Estrutura de Dados Pilha
Por: Felipe Ferreira • 12/8/2018 • Relatório de pesquisa • 261 Palavras (2 Páginas) • 289 Visualizações
ESTRUTURAS DE DADOS (PILHAS)
Felipe Matheus Ferreira de Lima.
Em programação, a PILHA é semelhante ÀS PILHAS de PRATO, CARTAS. Imagine uma pilha de cartas, onde existam 5 cartas:
[pic 1][pic 2][pic 3]
O 0 ou NULO significa que a pilha está vazia. Se você notar, a pilha que contém somente a carta 1 tem topo único. Após isso, foi inserido a carta 2. Agora, note o seguinte: a carta 2 foi colocada sobre a carta 1 (TOPO 2);[pic 4]
a carta 3 foi colocada sobre a carta 2, que estava sobre a carta 1 (TOPO 3);
a carta 4 está sobre a carta 3, que está sobre a carta 2, que está sobre a carta 1 (TOPO 4).
Por fim, a carta 5 está sobre a 4, que está sobre a 3, que está sobre a 2 que está sobre a 1. (TOPO 5 ) o topo é referente a quantidade de valores colocados na pilha.
O responsável fez 5 inserções de cartas, e uma foi sobre a outra. Portanto, na implementação do programa, nós iremos colocar os valores sempre no topo.
[pic 5]
Agora que nossa pilha já foi preenchida, só precisamos mostra-la no formato de uma pilha. LEMBRANDO QUE O ULTIMO VALOR COLOCADO DEVE ESTAR NO TOPO DA IMPRESSÃO; O PENÚLTIMO DEVE ESTAR EM SEGUNDO, e assim vai. Ou seja, DEVEMOS IMPRIMIR A PILHA DO FIM PARA O COMEÇO
[pic 6]
Já conseguimos preencher a pilha e conseguimos visualizá-la. Agora, precisamos fazer o desempilha. Para desempilhar, precisamos tirar o valor que está no topo e diminuir o topo da pilha de acordo com a quantidade de desempilhas.
[pic 7]
Código completo:
[pic 8]
...