GESTÃO DE SERVIÇOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Por: Letícia Magalhães • 26/9/2021 • Trabalho acadêmico • 1.957 Palavras (8 Páginas) • 147 Visualizações
GESTÃO DE SERVIÇOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Em busca de uma TI mais ágil, moderna e alinhada ao negócio existem muitas metodologias e técnicas que podem ajudar a acelerar esse processo de transformação.
Responda as perguntas abaixo e aprenda novas formas de tornar a sua vida mais ágil e consequentemente mais produtiva.
1 - Explique o modelo Lean Startup e como ele pode ser utilizado na TI.
Uma filosofia desenvolvida pela Toyota. Significa produção enxuta sem desperdício e com aumento na produtividade. O objetivo é criar uma metodologia mais universal que pode ser aplicada a qualquer tipo de empresa, inclusive organizações de grande porte á partir de uma poderosa ferramenta para melhorar os resultados da instituição. Desta forma empreendedores e líderes de negócio podem otimizar seus produtos e serviços de forma contínua e revisar seus processos internos, sempre levando o feedback do cliente em consideração.
Seguindo os princípios lean, líderes e gestores são capazes de aproveitar melhor o tempo dos colaboradores e aumentar a produtividade de suas equipes tomando algumas ações como, por exemplo:
- Identificar e eliminar constantemente problemas que atravancam os processos;
- Garantir que o fluxo de trabalho esteja claro para todos, eliminando ruídos na comunicação;
- Indicar sempre quais demandas e entregas são prioritárias;
- Fornecer o suporte necessário para que a equipe possa efetuar entregas contínuas e de qualidade;
E as vantagens de aplicar essa metodologia são claras:
Maior produtividade – O foco nas prioridades corretas acelera o processo produtivo.
Redução do custo de operação – Quando se eliminam etapas que nada contribuem para o desenvolvimento sustentável da organização, menores serão as despesas e maior será o potencial de lucro.
Maior aproximação aos clientes – A aplicação correta do ciclo de feedback faz com que você conheça melhor as motivações e demandas dos seus clientes, algo que cria uma intimidade maior entre eles e a marca. Este é o primeiro passo para conseguir consumidores fiéis.
Vantagens que ajudam a fazer a diferença quando tratamos da área de TI, pois a TI esta sempre em evolução e cada vez mais dentro dos negócios da empresa, por isso as boas práticas podem ser adotadas para redução de custo e aumento dos lucros e as ferramentas podem ser utilizadas para auxiliar na melhoria continua da TI e da organização.
Como por exemplo utilizar os métodos ágeis (Metodologia 5s) para melhor adequação do local de trabalho.
2 - Você já ouviu a expressão: "Fail fast, Learn Faster". Explique o que isso significa.
É uma filosofia que valoriza a constante experimentação dos projetos em busca de ideias que possuam valor real. O principal foco desse conceito é a diminuição da perda de investimento financeiro e de tempo, uma vez que se detecta rápido os pontos que podem levar ao fracasso e se inicia uma nova bateria de ideias. Ao ato de interromper um projeto em andamento e escolher outro direcionamento chamamos de pivotagem. Após a correção do processo, deve-se realizar testes e colher feedbacks para detectar se há outros obstáculos.
O empreendedor deve saber identificar quando o seu plano possui alto potencial e quando está na hora de pivotar, ou seja, parar o projeto e iniciar outro. Largar uma ideia pode ser uma decisão difícil, mas, às vezes, é o necessário para garantir a sobrevivência da marca.
Quando falamos em fracasso, não se trata da glorificação do erro como se fosse uma virtude.
Por isso, a proposta é aprender a falhar. Deu tudo errado? Nada saiu como o planejado? Respire fundo, lembre-se do seu propósito, analise a situação, entenda o que precisa ser mudado e trace um novo plano. Depois de colocar a nova ideia em ação, realize testes e avalie novamente os resultados.
3 - Um dos conceitos apresentados pelo Lean é a execução de um MVP (Minimum Viable Product). Por que essa execução é recomendada?
MVP é a sigla para Minimum Viable Product, ou produto mínimo viável. Significa construir a versão mais simples e enxuta de um produto (ou parte dele), empregando o mínimo de recursos (tempo e dinheiro) possível de recursos para entregar a principal proposta de valor da ideia. Assim, é possível validar o produto antes de seu lançamento. Trabalhar bem com esse conceito é determinante pois o tempo é para nos um elemento muito importante. Não é fácil encontrar um MVP, ainda mais quando se tenta trabalhar um modelo de negócios inovador. Encontrá-lo é normalmente fruto de tentativa e erro, medições, protótipos testados junto a muitos usuários e semanas de muito trabalho.
O MVP é uma versão simplificada do seu produto, com suas principais funcionalidades. A tática consiste em basicamente usar criatividade e raciocínio para criar uma versão simplificada do que você pretende comercializar. Dessa forma, pode testar a receptividade do seu produto no mercado. A partir do feedback recebido, você deve desenvolver as suas hipóteses sobre como a sua ideia atende aquela demanda. No mundo dos negócios é raro acertar o alvo na primeira tentativa e colocar todos os seus recursos em um palpite é bastante arriscado.
4 - O que são metodologias ágeis? Como elas podem ajudar no processo de desenvolvimento de um Software?
As Metodologias Ágeis são um conjunto de técnicas que contribuem para o processo de gestão de projetos com maior agilidade, interação e entregas com prazos curtos. Uma característica importante é a supervisão e adaptação dos ciclos, partindo de objetivos e metas flexíveis que podem mudar durante o projeto.
Metodologia de desenvolvimento ágil é uma forma de construir software que possibilita obter as vantagens do sistema antes de ele estar pronto. Também encoraja os desenvolvedores a se aprimorarem constantemente. Essas metodologias também incentivam a comunicação. Com isso, seus colaboradores menos experientes são treinados com a mão na massa, pelos profissionais mais experientes. O uso de metodologia de desenvolvimento ágil de software está cada dia mais popular. Metodologias desse tipo são alternativas ao modelo tradicional de construção de aplicações. São utilizadas para agilizar o trabalho dos desenvolvedores e gerar melhoria contínua para os processos.
...