DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE IDENTIFICAÇÃO E AUTENTICAÇÃO BIOMÉTRICA
Por: Selmo Castro • 20/11/2016 • Trabalho acadêmico • 11.816 Palavras (48 Páginas) • 350 Visualizações
Ciência da Computação
DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA PARA COMUNICAÇÃO EM REDE
Jadson Willian DA Silva Santos C0212G-9 Diego Luís da Silva C070IB6 Selmo Castro de Souza B9971J0
2
Sumário Sumário ................................................................................................................................................ 2 OBJETIVO E MOTIVAÇÃO DO TRABALHO ............................................................................................ 3 INTRODUÇÃO ........................................................................................................................................ 4 Fundamentos da comunicação de dados em rede ................................................................................ 6 Plano de desenvolvimento da aplicação ............................................................................................. 10 Projeto estruturas do programa .......................................................................................................... 15 Relatório com as linhas de código do programa ................................................................................ 19 ............................................................................................................................................................ 41 ............................................................................................................................................................ 42 Referencias Bibliográficas ................................................................................................................. 44 Conclusão ........................................................................................................................................... 45 FICHA DAS ATIVIDADES ..................................................................................................................... 46
3
OBJETIVO E MOTIVAÇÃO DO TRABALHO
O objetivo deste trabalho é dar conhecimento aos discentes acerca dos processos e ferramentas utilizadas para que se possa ocorrer uma comunicação em rede entre computadores. Ensinar também sobre os benefícios de se ter a tecnologia a nosso favor, bem como maior agilidade no processo de comunicação, na melhoria de tempo e uso, facilitar o acesso as demais áreas, melhoria do meio ambiente, diminuindo poluição, desgastes, desmatamentos, evitar trabalhos desnecessários.
Também podemos citar o fato de termos mais conhecimento prática em relação ao curso e as matérias, tendo assim, uma forma de testar e utilizar nossos conhecimentos. Bem como, a busca pelo conhecimento, pois nem tudo que usamos em nossos projetos, ou seja, algumas ferramentas, nem tudo nós conhecemos, e esta experiência nos dá a oportunidade de obter mais experiência a cima daquilo que estamos desenvolvendo, aprendendo e aprofundando nossos conhecimentos.
Temos a oportunidade de também de aprimorar nosso autonomia e contato com as plataformas que usaremos posteriormente em nossos afazeres profissionais, para assim, não ficar apenas focada na teoria, mas também na prática, nos formando tendo a certeza de que estaremos prontos para a área de trabalho.
A motivação foi a grande demanda que temos hoje em dia em mensageiros usado em mobile, tais como WhatsApp, telegran etc.
4
INTRODUÇÃO
Os computadores da Internet são conectados entre si pelo protocolo TCP/IP. Na década de 1980, a ARPA (Advanced Research Projects Agency) do governo norteamericano forneceu recursos financeiros à Universidade da Califórnia em Berkeley com a finalidade de oferecer uma implementação UNIX do pacote de protocolos TCP/IP. O que foi desenvolvido então ficou conhecido como interface de sockets. Hoje, a interface de sockets é o método mais utilizado para acesso a uma rede TCP/IP [Hopson 97].
A ideia de um socket faz parte do TCP/IP. Um socket nada mais é que uma conexão de dados transparente entre dois computadores numa rede. Ele é identificado pelo endereço de rede dos computadores e por seus pontos finais e uma porta em cada computador. Os computadores em rede direcionam os streams de dados recebidos da rede para programas receptores específicos, associando cada programa a um número diferente, a porta do programa. Da mesma forma, quando o tráfego de saída é gerado, o programa de origem recebe um número de porta para a transação. Caso contrário, o computador remoto poderia não responder à entrada. Determinados números de porta são reservados no TCP/IP para protocolos específicos – por exemplo, 25 para SMTP e 80 para HTTP. Um socket não é nada além de uma abstração conveniente. Ele representa um ponto de conexão para uma rede TCP/IP. Quando dois computadores querem manter uma conversação, cada um deles utiliza um socket. Um computador é chamado servidor, ele abre um socket e presta atenção às conexões. O outro computador denomina-se cliente, ele chama o socket servidor para iniciar a conexão. Para estabelecer uma conexão, é necessário apenas um endereço de destino e um número de porta, Cada computador em uma rede TCP/IP possui um endereço exclusivo. As portas representam conexões individuais dentro desse endereço. Cada porta de um computador compartilha o mesmo endereço, mas os dados são roteados dentro de cada computador pelo número da porta. Quando um socket é criado, ele tem de estar associado a uma porta específica – o processo é conhecido como acoplamento a uma porta.
5
2 – Conceitos de Sockets
Os sockets têm dois modos principais de operação: o modo baseado em conexões e o modo sem conexão. Os sockets baseados em conexões operam como um telefone; eles têm de estabelecer uma conexão e suspender a ligação. Tudo que flui entre esses dois eventos chega na mesma ordem em que foi transmitido. Os sockets sem conexão operam como o correio, a entrega não é garantida, e os diferentes itens da correspondência podem chegar em uma ordem diferente daquela em que foram enviados.
O modo a ser utilizado é determinado pelas necessidades de um aplicativo. Se a conformidade é importante, então a operação baseada em conexões é a melhor opção. Os servidores de arquivos precisam fazer todos os seus dados chegarem corretamente e em sequência. Se alguma parte dos dados se perdesse, a utilidade do servidor seria invalidada. Quando precisar
...