faz mais parte da área de TI desde Outubro de 2013, mas deixou como legado seus guias práticos em Linux e seu site (Hardware.com.br) que ainda contam com o suporte de sua equipe.
4.2.2- Vantagens
É um software livre e por isso pode ser adquirido sem custo.
Possui código aberto, por isso o usuário pode fazer quaisquer alterações que desejar, então se tem muitas distribuições de Linux e grande suporte.
Não há dificuldade em utilização/instalação de dispositivos de hardware.
É um sistema seguro, com poucos riscos de contaminação por vírus ou falhas de segurança.
Pode-se utilizar mais de um usuário simultaneamente, mantendo de forma integral sua funcionalidade multitarefa.
É um sistema operacional estável, dificilmente trava.
4.2.3- Desvantagens
A interface gráfica é menos intuitiva para um usuário comum.
Muitos softwares sofrem incompatibilidade se comparado ao Windows.
4.3- Windows
Figura 5 - Logo Windows
Fonte: Google imagens, 2012
Microsoft Windows é uma família de sistemas operacionais criados pela Microsoft, empresa fundada por Bill Gates e Paul Allen. A Microsoft começou o desenvolvimento de um Gerenciador de Interface (Subsequente renomeado de Microsoft Windows) em setembro
...