Exercicios sobre Banco de Dados
Por: Douglas Bedin • 16/3/2022 • Trabalho acadêmico • 507 Palavras (3 Páginas) • 523 Visualizações
6) O conceito de cliente-servidor, refere-se, portanto, a um modelo de comunicação que vincula vários dispositivos informáticos através de uma rede. O cliente, nesse contexto, faz solicitações de serviços ao servidor, responsável por atender a esses requisitos. Com essa arquitetura, as tarefas são distribuídas entre os servidores (que fornecem os serviços) e os clientes (que exigem esses serviços). Por outras palavras: o cliente solicita ao servidor um recurso, que fornece uma resposta.
1. Em uma empresa que extremamente dependente de bancos de dados relacionais, existe um banco de dados voltado para o controle de Notas Fiscais Eletrônicas. Esse banco detém toda a estrutura para atender às necessidades e requisitos estabelecidos pela Secretaria da Fazenda do seu estado. Há uma demanda para que essa base seja adequada para a Secretaria da Fazenda de outros estados e, para isso, deverá ocorrer uma adequação: a inserção de mais 34 tabelas no banco de dados e a exclusão de 22 tabelas. Baseado na adequação acima, pode-se afirmar que as mudanças baseadas na linguagem SQL estarão baseadas no subconjunto que contém as instruções: a) DQL.
b) DTL.
c) DDL.
d) DCL.
e) DML.
O setor de Marketing de uma Organização Não Governamental (ONG) está em uma nova campanha regional para auxílio aos imigrantes da Venezuela. Ela detém um banco de dados com todas as informações daqueles que passaram legalmente pelas nossas fronteiras. Será necessário determinar quais as cidades e estados que estão recebendo todas estas pessoas, para que possam receber uma autorização de residência em nosso país, assim como restabelecer as famílias que possam estar separadas. Para você determinar as respostas acima, incluindo Cidades, Estados e famílias, você necessitará utilizar o subconjunto com as instruções:
a) DQL.
b) DTL.
c) DDL.
d) DCL.
X) DML.
6)O que é um Modelo Cliente servidor ? Diferencie o de duas camadas para o de três camadas R= O conceito de cliente-servidor, refere-se, portanto, a um modelo de comunicação que vincula vários dispositivos informáticos através de uma rede. O cliente, nesse contexto, faz solicitações de serviços ao servidor, responsável por atender a esses requisitos. Com essa arquitetura, as tarefas são distribuídas entre os servidores (que fornecem os serviços) e os clientes (que exigem esses serviços). Por outras palavras: o cliente solicita ao servidor um recurso, que fornece uma resposta. Duas Camadas : As arquiteturas descritas aqui são chamadas arquiteturas de duas camadas porque os componentes de software são distribuídos por dois sistemas: cliente e servidor. As vantagens dessa arquitetura são sua simplicidade e compatibilidade transparente com os sistemas existentes. Três Camadas : Acrescenta uma camada intermediária entre o cliente e o servidor de banco de dados. Essa camada intermediária é chamada de servidor de aplicação ou servidor Web, dependendo da aplicação. Esse servidor desempenha um papel intermediário pela execução de programas de aplicação e armazenamento de regras de negócios (procedimentos ou restrições), que são usados para acessar os dados do servidor de banco de dados. Ela também pode melhorar a segurança do banco de dados, verificando as credenciais de um cliente antes de encaminhar uma solicitação ao servidor de banco de dados.
...