ENGENHARIA DE SOFTWARE
Por: elvisbemol • 5/11/2015 • Trabalho acadêmico • 2.308 Palavras (10 Páginas) • 236 Visualizações
[pic 1]
...............................................................................................................................
tecnólogo analise e desenvolvimento de sistemas
elvis carlos de oliveira 802912013
Portfólio
Engenharia de Software
...............................................................................................................................
Guarulhos
2015
elvis carlos de oliveira
Portfólio
Engenharia de Software
Trabalho apresentado ao Curso de Analise e desenvolvimento de Sistemas da Faculdade ENIAC para a disciplina de Engenharia de Software.
Prof. Lucio
Guarulhos
2015
[pic 2]
Gerenciamento de Software
É muito importante reconhecer todos os fatos que são inerentes ao desenvolvimento de Software assim como qualquer tipo de desenvolvimento que necessita ser devidamente gerenciado, pois sem um gerenciamento adequado nada em nossa vida pode ter sucesso do ponto de vista da meta que fora determinada, por exemplo desde um simples ato de atravessar uma rua ou lançar um foguete até a lua, ambos os fatos requerem que haja um planejamento(gerenciamento), pois se algum indivíduo atravessar uma rua simplesmente sem tomar as devidas precauções correrá um risco eminente de ser atropelado, e ser não ocorrer tal fato, deve-se levar em consideração quais foram os motivos de ele ter atravessado tal rua.
De mesma sorte para se enviar um foguete até a lua ou para onde quer que seja o lugar tudo certamente é planejado por meses, anos ou até mais tempo que isso, pois envolve tanto sua ida como seu retorno.
Ou seja, um gerenciamento de qualquer que seja o projeto deve se levar em conta um excelente planejamento afim de mitigar qualquer falha que possa ocorrer durante a execução do projeto e também pós projeto, que para muitos basta entregar o projeto pronto e já era, porém, se um projeto não for bem planejado, gerenciado de maneira errônea o retrabalho com certeza será até maior que o trabalho que fora arduamente executado outrora.
Vamos nos ater a partir de agora a gerenciamento de projetos direcionados à Software’s.
Reconhecer algumas das tarefas relacionadas ao gerente de projeto, assim como os riscos que devem ser levados em conta quando gerenciar algo do tipo.
É claro que existem muitos fatores que influenciam para um bom desenvolvimento de um projeto e um bom gerente deve ter esse feeling afim de identificar riscos, que podem ir desde um equipamento a questão de pessoas.
Ao contrário do que muitos pensam, o gerenciamento de Software tem muita importância para um resultado positivo, pois não se trata apenas de sair por aí programando e “BUM” está tudo perfeito, muitas das vezes é necessário que alguém esteja no controle de tudo, alguém que converse com as partes envolvidas, usando de ferramentas de controle e também que contenha um bom conhecimento de pessoas, pois lidar com pessoas é uma tarefa incrivelmente maçante e difícil.
Existem muitos critérios a serem avaliados quando o quesito é gerenciar um projeto
Saber lidar com prazo, passar esse prazo de maneira adequada para o cliente, cuidar para que não ultrapasse jamais do custo estimado para conclusão do projeto, entregar o que o cliente espera e a parte mais difícil, que é manter os funcionários satisfeitos.
Outro problema que enfrentamos justamente a impaciência (ansiedade) do cliente, pois se houver a necessidade de atrasar mais uma um dia, uma hora que seja, o cliente, não consegue visualizar o que fora feito como uma obra inacabada de uma casa ou algo do gênero.
Um bom gerenciamento nem sempre está isento de ter problemas, pois com a velocidade em que os sistemas evoluem, códigos tornam-se obsoletos, assim com todas tecnologias envolvidas em qualquer projeto, esses fatores podem definir se um projeto será bem sucedido ou não.
Um gerente de projeto provavelmente algum dia terão que assumir algumas responsabilidades por exemplo, planejamento de projeto, Geração de relatórios, gerenciamento de riscos, gerenciamento de pessoas, elaboração de propostas e etc.
Gerenciamento de Riscos
Gerenciar não é apenas mandar e acompanhar, alguns fatores podem definir se o gerenciamento é eficaz ou apenas um clichê que é apregoado aos líderes que é o fato de que um líder autoritário é um bom gerente.
Um gerente de projeto deve se estar atento e prever quase como um “guru” as coisas que irão ocorrer durante o desenvolvimento do projeto, mesmo assim deve levar em conta sua experiência e respeitar a experiência de seus colaboradores.
Muito embora já existem alguns riscos que podemos dizer que são padrão para os projetos, que são:
Riscos de projeto=> riscos que afetam o cronograma, qualquer coisa que ocorrer que possa atrasar o andamento do projeto.
Risco de produto => esses podem ser citados como riscos de comprometimento com a qualidade do produto ou desempenho do software.
Risco de negocio=> riscos que podem afetar a empresa de desenvolvimento do Software.
Por exemplo, se um programador com experiência deixar o projeto seja lá qual for o motivo, o responsável pelo projeto terá que localizar outro mais do que imediatamente e isso requer tempo e mesmo que o mesmo seja experiente, até que compreenda o que o outro programador estava desenvolvendo para que a partir daí continue seu serviço muito tempo é desperdiçado.
Toda analise de Risco deve ser registrada, afim de poder utilizar como fonte de informação e dessa forma se precaver dos eventuais problemas que os mesmo podem gerar caso ocorra quaisquer um deles.
Cada risco deve ser catalogado e identificar qual o gral de problema cada um deles podem gerar se ocorrerem. Semelhantemente a infração de transito.
De mesma forma criar uma ação de contenção (estratégia) caso ocorra algum deles e ficar preparado de acordo com sua gravidade.
Também fica a critério do gerente do projeto ficar de olho em fatores de risco por exemplo se algum deles ocorrera porem de risco moderado que não afeta o projeto, deve-se ficar de olho nele a fim de que o mesmo não evolua a ponto de prejudicar e ser reclassificado como grave ou gravíssimo.
...