Empirical Analysis of Bias in Voice-based Personal Assistants
Por: Pedro Henrique • 30/3/2020 • Relatório de pesquisa • 258 Palavras (2 Páginas) • 251 Visualizações
Resumo do artigo:
Empirical Analysis of Bias in Voice-based Personal Assistants
Pedro H. Barros
Neste trabalho os autores realizam a investigação, para diferentes regiões do Brasil, como comando de voz interpretados por Assistentes de Voz Inteligentes (AVI). Devido ao treinamento desses assistentes estarem limitados por falas padronizadas, e interessante investigar como os AVIs se comportam com falas de diferentes regiões.
Os autores não realizam de fato um proposta para correção do viés relacionado a região de fala. O foco é realizar uma caracterização/avaliação de como os AVIs se comportam com diferentes tipos de usuários. Os autores afirmam que não foram encontrados experimentos na literatura com foco em desempenho de AVI dadas as diferentes caractéristicas de fala dos usuários para o Português brasileiro.
Este trabalho avança o estado da arte de interação por voz com AVI em dois aspectos. Primeiramente, nenhum trabalho investigou possíveis viés de AVI, quando analisados sob a ótica das diferenças linguísticas de usuários oriundas de diferentes regiões do País relativas a entonação, pronúncia e fonética. Em segundo lugar, investigamos o impacto do viés nos resultados dos comandos de voz dados
aos AVI.
Como conclusão, este estudo realiza análises empíricas que indicam que o processo de formação de assistentes de smartphones, para o Portugues Brasileiro, pode estar voltado para vozes de indivíduos da região Sul e Sudeste.
Como trabalhos futuros, os autores podem investigar uma forma de retirar o viés linguístico das regiões do Brasil. Propondo assim um novo algoritmo para este fim. Logo, imaginamos que esse tipo de abordagem consiga deixar os assistentes virtuais mais justos.
...