TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estratégias de Negócios Para Adoção de Solução em Cloud

Por:   •  4/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.983 Palavras (12 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 12

Estratégias de negócios para adoção de solução em Cloud

Tiago Menegon Zimmermann

Resumo

O trabalho aborda as estratégias de negócios para a adoção de solução em nuvem, como qualquer negócio pode ser habilitado para a cloud de acordo com a necessidade do negócio, com isso irei falar sobre Open Cloud, alta disponibilidade, elasticidade de ambientes para atender ao negócio, custos na jornada para a nuvem, e como usar a cloud como ferramenta de competitividade para o negócio, quais são os principais desafios encontrados na jornada para a nuvem e quais as oportunidades geradas em se fazer a migração, com isso vendo e comparando as diferenças de cloud on-premises e cloud services, e a classificação TIER o que é e como isso diferencia os Data Centers e Serviços de computação em nuvem: IaaS, PaaS, SaaS.

Neste caso usarei a cloud da Oracle, para mostrar os exemplos práticos é uma cloud bem consolidada a Oracle lançou há aproximadamente cinco anos a divisão de cloud e hoje é uma das líderes em cloud services, para este estarei usando o Oracle Cloud - Modo Gratuito (Free Tier), e a nível de comparação a IBM Bare Metal como on primeses.

Palavras-chave: Cloud Computing, Open Cloud, alta disponibilidade, cloud services, on-premises, Data Centers, jornada cloud.

  1. Introdução

O trabalho tem como objetivo mostrar quais as esratégias de negócios para a adoção de uma solução em cloud, onde hoje já não falamos mais em futuro e sim uma realidade, usando a Cloud não mais somente como Cloud Computing e sim como cloud services.

Hoje as grande empresas de cloud não estão somente focadas em vender servidores em nuvem e sim em vender soluções para negócios, hoje temos diversos serviços oferecidos por empresas de cloud para agregar e oferecer um diferencial para o negócio.

As grandes empres de cloud services hoje não oferecem somente computação na nuvem oferecem uma carteira de serviços de acordo com a necessidade, pode ser um serviço de armazenamento, backup, banco de dados, serviço de instâncias de maquinas virtuais, serviços de rede como VPN e DNS, serviços de mídia, machine learning, análise de dados, aplicativos empresariais, internet das coisas, e uma série de ferramentas para auxiliar na segurança e boas práticas para aplicação na demanda do seviço em cloud contratado assim tendo uma governança sobre os serviços.

A alta disponibilidade hoje é muito mais barata quando feita em núvem hoje para termos uma alta diponibilidade em uma estrutura interna física se torna muito cara além de inviável então a cloud lhe entrega uma economia assim reduzindo custos e garantindo uma um alto nível de segurança e diponibilidade do ambiente, neste cenário entra a classificação TIER de datacenter onde são em cima de disponibilidade, qual a melhor demanda para o negócio IaaS, PaaS, SaaS.

Hoje empresas de prestação de serviços vendem como serviço a migração par ao Cloud e o serviços de sustentação destes ambientes, onde estas empresas entendem a regra de negócio e projetam a melhor jornada para o cloud, contruindo o ambiente dentro da plataforma cloud seja ela on-premises ou cloud services e fazendo a migração em efetivo e entregando como serviço para a empresa contratante.

Vai ser abordado as principais dificuldades encontradas hoje para migrar um negócio para a cloud services ou on-premises, o que leva escolher um serviço em nuvem ou uma cloud privada, quais as dificuldades durante uma migração e as oportunidades que vem com a migração para o Cloud.

Foi feito um estudo em artigos e materiais oficiais das principais empresas do ramo de cloud no cenário mundial, dando ao leitor o entendimento de como são as melhores estratégias de negócio para fazer a adoção da solução em cloud, vão entender como funcionam as empresas cloud que vendem serviços e as que vendem infraestrutura assim ao final o leitor vai conhecer quais foram os artigos utilizados e as documentações para a elaboração deste trabalho, com isso se espera que com a elaboração do arigo o leitor venha a entender sobre estratégias de migração de negócios para a cloud.

  1. Fundamentação

Computação em nuvem (em inglês, cloud computing) é um termo coloquial para a disponibilidade sob demanda de recursos do sistema de computador, especialmente armazenamento de dados e capacidade de computação, sem o gerenciamento ativo direto do utilizador. O termo geralmente é usado para descrever centros de dados disponíveis para muitos utilizadores pela Internet. Nuvens em grande escala, predominantes hoje em dia, geralmente têm funções distribuídas em vários locais dos servidores centrais. Se a conexão com o utilizador for relativamente próxima, pode ser designado um servidor de borda.

Em termos simples, a computação em nuvem permite alugar, em vez de comprar sua TI. Em vez de investir pesadamente em bancos de dados, software e equipamentos, as empresas estão optando por acessar seu poder de computação pela Internet e pagar por isso enquanto o utilizam tendo uma infraestrutura escalável, flexível e inteligente.

Computação em núvem se resume em simplicidade se você buscou computação em núvem e achou dificuldade busque outra estratégia, porque a computação em núvem tem que ser muito simples.
Oracle Cloud Brazil

        Se você acha que o seu negócio não pode ser habilitado para cloud, sim ele pode ser habilitado rapidamente, hoje os grandes players de Cloud sentam do lado do cliente para ajudar no plano de negócio.

        O tempo de maturidade do cenário cloud é hoje de mais de dez anos, onde há dez anos atrás houve um manifesto onde todo mundo estava preocupado com essa subida para a nuvem, como isso iria se portar, várias empresas apoiaram o manifesto que basicamente diz o seguinte, vá para a núvem sim, mais tenha a liberdade de ir para a nuvem, tenha a liberdade para voltar, tenha a liberdade para trocar de provedor, tenha a liberdade de falar não quero mais e não ter que ficar preso em contratos por vários anos, Open Cloud nada mais é do que garantir que haja padrões abertos que suportem quaisquer decisões que o cliente venha a tomar, se eu for cliente e quiser tomar qualquer decisão que eu veja que seja boa para o meu negócio naquele momento eu não posso ter travas. Então Open Cloud nada mais é do que facilitar a inovação, mais facilitar de forma aberta não deixar nenhum cliente refem de nenhuma tecnologia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (199.4 Kb)   docx (222.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com