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Conceitos Fundamentais de Programação

Por:   •  6/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.350 Palavras (6 Páginas)  •  635 Visualizações

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Conceitos Fundamentais de Programação

Baseado na leitura do capítulo 1 do livro texto da disciplina de Algoritmos e Programação

(Victorine Viviane Mizrahi Treinamento em linguagem C.2°ed.);Algoritmos Computacionais (Programas); Introdução à Programação de Computadores para Cursos de Engenharia e de Automação.

Este relatório tem a finalidade de demonstrar o conjunto de informações e conhecimento adquirido, em relação a algoritmos, pseudo linguagem, estrutura de um programa, tipos primitivos para representação de dados e variáveis, operadores aritméticos, lógicos e relacionais, além das análises de qualidade e características do ambiente de desenvolvimento em linguagem C. Nesse contexto, serão organizados tópicos relacionados a cada conteúdo discutido e relatado nessa ATPS.

Sumário

1- Noções de algoritmos ___________________________________________ Pag. 2

2-Pseudo Linguagem _____________________________________________ Pag. 2

3-Estrutura de um Programa _______________________________________Pag. 2

3.1-Estrutura de um Programa _____________________________________Pag. 3

4-Tipos Primitivos para representação de Dados e Variáveis______________Pag. 3 5-Operadores Aritméticos, Lógicos e relacionais________________________Pag. 3

6-Características do ambiente de desenvolvimento C ____________________Pag.3

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1- Noções de Algoritmos

Um algoritmo é basicamente uma estratégia utilizada na organização de um conjunto de dados e variáveis, podendo ser elaborado por etapas e expresso num determinado plano, com o objetivo de encontrar uma solução para resolver um problema computacional. Todo algoritmo possui variáveis, que são identificadores que podem ser associados a um valor, podendo o mesmo, ser associado a valores diferentes, quantas vezes forem necessárias. Quando a associação não pode ser desfeita esse identificador se torna uma constante. Partindo do princípio de que existem diversas etapas, cada uma possui seus dados constantes e variáveis.

Estes devem ser organizados, seguindo o conjunto de instruções ao longo da operação. É importante manter o detalhamento correto e raciocínio lógico nesse processo, até que este seja finalizado, alcançando o objetivo almejado. O detalhamento de um algoritmo, serve para prever cada fato ou caminho possível, para que na ação seguinte seja selecionada a etapa correta, sendo possível assim a continuidade do processo, até chegar a resolução do problema proposto inicialmente.

Algoritmos são a base de toda programação computacional, e suas etapas são representadas através de fluxograma, uma representação gráfica que permite uma visualização global da estratégia idealizada, para resolução de um problema. Também podem ser escritas ou representadas por pseudo linguagem também chamado de “portugol” ou português estruturado.

2-Pseudo Linguagem

A pseudo linguagem é uma das ferramentas usadas na construção de um algoritmo, sendo escrita utilizando o português de maneira estruturada. Tem a função de declarar os dados, variáveis e constantes contidas nas etapas de um algoritmo, atuando na definição, criação e desenvolvimento de uma linguagem de programação computacional, que posteriormente será traduzida por compiladores para linguagem de máquina. A pseudo linguagem é uma forma simbólica de escrever as instruções para que facilite o trabalho do programador, pois a linguagem de máquina é muito complexa e dificulta o entendimento humano. Contudo ela é essencial para que o computador assimile as instruções e atue na execução de um determinado programa. Alguns exemplos de pseudo linguagens utilizadas para essa finalidade são: Java, C, Delphi, Pascal e Visual Basic.

3-Estrutura de um Programa

A estrutura de um programa é formada por um conjunto de instruções, essas instruções por sua vez, são formadas por pseudo códigos de operação e seus operadores, como: Soma, subtração, divisão, multiplicação, comparação de valores entre outros. Uma parte essencial do programa é a memória, que é o recurso que armazenará todas as instruções, nas suas respectivas posições ou endereços. Nesse contexto um caracter é representado por um byte

(8bits) , um número inteiro é geralmente representado por uma sequência de 4 bytes

(32bits). Uma variável é executada na mesma área da memória, que corresponde ao seu valor. Variáveis e endereços também fazem parte da estrutura de um programa. Um endereço é representado por um número inteiro que identifica uma posição na memória. Na linguagem C por exemplo, é usado um apontador que faz a referência de um dado coletado a uma área de memória.

A alguns programas que fazem a transcrição de uma pseudo linguagem para linguagem de máquina, são chamados compiladores, que são responsáveis por essa conversão, além de gerar um arquivo executável com o sufixo .EXE. Isso será possível caso não haja erros na escrita dos pseudo códigos. O programa executável tendo sido gerado, se torna o meio pelo qual o computador vai interagir com o usuário, recebendo os comandos para realizar as tarefas necessárias.

Uma das estruturas

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