Evolução histórica dos computadores
Por: Yago Sousa • 28/11/2015 • Trabalho acadêmico • 348 Palavras (2 Páginas) • 405 Visualizações
EVOLUÇÃO HISTÓRICA DOS COMPUTADORES
Assim como a maioria das criações humanas, o computador foi criado por uma necessidade. Necessidade de calcular. Apesar dessa criação não possuir um inventor, teve inicio com o ábaco. Um instrumento simples de cálculo, que tinha apenas duas funções. Somar e subtrair.
A primeira geração dos computadores ficou marcada pela utilização de circuitos eletrônicos e válvulas, uso restrito, era necessário a reprogramação após o uso, tinha grande consumo de energia, e com isso superaquecimento. Na época, os computadores calculavam em uma velocidade de milésimos de segundos, e tinha uma programação em linguagem de máquina. Tendo o ENIAC o precursor de tudo.
A introdução das máquinas no uso comercial, a enormidade em seu tamanho, pouca capacidade de processamento, o uso de transistores em substituição às válvulas, marcaram a segunda geração dos computadores.
Apesar de seu grande tamanho, não precisava de tempo para aquecimento, era mais rápido e não consumia tanta energia. Já era possível calcular em microssegundos e programados em linguagem montadora.
Na terceira geração, nascem os circuitos integrados, a redução no tamanho, aumento na capacidade de processamento, e o iniciou-se a utilização dos computadores pessoais. Os circuitos integrados tomaram lugar dos transistores, localizados em uma pequena placa de silício. Além dessa transformação, outros componentes tiveram miniaturização em sua forma. Com menor custo, baixíssimo consumo de energia, e bem mais rápidos. Era utilizado uma linguagem de alto nível nesta época.
O começo da quarta geração é marcada pelo aparecimento dos aplicativos. Nascem os softwares integrados, processadores de textos, planilhas eletrônicas, gerenciadores de bancos de dados, gráficos. Nesta geração, ocorreram avanços significativos, como a comercialização de microcomputadores em carga escala, com isso a evolução era cada vez maior, até chegarmos nos micros atuais. Também nesta época, começa a utilização das linguagens de altíssimo nível, orientadas para um problema.
As principais características da quinta geração são os supercomputadores, automação de escritórios, robótica, imagem virtual, multimídia. Bem vindos à era On-line. Os supercomputadores são os mais poderosos, mais rápidos e de maior custo. Estamos vivendo a quinta geração, portanto qualquer evolução existente caberá nesta categoria.
...