Desenvolvendo um software sustentável aps
Por: asbyy • 19/11/2016 • Trabalho acadêmico • 3.033 Palavras (13 Páginas) • 320 Visualizações
RECICLE MAIS, PAGUE MENOS
Desenvolvendo um software sustentável
SÃO PAULO
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - 2016
Trabalho de conclusão semestral de Atividades
Práticas Supervisionadas com ênfase no
desenvolvimento de um software utilizando
conceitos de orientação a objetos na linguagem de
programação Java e tema pertinente a educação
ambiental apresentado à Universidade Paulista –
UNIP.
Orientador: Professor Ramon Chiara
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO............................................................................................................................ 2
ORIENTAÇÃO A OBJETOS..................................................................................................... 3
Do que é constituído ...................................................................................................... 3
Requisitos ........................................................................................................................ 4
O PROJETO................................................................................................................................ 5
COMO FUNCIONA? .................................................................................................................. 6
CLASSES DO SISTEMA........................................................................................................... 7
Cliente .............................................................................................................................. 7
Material............................................................................................................................. 7
Programa principal ......................................................................................................... 7
VISÃO ILUSTRATIVA DO FUNCIONAMENTO DO PROGRAMA..................................... 8
CASOS DE USO ...................................................................................................................... 13
Entrada de dados ......................................................................................................... 13
Saída de dados............................................................................................................. 14
UM POUCO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA CULTURA DA RECICLAGEM .................. 15
O PROCESSO DE RECICLAGEM DE CADA TIPO DE MATERIAL............................... 16
Plástico........................................................................................................................... 16
Papel............................................................................................................................... 17
Vidro ............................................................................................................................... 17
Metal ............................................................................................................................... 18
CÓDIGO FONTE...................................................................................................................... 19
CONCLUSÃO ........................................................................................................................... 22
BIBLIOGRAFIA......................................................................................................................... 23
2
INTRODUÇÃO
Este trabalho foi desenvolvido com o intuito de praticarmos e aprimorarmos os
conhecimentos adquiridos em programação orientada a objeto na linguagem
Java. Utilizando o Eclipse como ferramenta e dando ênfase em soluções
sustentáveis para o reuso de materiais recicláveis, visando o benefício
ambiental e econômico da população, desenvolvemos um programa destinado
a uma cooperativa de coleta de resíduos recicláveis que, em parceria de uma
companhia de energia elétrica, concederá descontos à população que
participar do projeto. Assim, podemos unir pontos importantes no
desenvolvimento da sociedade: o descarte consciente de produtos e a redução
de gastos em contas de consumo.
3
ORIENTAÇÃO A OBJETOS
Do que é constituído
A Programação Orientada a Objetos é formada por alguns itens como: classes,
objetos, atributos, métodos, construtores, sobrecargas e etc.
As classes são projetos de um objeto, onde possuem características e
comportamentos, ou seja, permitem armazenar propriedades e métodos dentro
dela.
...