DESBRAVADOR SOFTWARE
Por: Jeferson Schranck • 21/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.402 Palavras (6 Páginas) • 455 Visualizações
DESBRAVADOR SOFTWARE DE GESTÃO INTELIGENTE
Jeferson Schranck
Juliano Luiz Schmitz
RESUMO
O presente trabalho visa analisar aspectos da empresa de software de gestão inteligente Desbravado, estabelecida na cidade de Chapecó-SC. Desenvolver-se-á um estudo acerca dos produtos oferecidos pela empresa, que tem como foco sistemas computacionais para gerenciamento inteligente. Com isso pretende-se aprofundar o conhecimento sobre as técnicas de desenvolvimento de software e melhor compreender as necessidades do mercado, partindo do estudo de um software atuante em redes computacionais que busca fornecer maior agilidade e melhorar o fluxo nos processos de troca de informações administrativas e interpessoais envoltas em um ambiente corporativo.
Palavras-chaves: Desbravador. Gestão Inteligente. Sistemas de Informação.
1 INTRODUÇÃO
2 REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 CONCEITOS
2.2 OBJETIVOS
Quando se fala em objetivos relacionados a sistemas de informação trata-se diretamente da organização que esse sistema pretende atender. É preciso ter ciência das metas e perspectivas da empresa para poder-se tomar decisões. Um administrador ou gerente só pode pensar em investimentos ou novos projetos se tiverem uma visão atual da empresa. Essa visão é compreendida pelos gestores por meio das informações. Elas, por sua vez, são tarefa do própria sistema reunir e apresentar.
Cada processo que ocorre dentro de uma empresa gera diversos tipos de dados. Para que eles serem efetivos e auxiliarem de alguma maneira nas tomadas de decisão precisam ser transformados em informações. O maior objetivo de uma empresa independente de seu porte com a implantação de um sistema é agilizar processos e ter uma visão simplifica e ampla com todas as informações relacionadas a sua organização.
Além do objetivo geral dos sistemas existem muitos outros que integram o principal. Por exemplo, a automatização de tarefas pode contribuir para diminuir a carga de trabalho do colaborador permitindo a ele ter mais tempo para poder dedicar-se a problemas mais complexos. Isso reduzirá custos e desperdícios, principalmente de tempo. Pode-se considerar como objetivo de um sistema diminuir erros, garantir a segurança das informações, aperfeiçoar a eficiência e eficácia dos processos[a].
2.3 FUNÇÕES
2.4 COMPONENTES
2.5 EVOLUÇÃO E TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
2.6 DIMENSÃO TECNOLÓGICA
As informações exercem muita influência sobre a sociedade em um aspecto geral. As tomadas de decisão são mais precisas e as prospecções tem uma abrangência maior quando se analisa informações provenientes de um sistema. Dentre as dimensões existentes para os sistemas, de grande importância está a tecnológica. Segundo Quevedo (2012, p.9) a tecnologia da informação é:
Tecnologia da informação é a geração de informações úteis e oportunas por meio de recursos computacionais. A TI fornece possibilidades de permanente atualização e integração do negócio, visto que potencializa os processos de
tratamento, disseminação e transferência de informações.
A dimensão tecnológica engloba desde o hardware necessário para o funcionamento do sistema, todos os softwares envolvidos desde o desenvolvimento até a manutenção do sistema e chegando até cada recurso de telecomunicação que possam interagir entre si.
Segundo O’Brien (2001 apud Quevedo, 2012), [b]o modelo básico de sistemas de informação necessita de 5 recursos entre eles: hardware, software, rede, dados e humanos (que serão tratados na dimensão humana).
2.7 DIMENSÃO ORGANIZACIONAL
A dimensão organizacional faz um apanhado geral na empresa como um todo. Cada estrutura e setor em que o sistema será aplicado. Corresponde a essa dimensão os aspectos políticos e culturais da empresa, os fluxos de informação dentro da organização e a forma de organização de recursos (financeiros, humanos, entre outros) QUEVEDO (2012).
Fazem parte desse assunto as perspectivas da empresa - incluindo a rede de clientes e servidores, as perspectivas dos processos – envolvendo os recursos humanos e locais de trabalho, e as perspectivas da estrutura organizacional – que consideram as normas e procedimentos dentro da organização QUEVEDO (2012).
2.8 DIMENSÃO HUMANA
Nesta dimensão o foco é nas relações pessoais. Os usuários finais do sistema e os especialistas de TI são tratados como peças chaves para a realização de negócios envolvendo um sistema QUEVEDO (2012).
Segundo Quevedo (2012) para haver um sistema de informação a integração das três dimensões é vital. Sem a análise estrutural da empresa, levantamento das tecnologias necessárias e principalmente sem pessoas, não há como criar um sistema. Simplesmente não existe sistema sem problemas para serem solucionados - ou seja, necessita-se de usuários que possuem problemas, e sem desenvolvedores - que trabalharão para criar soluções que facilitarão a vida de quem precisa de um sistema.
3. ANÁLISE DOS DADOS
A empresa Desbravador Software de Gestão Inteligente foi fundada em agosto de 1988, iniciou seus trabalhos desenvolvendo softwares para gestão comercial. Em 1989, a pedido de um cliente, a empresa desenvolveu sua primeira solução específica para hotelaria, o software Desbravador, sendo que, desde então, veio se especializando cada vez mais para melhor atender as necessidades de seus clientes. ([c]DESBRAVADOR, 1998).
3.1 CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA
Após 19 anos se dedicando ao segmento da hotelaria, em 2008 a empresa decidiu encarar um novo desafio, passando então a desenvolver softwares também para postos de combustíveis e lojas de conveniências, e em 2012 passou a trabalhar também com o setor gastronômico, desenvolvendo soluções para restaurantes.
...