Engenharia de Software
Por: lalescacheria • 6/10/2016 • Trabalho acadêmico • 511 Palavras (3 Páginas) • 282 Visualizações
Durante os anos 70, o programa ICAM (Integrated Computer Aided Manufacturing) da Força Aérea Norte Americana foi criado para auxiliar na padronização do desenvolvimento de produtos aeroespaciais adquiridos pelo Departamento de Defesa Americano. O objetivo dos militares era desenvolver um modelo padrão de funções e processos que permitisse organizar as etapas de produção de tais equipamentos que à época eram desenvolvidos por diferentes indústrias. O ICAM identificou a necessidade de uma melhor análise e técnicas de comunicação para as pessoas envolvidas em programas de melhoria de produtividade em manufatura. Como resultado, o ICAM desenvolveu uma série de técnicas conhecidas como IDEF (Integrated Definition Methods).
As técnicas IDEF, inicialmente tinham o objetivo de aperfeiçoar a produção industrial através da automação de sistemas e processos, com o profundo desenvolvimento da Tecnologia da Informação, o aumento da complexidade dos processos produtivos e das cadeias de suprimento aliados à novos paradigmas de relacionamentos interorganizacionais foram desenvolvidas várias outras técnicas de modelagem de sistemas, processos, funções e atividades derivadas do IDEF.
Quanto aos objetivos do IDEF, nos ajuda a compreender a capacidade da metodologia de produzir entendimento e identificar o conhecimento presente em um processo, provendo meios para modelar suas funções (atividades, processos, operações) e dados (informação ou objeto) que apoiam a integração destas funções; provendo técnicas de mapeamento que seja independente das ferramentas CASE, mas que possam ser utilizadas em conjunto com estes métodos e ferramentas e provendo técnicas que possuam características como: generalidade; rigor e precisão; concisão e flexibilidade.
O grande objetivo de qualquer modelagem é gerar as melhores condições para melhorar os processos e tornar a organização mais competitiva. A metodologia IDEF pode ser utilizada como instrumento para este propósito, á medida que o mapeamento de processo realizado permitirá identificar e corrigir os processos que:
a) Não possuem resultados ou saídas;
b) São mais complexos do que deveriam ser;
c) Têm altos custos; d) São redundantes; e
e) Têm tempos de ciclos exorbitantes.
A utilização do IDEF como metodologia para mapeamento de processos apresenta alguns benefícios quanto a sua utilização:
a) possibilidade de complementar a natural limitação de descrições textuais dos processos por uma poderosa e bem documentada representação gráfica com o objetivo de documentar e validar os processos;
b) possibilidade de fazer análises precisas e concisas, mesmo de processos complexos e com várias interações;
c) facilidade de fazer revisões / manutenção nos processos sob custos e prazos muito menores do que usualmente. Uma vez que a metodologia estruturada assegura a recorrência ou interações automáticas / obrigatórias;
d) facilidade de apresentação de alternativas estruturadas de melhorias;
e) redução de ambiguidades de interpretação, em face da natureza gráfica estruturada.
Outras vantagens da utilização do IDEF que podemos citar são: ser internacionalmente aceita, ser uma metodologia não-proprietária (uso sem pagamentos de direitos ou licenças), ter sido testada por vários anos e ser compatível para aplicações na indústria, no comércio e em serviços.
Existem atualmente, conforme o site (www.idef.com), 5 métodos (IDEF0, IDEF1, IDEF1X, IDEF3, IDEF4 e IDEF5), sendo que cada um foi projetado para capturar um tipo de informação particular através da modelagem do processo.
...