História dos Computadores
Por: Raíssa Araújo • 2/6/2017 • Trabalho acadêmico • 734 Palavras (3 Páginas) • 195 Visualizações
ALINNE ARAGÃO ARAÚJO LIMA
6º ANO
ESCOLA NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS
A EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES
TRABALHO DE INFORMÁTICA
FORTALEZA
2017
ALINNE ARAGÃO ARAÚJO LIMA
A EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES
2017
ÍNDICE
[pic 1]
- Introdução
[pic 2]
- Cronologia dos Computadores
[pic 3]
- Primeira Geração
[pic 4]
- Mainframe
[pic 5]
- Segunda Geração
[pic 6]
- Terceira Geração
[pic 7]
- Quarta Geração
[pic 8]
- Quinta Geração
[pic 9]
- Conclusão
[pic 10]
- Referências
INTRODUÇÃO
Os computadores são uma das máquinas mais importantes nos nossos dias, constituindo um dos fatores para a transformação das sociedades modernas. Cada vez mais, as pessoas lidam com o computador como principal e fundamental ferramenta de trabalho.
O computador, é a verdadeira caixa que mudou o mundo, mas não é por mérito próprio. Ele executa cegamente as instruções que lhe damos, sem saber o que está a fazer, mas nem sempre os computadores foram assim.
Foi preciso de várias pessoas e muitos testes e tentativas para que ele chegasse nesse modelo que é usado hoje em dia.
CRONOLOGIA DOS COMPUTADORES
Princípio de Tudo
O engenheiro mecânico Charles Babbage que inventou o primeiro equipamento considerado um computador mecânico, ainda no século XIX, segundo pesquisadores.
- Primeira Geração (1940 – 1955) – ENIAC
- Circuitos eletrônicos
- Uso restrito
- Precisava ser reprogramado a cada tarefa
- Grande consumo de energia
- Problemas devido a muito aquecimento
As válvulas foram utilizadas em computadores eletrônicos, como por exemplo, ENIAC. Normalmente variava depois de algumas horas de uso e tinha o processamento lento. Nesta geração os computadores calculavam com uma velocidade de milésimos de segundo e eram programados em linguagem.[pic 11]
MAINFRAME (1946)
Os mainframes nasceram em 1946 e foram sendo aperfeiçoados. Um mainframe é um computador de grande porte dedicado normalmente ao processamento de um volume enorme de informações. O termo mainframe era utilizado para se referir ao gabinete principal que alojava a unidade central de processamento nos primeiros computadores
Na década de 50 e 60 dominaram na área de informática em grandes corporações. Os mainframes são capazes de oferecer serviços de processamento a milhares de usuários através de milhares de terminais conectados diretamente ou através de uma rede. Foram muito utilizados em guerra para cálculo balístico. Embora venham perdendo espaço para os servidores de arquitetura PC e servidores Unix, que em geral possuem custo menor, ainda são muito usados em ambientes comerciais e grandes empresas (bancos, empresas de aviação, universidades, etc.).
[pic 12]
[pic 13]
Segunda Geração (1959 – 1965) - Transistores
- Inicio do uso comercial.
- Capacidade de processamento muito pequena.
- Uso de transistores em substituição às válvulas.
A válvula foi substituída pelo transistor. Seu tamanho era 100 vezes menor que o da válvula, não precisava de tempo para aquecimento, consumia menos energia, era mais rápido e confiável. Os computadores dessa geração calculavam em microssegundos (milionésimo) e eram programados em linguagem montadora.
Terceira Geração (1964 – 1976) Microprocessadores
- Surgem os circuitos integrados.
- Diminuição do tamanho.
- Maior capacidade de processamento.
- Início da utilização de computadores pessoais (PCs)
Os transistores foram substituídos pela tecnologia de circuitos integrados (associação de transistores em pequena placa de silício). Os computadores com CI (Circuito Integrado) são mais confiáveis, bem menores, tornando o equipamento mais compactos e rápidos, pela proximidade dos circuitos; possuem baixíssimo consumo de energia e menor custo.
Mouse (1964)
...